Deuxieme


terça-feira, abril 10, 2007

O valor da critica

Porque ser crítico é ajuizar todo e qualquer filme de forma imparcial, a probabilidade de um objecto cinematográfico ser alvo de um rótulo cinco estrelas é exactamente a mesma do que levar apenas uma. A verdade é que normalmente procuramos apenas verificar a recepção da crítica, àquele filme de que tanto gostámos. Se a isto acrescentarmos o facto de que à partida o espectador já escolhe um filme que pensa ser do seu agrado (ninguém desembolsará 5 euros se acha que não vai gostar do espectáculo…), e considerando que as expectativas são confirmadas, o interesse será muito maior em ver quantas estrelas recebe o filme ao qual nós daríamos 5 sem qualquer hesitação. Se este receber uma bolinha – vulgo “a evitar” –, então, está o caldo entornado. Por outro lado, se virmos um filme que detestámos, e alguém lhe dá cinco estrelas – vulgo “obra-prima” –, rapidamente questionamos que conjecturas astronómicas permitiram a ocorrência de facto tão improvável.

Isto a propósito de alguma perplexidade que parece existir perante a recepção de alguns críticos ao filme de Zack Snyder, 300. Confesso que deste lado também não é fácil aceitar estes juízos. Contudo, se estes forem feitos com a expressividade que João Miguel Tavares utilizou na avaliação de Ghost Rider, resta-nos apenas reconhecer que tudo isto jamais extrapolará o campo da subjectividade. Aproveito já agora para dizer que há muito tempo não via um filme ser criticado, com um teor marcadamente negativo, de forma tão eloquente. Daquelas criticas que nos fazem querer ver o filme, mas pelas razões inversas às que os produtores desejariam. Porque o valor da critica não se prende com o valor do filme.

“O filme conta a história de Johnny Blaze, um motociclista talentoso que vende a sua alma ao diabo para tentar salvar o pai de um cancro em estado terminal, acabando por transformar-se em Ghost Rider, um vigilante com poderes demoníacos (…) Se a descrição do argumento já parece um bocado palerma, a sua passagem para celulóide exponencia a palermice, num festival de diálogos inanes que transformam a coisa em pouco mais do que um chorrilho de efeitos especiais pregados numa história que mal se mantém de pé. A única dúvida que pode assaltar o espectador é o que anda o Nicolas Cage a fazer por ali, transformado num herói super-herói cuja cabeça se transforma numa caveira em chamas cada vez que se irrita – e, infelizmente, o filme melhora sempre um bocadinho quando a sua cabeça verdadeira não está lá.”

Alvy Singer

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por essas e por outras é que eu só leio críticas depois de ver o filme.

Por acaso achei imensa piada a um pormenor de uma crítica na vossa revista. O filme sujeito à crítica era "Babel", ao qual deram 4 estrelas, até aqui tudo bem, mas naquela caixinha do "melhor/pior" tive que ler algumas 3 vezes até me acreditar: O melhor: a interpretação dos actores... / O pior: a narrativa fragmentada...

E mais não digo.

Bons filmes!

16 de abril de 2007 às 14:38  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection