Deuxieme


sexta-feira, janeiro 16, 2009

BAFTA - Nomeados.

Nas nomeações para os BAFTA, a grande surpresa é a omissão de Sally Hawkins na categoria de Melhor Actriz. Hawkins, protagonista de Happy-Go-Lucky (Mike Leigh), é apontada como uma das favoritas a, pelo menos, estar presente nas cinco nomeadas ao Oscar. Ao não ser reconhecida pela academia britânica, no fundo, a jogar em casa, a actriz ficou, no mínimo, um pouco desamparada. Por esta altura, qualquer empurrão é valioso. A campanha está perto do auge e, cada vez mais, disputada ao milímetro. Agora, não foi só Hawkins a passar ao lado dos BAFTA. Happy-Go-Lucky, por qualquer razão assombrosa, não arrecadou qualquer nomeação. Mike Leigh, também candidato ao Oscar de Melhor Argumento, deu um ligeiro passo atrás. Isso se partirmos do princípio que os BAFTA são um prémio relevante. Ou, muito relevante, se não quisermos ferir susceptibilidades. Se olharmos para as palavras de Sarah Miles (Ryan’s Daughter), há alguns anos, percebemos que nem toda a gente olha para este galardão como um dos mais fidedignos barómetros, entre outras coisas menos simpáticas.

The Oscar is the only award that carries any weight. Ours is just a lot of shit”.

Acima de tudo, o que esta lista de nomeados nos diz é que Slumdog Millionaire e The Curious Case of Benjamin Button, cada um com onze nomeações, devem limpar grande parte das categorias. The Dark Knight e Changeling, com nove e oito, respectivamente, também devem levar qualquer coisa para casa. Excepto o galardão de Melhor Filme, para o qual não foram nomeados. A História tem-nos mostrado que os BAFTA raramente acertam nos cinco nomeados para a principal categoria dos Oscar. A última vez que isso aconteceu foi em 2002. Apesar de a academia britânica ter elegido O Pianista como o melhor do ano, e a Academia de Hollywood ter optado por Chicago. Agora, duvidaremos sempre da credibilidade deste galardão, enquanto situações caricatas como Kate Winslet ser nomeada na categoria de Melhor Actriz, por The Reader – quando, ao longo de toda a temporada tem recebido prémios por este desempenho na categoria de Melhor Actriz Secundária –, acontecerem. Aqui ficam os nomeados deste ano, nas principais categorias. A lista completa pode ser consultada no site oficial.

Melhor Filme
The Curious Case of Benjamin Button
Frost/Nixon
Milk
The Reader
Slumdog Millionaire

Melhor Filme Inglês
Hunger
In Bruges
Mamma Mia!
Man on Wire
Slumdog Millionaire

Melhor Realizador
Clint Eastwood, Changeling
David Fincher, The Curious Case of Benjamin Button
Ron Howard, Frost/Nixon
Stephen Daldry, The Reader
Danny Boyle, Slumdog Millionaire

Melhor Actor
Frank Langella, Frost/Nixon
Dev Patel, Slumdog Millionaire
Sean Penn, Milk
Brad Pitt, The Curious Case of Benjamin Button
Mickey Rourke, The Wrestler

Melhor Actriz
Angelina Jolie, Changeling
Kristin Scott Thomas, I’ve Loved You So Long
Meryl Streep, Doubt
Kate Winslet, The Reader
Kate Winslet, Revolutionary Road

Bruno Ramos

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não eram 11 nomeações em vez de treze? Posso estar a confundir mas pareceu-me que eram...

Em relação às nomeações da Kate Winslet, ela era tida como actriz principal pelo "The Reader" mas decidiram pô-la como secundária e publicitá-la dessa forma nos EUA para ter mais hipóteses e não estar a competir com ela mesma numa categoria até porque acho que nos oscars, ao contrário dos baftas, não são permitidas várias nomeações de um actor na mesma categoria, logo ela não estaria nomeada pelos dois filmes.

16 de janeiro de 2009 às 03:01  
Blogger Alvy Singer said...

Sim, são onze. Grato pela correcção.

16 de janeiro de 2009 às 08:44  
Anonymous Anónimo said...

Pois eu também partilho essa opinião: creio que Kate Winslet tem vindo a ser nomeada como melhor secundária por "The Reader" para lhe aumentar as probabilidades de recompensação com algum prémio... de qualquer maneira acho que este vai ser o ano dela nos Oscars... assim espero...

16 de janeiro de 2009 às 12:40  
Blogger Raquel Santos Silva said...

Há dois anos, Leonardo DiCaprio esteve nomeado para a categoria de Melhor Actor principal, nos Óscares, pelos filmes "Blood Diamond" e "The Departed", se não estou em erro, por isso penso que é possível um actor/actriz ser nomeado várias vezes na mesma categoria. Quanto à Kate, se nos Globos de Ouro foi considerado que a sua interpretação no filme "The Reader" era secundária, porque não o consideraram também nos BAFTA?

16 de janeiro de 2009 às 14:38  
Blogger Roberto Simões said...

Todos nós temos noção de muitas das faltas existentes no nosso actual mercado do DVD. Há títulos importantíssimos que ainda não foram lançados.
O nosso objectivo não é culpar seja quem for.
Serve a presente rúbrica para chamar à atenção de uma dessas faltas: THE FALL em DVD. Aclamado por todo o mundo como um dos melhores filmes do ano, gostaria de apelar à sensibilidade dos actuais responsáveis pela indústria para o lançamento deste título em Portugal.
Sozinha, uma voz poderá não ir muito longe. Por isso, gostaria de contar com o apoio de todos os meus colegas da comunidade de blogs e sites de cinema em Portugal.
Muitas vozes, poderão certamente fazer-se ouvir.

-----------------------------------------------------

Gostaria que todos os interessados fizessem um post nos vossos blogs e sites com o título:
THE FALL em DVD
com uma imagem do filme ou simplesmente fazendo o download da imagem que usei neste post
e com o texto:

«Todos nós temos noção de muitas das faltas existentes no nosso actual mercado do DVD. Há títulos importantíssimos que ainda não foram lançados.
O nosso objectivo não é culpar seja quem for.
Serve a presente rúbrica para chamar à atenção de uma dessas faltas: THE FALL em DVD. Aclamado por todo o mundo como um dos melhores filmes do ano, gostaria de apelar à sensibilidade dos actuais responsáveis pela indústria para o lançamento deste título em Portugal.
Sozinha, uma voz poderá não ir muito longe. Por isso, gostaria de contar com o apoio de todos os meus colegas da comunidade de blogs e sites de cinema em Portugal.
Muitas vozes, poderão certamente fazer-se ouvir».

Veja o modelo, clicando AQUI.
-----------------------------------------------------

Muitas vozes, poderão certamente fazer-se ouvir.
Obrigado a todos.

Roberto F. A. Simões
cineroad.blogspot.com

16 de janeiro de 2009 às 14:41  
Anonymous Anónimo said...

O Leonardo DiCaprio esteve nomeado pelo "Blood Diamond" não pelo "The Departed"

17 de janeiro de 2009 às 03:43  
Anonymous Anónimo said...

So quero dizer que Benjamin Button é um filme genial, fantastico

17 de janeiro de 2009 às 11:31  
Anonymous Anónimo said...

Raquel, nos Oscares um actor/actriz só pode ser nomeado uma vez em cada categoria! DiCaprio foi nomeado na categoria principal por "Blood Diamond".

17 de janeiro de 2009 às 19:34  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection