Deuxieme


quinta-feira, janeiro 22, 2009

Oscar - Nomeados.

Just the facts, Jack. Por agora, sem qualquer tipo de considerações, aqui ficam os nomeados para a 81ª edição dos Oscar, anunciados há momentos em Beverly Hills. A lista completa pode ser encontrada no site oficial.

Melhor Filme
The Curious Case of Benjamin Button
Frost/Nixon
Milk
The Reader
Slumdog Millionaire

Melhor Realizador
David Fincher, The Curious Case of Benjamin Button
Ron Howard, Frost/Nixon
Gus Van Sant, Milk
Stephen Daldry, The Reader
Danny Boyle, Slumdog Millionaire

Melhor Actor
Richard Jenkins, The Visitor
Sean Penn, Milk
Mickey Rourke, The Wrestler
Brad Pitt, The Curious Case of Benjamin Button
Frank Langella, Frost/Nixon

Melhor Actriz
Kate Winslet, The Reader
Melissa Leo, Frozen River
Angelina Jolie, Changeling
Meryl Streep, Doubt
Anne Hathaway, Rachel Getting Married

Melhor Actor Secundário
Heath Ledger, The Dark Knight
Robert Downey Jr., Tropic Thunder
Philip Seymour Hoffman, Doubt
Josh Brolin, Milk
Michael Shannon, Revolutionary Road

Melhor Actriz Secundária
Taraji P. Henson, The Curious Case of Benjamin Button
Viola Davis, Doubt
Amy Adams, Doubt
Marisa Tomei, The Wrestler
Penelope Cruz, Vicky Cristina Barcelona

Melhor Argumento Original
Courtney Hunt, Frozen River
Mike Leigh, Happy-Go-Lucky
Martin McDonagh, In Bruges
Dustin Lance Black, Milk
Andrew Stanton e Pete Docter, Wall-E

Melhor Argumento Adaptado
Eric Roth, The Curious Case of Benjamin Button
John Patrick Shanley, Doubt
Peter Morgan, Frost/Nixon
David Hare, The Reader
Simon Beaufoy, Slumdog Millionaire

Melhor Filme Estrangeiro
Revanche, Gotz Spielmann — Aústria
Waltz with Bashir, Ari Folman — Israel
Departures, Yojiro Takita — Japão
The Class, Laurent Cantet — França
The Baader Meinhof Complex, Uli Edel — Alemanha

Melhor Filme de Animação
Bolt
Kung Fu Panda
Wall-E

Bruno Ramos

34 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caro Bruno Ramos, antes de mais só uma pequena correcção: Kate Winslet foi nomeada por "The Reader" e não por "Revolutionary Road"... Deixarei o meu comentário com considerações aquando do seu post com as suas. Mas para já fica a desilusão pela ausencia (previsivel) de "Revolutionary Road" nas categorias principais (incluindo melhor actriz!!!!) e do esquecimento nas mesmas categorias de "The Dark Knight"...

22 de janeiro de 2009 às 14:31  
Blogger Cristina said...

Irra, isso é que é estar em cima do acontecimento, sr. Bruno. Estou a ver que O Estranho Caso de Benjamin Button é mesmo daqueles filmes imperdíveis. Parece-me que vai ser grande vencedor. Gostava que o The Dark Night, mesmo sabendo que é uma sequela, tivesse sido nomeado para Melhor Filme porque me parece mesmo bom (eu sei que sou uma leiga nisto...).

22 de janeiro de 2009 às 14:32  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei contente com várias decisões.

Espero ver a Meryl a ganhar o prémio de melhor actriz e do mesmo filme que a Amy ganhei como secundária.
No actor principal não tenho nenhuma preferência. Mas, no secundário espero que ganhe o Robert Jr ou o Seymour Hoffman.
Argumento original fiquei contente pelo Wall-E, mas não sei se era ganhar.
Melhor canção, é com prazer que vejo o Down To Earth.
E na animação ganha o Wall-E, mas fiquei contente por Bolt ser nomeado.

22 de janeiro de 2009 às 14:43  
Anonymous Anónimo said...

so uma pequena correcção, kate winslet foi nomeada pelo the reader e nao pelo revolutionary road.

ja agora, espero sinceramente poder ve-la ganhar este ano o ja merecido oscar!
embora ainda nao tenha visto o the reader (ja vi o revolutionary road), estava a contar uma nomeacção pelo seu magnfico desempenho no filme de sam mendes...

22 de janeiro de 2009 às 14:54  
Blogger Silvia Bautista said...

Achei estranho "Revolutionary Road" ficar de fora da corrida às categorias principais... no entanto, fora isso, a lista dos nomeados está conforme as minhas suspeitas. Apenas um à parte caro Sr. Bruno Ramos... Kate Winslet foi nomeada pelo The Reader e não por Revolutionary Road. :)

22 de janeiro de 2009 às 15:09  
Blogger MC said...

E finalmente conhecemos os nomeados para os Oscares... Para já, e olhando de relance para a lista, identificaria seis vencedores e seis perdedores.

No campo dos vencedores terei que colocar, como é óbvio, os dois filmes com mais nomeações: O Estranho Caso de Benjamin Button (13) e Slumdog Millionaire (10). Os outros quatro vencedores são, na minha opinião, o outsider The Reader, que preencheu a 5ª vaga a Melhor Filme e ainda conseguiu um total de 5 nomeações; os actores Richard Jenkins e Melissa Leo (que deixaram de fora nomes como Leonardo Di Caprio, Colin Farrell, Sally Hawkins ou Cate Blanchett); e Wall-E, que embora não tenha conseguido a tal 5ª nomeação para Melhor Filme, obteve um total de 6 nomeações!

E perdedores? Também vou identificar seis: o filme Revolutionary Road, que "apenas" conseguiu 3 nomeações; os recentemente galardoados com o Globo de Ouro Colin Farrell, Sally Hawkins e... Bruce Springsteen (grande surpresa... pela negativa); e os realizadores Woody Allen (só Penélope Cruz conseguiu uma nomeação para Vicky Cristina Barcelona) e Clint Eastwood ("apenas" 3 nomeações por A Troca e nenhuma por Gran Torino)...

Daqui a um mês há vencedores...

http://www.cinema-e-futebol.blogspot.com/

22 de janeiro de 2009 às 16:12  
Anonymous Anónimo said...

E não é que eles deixaram mesmo de fora o Dark Knight? Filhos da mãe...

22 de janeiro de 2009 às 16:15  
Anonymous Anónimo said...

não esperava a nomeação de melhor filme para o The Reader... antes wall.e ou o cavaleiro das trevas. Como esperam assim obter audiências na cerimónia..

22 de janeiro de 2009 às 16:24  
Blogger Rafael Fernandes said...

Bem, lá se foi o Dark Knight, era pedir muito. Curiosidade: dos 5 filmes nomeados, apenas Slumdog Millionaire se desenrola na actualidade. Todos os outros são filmes "hitóricos", dois deles de alguma forma políticos. É pena o Dark Knight não ter sido nomeado, ou mesmo o Wall-e. Dariam outra dinâmica à cerimónia.

Não vi ainda grande parte dos filmes nomeados, portanto não posso dizer muito mais, mas se Kate Winstlet mereceu o globo de ouro por The Reader, sou de acreditar que mereceria também a nomeação ao oscar. Ou os globos erraram assim tanto?

22 de janeiro de 2009 às 16:26  
Anonymous Anónimo said...

O esquecimento de The Dark Knight nas principais categorias é sem duvida um grande erro. Christopher Nolan e companhia mereciam, pois apresentaram sem duvida um dos 5 melhores filmes do ano.Mas a academia parece que não quer seguir em frente e continua a nomear aqueles filmes " dramáticos" baseados em best sellers ou então em histórias reais. Digam o que disserem a melhor maneira de se chegar á cerimónia, é montar um melodrama, baseado num livro, com uma actriz talentosa e claro, de preferencia passado no holocausto. Nao sei se alguem aqui se lembra de algum caso destes?
A Academia teve a oportunidade de nomear um filme( The Dark Knight), que para alem da sua espantosa qualidade, foi um dos filmes mais populares do ano( um filme que as pessoas conhecem e gostam, ao contrario de alguns dos filmes nomeados). Nao o fez, e agora habilita-se a ter a pior audiencia de sempre, para alem de duras criticas que já se vao espalhando pela Internet. Se os "critérios" para as nomeações não se alterarem, acho que o Oscar, e o que ele representa no cinema, vai deixar de ser tão importante. Eu penso assim, mas gostava se saber o que os outros visitantes e administradores do blog da Premiere pensam.

22 de janeiro de 2009 às 18:40  
Anonymous Anónimo said...

Relativamente ao último comentário, e apesar de ser um acérrimo seguidor dos Oscars há anos, tenho que admitir que has vezes lhes falha o critério na hora de votar, assim como existe uma certa cedência a preconceitos. De facto, ainda que merecidas, as nomeações para The Dark Knight nas categorias principais não aconteceram (excepção para a de Heath Ledger). A realidade é que ter um director como Ron Howard nomeado deicha-me um bocado "espantado", por ser tão convencional e pouco ousado... No seu lugar, sem dúvida, tería que estar Christopher Nolan, que fez um trabalho brilhante este ano. Esta foi a injustiça mais evidente das últimas nomeações... essa e a (eu eu considerei) estranha ausência de Bruce Springsteen na categoría de melhor canção original... especialmente depois de ganhar o Globo de Ouro!!

22 de janeiro de 2009 às 19:09  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei contente por o Dark Knight nao ter sido nomeado. É que nao merecia mesmo. E acho que A troca devia estar nomeado para melhor filme.

22 de janeiro de 2009 às 19:22  
Anonymous Anónimo said...

É uma pena o The Dark Knight, de facto... e (embora seja prematuro dizer, porque habitualmente não gosto de falar sem saber, pois não vi ainda nenhum dos filmes nomeados para melhor filme) talvez um pouco injusto.

Acerca do Clint Eastwood já era de esperar. Chama-se dispersão de votos/opiniões. Se repararem, até aqui, bem no seio do Deuxieme, se notou que metade inclinava para o Gran Torino e outra metade para o Changeling, dividindo os votos... Só há uma coisa a dizer: aparentemente, lançar dois grandes filmes num mesmo ano não compensa. Quem lhe manda a ele ser tão bom naquilo que faz?

22 de janeiro de 2009 às 19:47  
Anonymous Anónimo said...

Acho incrivel ver pessoas escreverem positivamente ou negativamente sobre filmes que ainda não viram ou então generalizar abusivamente opiniões pessoais.Desde quando que um filme ser o mais visto na América faz dele o melhor do ano???.Não interessa nada o filme ser rentável.Popularidade?,se formos por essa ideia a maior parte dos filmes da história dos Óscares não seriam nomeados.Vejam primeiro os filmes todos e depois sim opinem como deve ser.Com o tempo vão descobrir também que o que interessa é a qualidade sempre sujectiva e individual e não a popularidade de bilheteira de um filme.

22 de janeiro de 2009 às 20:13  
Anonymous Anónimo said...

Acho incrivel ver pessoas escreverem positivamente ou negativamente sobre filmes que ainda não viram ou então generalizar abusivamente opiniões pessoais.Desde quando que um filme ser o mais visto na América faz dele o melhor do ano???.Não interessa nada o filme ser rentável.Popularidade?,se formos por essa ideia a maior parte dos filmes da história dos Óscares não seriam nomeados.Vejam primeiro os filmes todos e depois sim opinem como deve ser.Com o tempo vão descobrir também que o que interessa é a qualidade sempre sujectiva e individual e não a popularidade de bilheteira de um filme.

22 de janeiro de 2009 às 20:14  
Anonymous Anónimo said...

Muito desiludida com a ausência do espantoso The Drak Knight nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Adaptado. Como aqui o Sr. Anónimo disse, o filme foi bastante popular quer entre a crítica, quer entre o público (dois grupos cujas opiniões sõ difíceis de conjugar).
Igualmente desapontada com a não-nomeação do melhor filme de animação de todos os tempos, WALL-E na categoria de melhor filme. Rotulá-lo de simples filme de animação é demasiado injusto (o que daria oportunidade a que Kung-Fu Panda saísse vitorioso, algo que me deixaria muito contente - espero que este filme represente "a fresh new start" para a Dreamworks.
E considero uma grande falta de consideração a não-nomeação de nenhum dos dois filmes de Clint Eastwood na categoria de Melhor Filme e a do próprio na de Melhor Realizador.
A Academia devia começar a arriscar mais e não considerar apenas o politicamente correcto ou o prevísivel "pescado" da temporada de estreias de Novembro/Dezembro. Senão, vai começar a perder peso no meio, algo que já vem a acontecer.

22 de janeiro de 2009 às 21:43  
Anonymous Anónimo said...

Preparava-me para ver as nomeações em directo a partir do site oscar.com, mas, para espanto meu, não aparecia nada que me reencaminha-se para o link... lá andei eu depois na net a pesquisar um site que me permitisse ver as nomeações me directo..Enquanto isso, para desenrasque, liguei a Antena 3 para ao menos ouvir... Enquanto as nomeações não eram anunciadas, o locutor da rádio e o críticos de cinema que lá estava (não me lembro do nome de nenhum dos senhores) iam mandando alguns palpites sobre os possíveis nomeados. Enquanto o 2º dizia alguma coisa em condinções, o 1º não mandava uma direita!!! Eu, como fã da Kate Winslet sou suspeito, mas ouvir o locutor da estação dizer que não votava nela porque achou que ela estava histérica na vitória dos Globos de Ouro, conseguiu-me tirar do sério. Para quem nunca tinha ganho, e de repente levar com dois troféus na mesma noite, é de entrar em estado de excitação plena.
Como se este comentário não bastasse, os dois senhores não conseguiram fechar a boca enquanto as nomeados iam sendo anunciados. Tanto, que o crítico no final disse: "Winslet também deve ter sido nomeada por secundária". Se estivesse estado atento já não lhe saiam asneiras destas!!

22 de janeiro de 2009 às 22:03  
Anonymous Anónimo said...

Espero com isto não estar a iniciar um conflito. Mas penso que o Anónimo/Ricardo Silva disse tudo, e disse bem.

Não sejamos "cão que ladra", afinal somos apreceadores de cinema. De bom cinema.

Eu próprio, manifestei a minha tristeza quanto ao filme The Dark Knight não ter sido nomeado, mas ressalvei que não tinha visto os filmes que mereceram essa distinção, portanto não me indingno sobre a justiça ou não do facto, antes de conhecer toda a matéria sobre que discuto, para o fazer correctamente. Apenas gostaria que tivesse sido nomeado. Graças a Deus que a Academia não segue os meus gostos. Estariamos numa ditadura.

Penso também que a rentabilidade nada tem a ver com a qualidade. Se formos a ver os filmes not-another-teen-movie são por vezes mais vistos e mais rentáveis que excelentes obras-primas que passam pelos cinemas.

Só para relembrar, o Astérix nos jogos Olímpicos foi mais visto e mais rentável em Portugal que o The Dark Knight. Será que merecia a nomeação?

22 de janeiro de 2009 às 22:22  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Ricardo Silva e o Daniel Ferreira. De todos os filmes nomeados ainda só vi (infelizmente e para grande desgraça minha)o fabuloso "O estranho caso de Benjamin Button" e portanto não posso tecer grandes considerações. O que disseram aqui é certo, nem sempre os filmes mais vistos são os melhores, são apenas os que no momento, conseguem reunir um grande grupo de amigos que, por acaso, gostariam todos de ver o mesmo filme. Não vejo aqui ninguém histérico por Mamma Mia não ter levado qualquer nomeação... Diria mesmo mais: um dos meus filmes favoritos "The Fountain" foi dos menos vistos nesse ano e considero- o soberbo. Mas claro que esta é simplesmente a minha opinião.
Ressalvo só mais um pormenor: para o número de canções possíveis a nomeação, acho verdadeiramente incrível que HSM3 não tenha nenhum tema a concurso. Podem dizer que é um filme teen, mas tenho as minhas dúvidas se não se tornará o Grease desta nova geração.

