Deuxieme


segunda-feira, abril 23, 2007

Hollywood ao virar do século

Luísa Costa Gomes, romancista, dramaturga, e cronista, dizia hoje na Prova Oral, um programa de Fernando Alvim, que “… não existe nada mais formatado do que Hollywood”. O tema em debate esta tarde era o Dia do livro, mais concretamente os hábitos de leitura (ou a falta deles) que os portugueses têm. Quando a conversa recaiu sobre aquilo que distingue uma boa obra da restante mediania, pareceu existir na sala o consenso de que o que transforma uma música, um livro, um quadro, ou um filme em algo verdadeiramente excepcional é a sua capacidade de ir mais além, trazer algo de novo, e que o publico não está à espera.

Pouco depois, e resolvida esta matéria, a escritora manifestou o seu desagrado perante a prática do comentário, isto é, o acto de meramente retratar e avaliar o que já está descrito, considerando-o como “uma prática medieval”. De alguma forma, podemos encarar qualquer tipo de critica como um comentário. Se assim for, esta apreciação pode ser algo inquietante. No entanto, o juízo primeiramente descrito foi mais perturbador, e ocupa o pensamento deste cinéfilo desde então.

Será esta a visão que se têm de Hollywood no início do século XXI? Não será certamente tarefa fácil encontrar a instituição mais “formatada” de todas, contudo, afirmar com tamanha leviandade que a principal indústria cinematográfica do mundo é a excelência do modelo à imagem do molde, deve, no mínimo, fazer-nos parar para pensar se realmente será assim. Se concluirmos que não, segue-se em frente e não se fala mais nisso. Caso contrário, convém perceber que talvez Hollywood já não seja algo inquestionavelmente idolatrado. Poder-se-á afirmar que a mecânica outrora perfeita do lançamento de obras notáveis, se tenha transformado em algo como a produção em série que, assim como um restaurante fast-food, acaba por trazer sempre o mesmo resultado?

É por não partilhar esta visão pessimista, e discordar de Luísa Costa Gomes, que a discussão é transportada para este blog, com a esperança de passá-la a um nível mais aprofundado, e obter talvez o esclarecimento de alguém que pense de igual modo.

Porém, devemos admitir que perante a maioria das propostas avançadas pelos grandes multiplexes, facilmente se constrói uma visão reducionista da indústria actual. Como seria bom se assim não fosse. Sim, porque Hollywood também é Moulin Rouge, The Fountain, A Scanner Darkly, Os Tenenbaums, Sin City, e Million Dollar Baby. Se o molde destes todos é o mesmo, este deve ter mais procura do que a Arca Perdida.

O comentário, esse, por mais medieval que seja, será certamente bem recebido.

Alvy Singer

6 Comments:

Blogger Rafael Fernandes said...

Concordo perfeitamente com a opinião expressa aqui no blog. Muitos desses comentários surgem de alguns "pseudo-intelectuais", que se julgam acima do comum dos mortais, e portanto criam esse tipo de estereótipos para se colocarem a um nivel superior. O que também acontece com muito boa gente que relega os oscares para algo sem importância, justificando-se com o facto de os filmes galardoados serem sempre maus.. (se nem sempre as escolhas parecem justas aos olhos dos cinéfilos, é uma coisa, mas os filmes bons também ganham oscars).

24 de abril de 2007 às 01:35  
Blogger sergio costa said...

Formatados são comentários como o desta senhora.
Formatados, estafados, repisados e ultrapassados.
Se esta senhora estivesse minimamente a par do que é a actual produção ficcional norte-americana (cinematográfica, televisiva ou mesmo de videojogos) nunca diria atoardas deste calibre!
Ela que comente aquilo que sabe e que se abstenha de debitar lugares-comuns absolutamente falsos e ignorantes.

24 de abril de 2007 às 17:14  
Anonymous Anónimo said...

Excelente tópico para discussão. Parecendo que não, a temática não é assim tão linear quanto parece e convém evitar cair na visão imediata e redutora da questão.

Talvez exceptuando uns filmes alemães expressionistas dos anos 20, Hollywood é o pai do cinema (e mesmo alguns deles foram albergados por Hollywood, mais tarde). É, por isso, erróneo e perigoso chamar formatado ou estereotipado a Hollywood, tendo em conta as suas origens e o seu constante legado.

Parece-me, portanto, que a análise partiu precisamente do estado actual da indústria, e ignorou os primórdios da actividade, o que é uma perigosa falácia em qualquer caso.

O que aconteceu a Hollywood foi o que aconteceria a qualquer indústria cujo tamanho, pujança e influência ainda não tivesse sido colonizada pelo poder económico. Há efeitos negativos, sim, mas Hollywood é uma indústria de sonhos. Sempre o foi e sempre o será. É o glamour, a notoriedade e a ribalta que ofuscam o poderio cultural e o legado histórico que essa mesma indústria nos proporcionou ao longo destes tempos. Curiosamente, é precisamente isso que leva a comentários tão desfasados da realidade por parte de quem não sabe ao certo do que fala.

24 de abril de 2007 às 18:00  
Blogger Carlos Silva said...

Não sei se será o espaço mais adequado para a pergunta que pretendo colocar, mas...


Ninguém me sabe dizer onde adquirir a trilogia de Deepa Mehta , Fogo, Terra e Água?


Tenho-me fartado de procurar, mas até agora sem qualquer sucesso. A maioria dos empregados dos estabelecimentos e lojas, fica a olhar para mim, suspeitando talvez da existência dos referidos filmes... ( estou a supor )


Desde já agradeço qualquer tipo de feedback, e peço desculpa no caso da pergunta não estar devidamente enquadrada no espaço

24 de abril de 2007 às 23:51  
Blogger Deuxieme said...

Carlos, confesso nunca ter visto os titulos que refere à venda. No entanto, no site da Fnac, e à partida em qualquer loja também, pode encontrar pelo menos o Água.

Quanto aos outros dois, deverá ter que esperar pois parece que ainda não foram editados. A unica maneira de os ter será importando,e no site da amazon.uk.co encontrará todos eles. Mesmo com atraso, espero tê-lo ajudado.

Alvy Singer

28 de abril de 2007 às 00:50  
Anonymous Anónimo said...

Como eu gostava que qualquer debate sobre opiniões não usasse sempre o termo "pseudo-intelectuais". Vamos tentar?

28 de abril de 2007 às 13:58  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection