Exposição oficial Star Wars está em Portugal até Janeiro
Depois de São Francisco, Milão e Paris, é agora Lisboa a capital da Força. O Museu da Electricidade, em Belém, exibe mais de 150 objectos originais utilizados nos seis filmes da saga concebida por George Lucas, numa exposição promovida pela produtora de espectáculos UAU. Até 14 de Janeiro será possível contemplar “relíquias” como o caça estelar Naboo N-1 com dez metros de comprimento; fatos de personagens como Chewbacca, a rainha Padmé Amidala, Darth Vader e oficiais do Império; storyboards e desenhos conceptuais da produção; partes de cenários e miniaturas; e até documentários exclusivos.
Estes e muitos outros artefactos deste universo de ficção científica estão dispostos ao longo de uma área de dois mil metros quadrados, perfeitamente integrados na arquitectura industrial do Museu. O valioso espólio, avaliado em 7,8 milhões de euros, está distribuído pelo percurso entre os enormes geradores e caldeiras de baixa pressão, numa experiência visual e sonora que marcará qualquer cinéfilo.
A Ciência como base da ficção
Como complemento à exposição Star Wars está a ser realizado um ciclo de palestras e de observações astronómicas, cujo programa pode ser consultado aqui. Neste ciclo participam diversos cientistas e investigadores portugueses como os especialistas em Astronomia, Física e Astrofísica Máximo Ferreira, Rui Jorge Agostinho, José Manuel Afonso, Nuno Cardoso Santos, António Manuel Baptista; o especialista em Astrobiologia Francisco Carrapiço; e Joaquim Fernandes, um dos maiores investigadores portugueses de Ovnilogia; que dissertarão sobre temas “como a eventual aparição e evolução de vida extraterrestre, as limitações dos terrestres na realização de viagens espaciais de longa duração, nas pesquisas de estrelas com ambientes e planetas onde a vida pode existir em estádios bem diferentes dos conhecidos na Terra, ou ainda nas hipóteses quanto aos meios utilizados por extraterrestres para comunicarem entre si”.
Para saber mais pode visitar o site oficial da exposição.
4 Comments:
Ainda não tive tempo para a visitar, mas irei certamente vê-la até Janeiro.
Estou a apreciar o blog, continuem o bom trabalho!
Já fui e gostei muito!
Só achei que a sala de visionamento de filmes e documentários estava mal sinalizada e que o merchandising foi mal aproveitado.
De resto...
Recomendado a qualquer cinéfilo!
Sou do Porto, fui ver e adorei tudo.
E agora vem para a Exponor, aqui no Porto.
EU TAMBÉM FUI!!
fui ver ao Museu da Electricidade, em Lisboa. Claro que, sendo eu uma ENORME fã da saga, me senti no 7º céu. Gostei imenso da orgânica da exposição. Só era pena que a maior parte do merchandising (melhor: a parte mais cara do merchandising) estivesse esgotada. Por isso, contentei-me só com 3 posters da exposição... xD
Enviar um comentário
<< Home