22 de janeiro de 2009 às 22:48  
Anonymous Anónimo said...

Não percebi porque é que para melhor canção original só foram nomeadas 3 músicas? E então o Springsteen fica de fora?!?! Ai ai, tou chateado!
Ainda não vi nem Revolutionary Road nem Benjamin Button, mas avaliando (apenas) pelo trailer pareceu-me que a interpretação de DiCaprio era melhor e mais sólida que a de Brad Pitt que me pareceu puchada pela caracterização...mas como digo, foi apenas a sensação dada pelo trailer!
Quanto a Winslet, a nomeação pelo The Reader como principal não me espantou. A academia já demonstrou anteriormente não ligar muito às classificações dadas pelos outros prémios (veja-se o caso de Keisha Castle Hughes) nem às campanhas feitas pelos estúdios. Se ela tinha duas grandes interpretações como principal num só ano, e a academia apenas permite uma nomeação por categoria, então a melhor que se manifeste! E assim foi! E aposto que, mesmo com os dois filmes a dividirem os votos, Winslet arrecadou mais nomeações que Jolie ou Leo!! A ver se é desta!
Quem me desiludiu foi Streep que demosntrou ter mau perder na cerimónia dos Globos de Ouro. Um dia destes um critico português numa entrevista que lhe fez (contado pelo tal da Antena 3), perguntou-lhe o que ela achava de Winslet ao que ela respondeu: "não falo dela, não estou aqui para falar de Kate Winslet" (algo assim do género). Disse ainda que os críticos (neste caso a imprensa estrangeira em Hollywood) não sabiam avaliar! Ela disse que apenas actores é que estavam qualificados para tal feito! Tendo esta última parte algum fundo de verdade, não posso deixar de ficar um pouco desapontado com esta grande actriz! Afinal não é só a Kate que quer um Oscar! Há quem queira o 3º!!!

22 de janeiro de 2009 às 23:37  
Blogger O Narrador Subjectivo said...

Desde que Sid Ganis se tornou presidente da Academia tem havido filmes bastante negros nomeados e a vencer na categoria principal, este ano é um pouco excepção, mas, enfim, apesar do que se diz, acho que este panorama é muito melhor que o dos anos 90 (a não ser que Slumdog Millionaire ganhe...).

Gostava de ter visto o Leonardo DiCaprio e o James Franco nomeados, como nos Globos de Ouro, mas há menos categorias de actores... Parece que O Darren Aronofsky vai ter de esperar mais uns anos por uma nomeação também.

David Fincher é, destes todos, o meu realizador preferido, mas talvez o Gus Van Sant ganhe, com o lobby gay atrás.

Mas, para os atentos, acho que a grande dúvida será: vamos finalmente ver Roger Deakins a levantar um boneco? Espero que sim...

23 de janeiro de 2009 às 00:09  
Anonymous Anónimo said...

acabei de ver the curious case of benjamin button e devo dizer que, ainda não tendo visto os restantes nomeados a melhor filme, me parece um justo nomeado (e, talvez, vencedor?) para a categoria..

duas horas e quarenta e cinco minutos do mais maravilhoso cinema dos tempos recentes.. fiquei completamente fascinada. já gostava de fincher, mas este registo - diferente dos demais - não deverá passar ao lado de ninguém.

23 de janeiro de 2009 às 03:11  
Anonymous Anónimo said...

Rourke
Winslet
Tomei
Leadger

23 de janeiro de 2009 às 03:25  
Anonymous Anónimo said...

Para responder a alguns dos comentários: 1) para a questão de que The Dark Knight merecería a nomeação por ter sido o filme mais popular - não vamos por aí, porque não é o caminho certo - há que ter discernimento suficiente para entender que quando terminamos os visionamento de The Dark Knight não estamos perante uma obra bacoca de super-heróis (e podía explicar porque, mas não me alargarei) - existe um trabalho tremendo tanto a nível de direcção como de interpretação (e etc etc), com uma profundidade que costuma ser alheia a este tipo de filme (po dar um exemplo, Daredevil), e uma crítica social aguçada (que serve depois para responder ao dilema de que o Homem não só só capaz de praticar o mal); 2) não comparemos, por favor, The Dark Knight com Astérix e os Jogos Olimpicos; 3) caro Passenger, também não é o caminho a seguir, porque se o lobby gay tivesse poder dentro da acadamina Brokeback Mountain tería sido reconhecido como melhor filme, e não o foi em detrimento de um filme "menor" (entenda-se) como Crash.

23 de janeiro de 2009 às 10:35  
Blogger Sara said...

Não fiquei muito surpresa com a ausência de The Dark Knight. Apesar de ter gostado imenso do filme, seria de esperar que a Academia não nomeasse - principalmente por ser um 'blockbuster' baseado em 'comics'. Para mim, a maior falta relacionada com The Dark Knight é mesmo a ausência da magnífica Banda Sonora.

Agora esperemos que Winslet vá para casa com o seu Oscar, tal como Fincher.

Caro Passenger: "David Fincher é, destes todos, o meu realizador preferido, mas talvez o Gus Van Sant ganhe, com o lobby gay atrás."
O que é que o lobby gay tem a ver com isso? Por exemplo, vai-me dizer que o Brokeback Mountain foi nomeado para a Academia cair nas boas graças da comunidade LGBT, e não por ser um filme bom?

23 de janeiro de 2009 às 10:38  
Anonymous Anónimo said...

É importante perceber que aquilo a que se chama de Academia não é nada mais que um grupo com cerca de 6000 pessoas, todas com provas dadas nas diferentes áreas do cinema e algumas com carreiras brilhantes que todos admiramos. Eu admito ter tomado conhecimento há pouco tempo que pessoas como Quentin Tarantino fazem parte da academia, o que desmistificou um pouco a suspeita de lobby ou jogo de interesses que sempre paira quando as nomeações/vencedores não correspondem às nossas preferências. Resumindo, na hora de apontar o dedo aos Oscar ou à Academia há que pensar que tudo não passa da conciliação da apreciação de mais de 6000 indivíduos, em forma de votação.
Para terminar, confesso que também gostava de ver The Dark Knight nas principais categorias, assim como uma comédia (algo que nos últimos anos tem acontecido), mas primeiro vou devorar todos os filmes nomeados e ninguém me vai tirar da frente da TV na noite de 22 de Fevereiro porque, ganhe quem ganhar, é sempre uma cerimónia especial para os amantes do cinema.

23 de janeiro de 2009 às 11:10  
Anonymous Anónimo said...

A minha pergunta não é sobre Dark Night (como têm sido a maioria dos comentários), porque já era de esperar que a Academia o deixasse de fora das categorias principais, afinal, ainda estamos a falar de um blockbuster de Verão. De facto o filme é muito bom, mas já era de esperar...! O que me intrigou com a ausência de Revolucionary Road e de a Troca. Dois dos filmes mais esperados e bastante presentes nos Globos de Ouro. Fiquei principalmente intrigada por causa da nomeação de Kate Winslet e de Clint Eastwood....

23 de janeiro de 2009 às 11:13  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a Suria! Por muito que uma pessoa diga que preferia este ou aquele filme, que não concorda com a nomeação de X ou Y, tem que se lembrar que o escortínio é feito por 6000 especialistas da área e que levam a sua vida feita daquilo!
Como amante de cinema manifesto a minha opinião, que não vai além disso!
Quem sabe, um dia recebo um convite para fazer parte da AMPAS! ;)

23 de janeiro de 2009 às 13:37  
Anonymous Anónimo said...

Não percebi a parte do "um filme "menor" (entenda-se) como Crash."... entenda-se o quê??

24 de janeiro de 2009 às 01:20  
Anonymous Anónimo said...

