Philippe Noiret (1930 – 2006)
Sinal dos tempos: Tom Cruise a casar-se em terras italianas abriu noticiários em Portugal, mas o desaparecimento de Philippe Noiret, um dos mais importantes actores europeus dos últimos 40 anos, ficou-se pela nota de rodapé. Ou então foi lembrado como aquele actor que era o projeccionista do «Cinema Paraíso». Falta de memória, claro, pois ele deixa mais de 140 filmes, porque, como ele disse, se o último correr mal, é sempre melhor já estar a fazer outro. Trabalhou às ordens de Alfred Hitchcock, George Cukor, Louis Malle, Marco Ferreri, Robert Enrico, René Clair, Mario Monicelli, Alberto Sordi, Ettore Scola, Claude Chabrol, Franco Zeffirelli, Patrice Leconte e André Téchiné. E, claro, Bertrand Tavernier, que o dirigiu em nove filmes. Uma das últimas vezes que o vimos por cá foi em «O Carteiro de Pablo Neruda», que esteve em exibição durante mais de um ano no cinema Mundial de Lisboa. Terão os nossos leitores memórias deste actor? Para lá da do terno Alfredo?
Actualização
Vale a pena ler o depoimento de Bertrand Tavernier no
LA Weekly.
3 Comments:
Foi com muita pena que li esta notícia.
DEP
Gostava de rever "O Carteiro de Pablo Neruda" em DVD e, pelo que sei, ainda não existe edição em Portugal. A lastimar.
Abraço
Quando me lembro do Alfredo a tentar copiar pelo Tótó no exame da escola, rio-me como um perdido. E fico sempre comovido quando revejo a cena da compilação dos beijos sensurados. Adeus Alfredo
Philippe Noiret foi/é um dos maiores actores franceses, que foi também cidadão do mundo cinematográfico, quem se lembra dele e da sua morte em "Topázio" do Mestre Hitchcock?
Para o cinéfilo recente ele é o intérprete de Pablo Neruda em "O Carteiro..." mas por detrás desta sua interpretação, encontra-se um dos grandes vultos do cinema europeu, vale a pena descobrir a sua filmografia.
Enviar um comentário
<< Home