Cara Ana Margarida, talvez a expressao nao tenha sido a correcta. O que quería dizer é que era um filme menor em comparaçao a Brokeback Mountain, nao que fosse uma película menor ao ponto de nao merecer uma nomeaçao aos Oscars, mas menor ao ponto de naomerecer a vitória...

24 de janeiro de 2009 às 18:05  
Anonymous Anónimo said...

Caro César,

Como já anteriormente se disse, é a velha história do ovo ou da galinha! Para mim, Brockeback Mountain, é um filme com uma nomeação para melhor filme válida, mas com uma derrota justa ao lado do soberbo Crash!
Felizmente nem todos os gostos convergem e isso é que abre o apetite de vir para aqui e discotir e discotir e discotir cinema..nunca me canso!!!

24 de janeiro de 2009 às 19:32  
Anonymous Anónimo said...

discutir, discutir, discutir...peço desculpa mas a fome já aperta e as ilhotas de langerhans já não captam çúcar suficiente!

24 de janeiro de 2009 às 19:33  
Anonymous Anónimo said...

Tanto alarido se faz por causa de The Dark Knight...

citado de Anónimo
(...) A Academia teve a oportunidade de nomear um filme( The Dark Knight), que para alem da sua espantosa qualidade, foi um dos filmes mais populares do ano( um filme que as pessoas conhecem e gostam, ao contrario de alguns dos filmes nomeados). Nao o fez, e agora habilita-se a ter a pior audiencia de sempre, para alem de duras criticas que já se vao espalhando pela Internet. Se os "critérios" para as nomeações não se alterarem, acho que o Oscar, e o que ele representa no cinema, vai deixar de ser tão importante. (...)

Impressionante esta opinião. Primeiro, mencionar o facto de ser popular. Isto nada tem que ver com a qualidade ou mérito de um filme. E ainda bem que a Academia não liga nenhuma a esse factor. Seria impensável considerar filmes para os Óscares por serem blockbusters, ou grandes sucessos de popularidade. Depois considerar a fraca audiência da cerimónia... Tal e qual como nos filmes: de nada isso interessa para a qualidade do que quer que seja. Já viram bem qual a estação com mais audiência em Portugal?? Vão-me dizer que é a melhor ou a que tem os melhores produtos????

E depois expliquem-me qual o problema com os critérios de nomeação?? Só por causa de The Dark Knight?? É um filme muito bom. Mas não merece estar nos cinco melhores. Isso não. E vão-me dizer que merecia mais alguma nomeação para as interpretações?? As categorias técnicas foram as mais visadas, como tal que são os pontos fortes do filme.

E só por se dizer que deixa de ser assim tão importante (o Óscar), se vê como as pessoas são fanáticas por um filme, em vez de gostarem dele e o saberem apreciar.

Deixem de opinar sem terem visto os filmes. Que histeria pelo Dark Knight... Claro que para muitos é o melhor filme do ano... Ainda nao foram ver Benjamin Button e muitos outros...

24 de janeiro de 2009 às 21:35  
Anonymous Anónimo said...

joão gouveia:

concordo parcialmente consigo, mas devo confessar que também contava com o dark knight nas nomeações a melhor filme ou (e essa, a meu ver, mais merecida) pelo menos para melhor realizador.

quanto ao que disse acerca dos critérios da academia, não podia estar mais de acordo:

se a academia nomeasse (e premiasse) os filmes mais populares, os mais "queridos" pela audiência, teríamos obras como, digamos, beverly hills' chihuahua a levar uma estatueta para casa.. e actrizes do nível (nao desfazendo) de , p. ex., jessica alba a ser galardoadas.

a meu ver, o publico no geral não sabe avaliar uma obra de forma objectiva, de modo rigoroso, e, que eu saiba, é mesmo para essa tarefa que existem especialistas (?) na área do cinema.

o melhor seria talvez, para satisfazer as vozes que querem fervorosamente the dark knight a concorrer aos "grandes" premios da academia, deixar que os membros do juri sejam seleccionados aleatoriamente de uma qualquer sala de cinema.. assim talvez a academia adquira um tom mais populista.

25 de janeiro de 2009 às 02:40  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection