SACRILÉGIO 'SCORSESIANO'
O Grande Chefe: Estive a rever Infiltrados de Wai Keung Lau e Siu Fai Mak e o tempo todo a compará-lo com The Departed: Entre Inimigos do Martin Scorsese. Pode ser um 'sacrilégio', o que vou dizer, mas o filme dos 'chineses' de Hong-Kong, é muito melhor e mais intenso, apesar da crítica na generalidade estar naturalmente embevecida com o filme do Scorsese, e de alguma forma passaram ao lado do facto de The Departed:Entre Inimigos, ser um remake, do primeiro filme da trilogia Infernal Affairs. Aconselho-vos a rever os filmes e a fazer aqui os vossos comentários.
17 Comments:
O Infernal Affairs é de facto um grande filme. Mas o Departed também o é, nem que seja só pelo toque "scorsesiano" e claro, pelo Jack Nicholson.
Como sou fã do Scorsese não quero estar a dizer que o original é melhor. Prefiro dizer que são ambos grandes filmes.
Nao consegui ver Infiltrados....
Alguem sabe onde o posso encontrar para aluger?
Mas o Departed é muito bem conseguido... Como nao gostei muito do Aviador, gostei de ver Scorsese de volta as origens.
Infiltrados está em todos (ou creio na maioria) dos videoclubes, numa edição da LNK. Já não está é nas novidades....
Ainda não vi "Os Infiltrados", que já muito me foi recomendado,mas quanto ao "The Departed",em minha opimião,um novo clássico. Encheu-me as medidas pela forma habilidosa com que mantém a tensão do princípio ao fim e pela qualidade e equilíbrio das interpertações de Damon, DiCaprio, Walberg, Baldwin e claro do nosso Jack. Adorei a o diálogo, quase sempre demencial, tanto entre polícias, como entre gangsters, mas como diz Nicolson no início, "quando tens uma arma apontada à cara qual é a diferença.
Quanto ao "The Departed" é, em minha opinião, um novo clássico. Encheu-me as medidas pela forma habilidosa com que mantém a tensão do princípio ao fim e pela qualidade e equilíbrio das interpretações de Damon, DiCaprio, Walberg, Baldwin e claro do nosso Jack. Adorei a o diálogo, quase sempre demencial, tanto entre polícias ou entre gangsters, mas como diz Nicolson no início, "quando tens uma arma apontada à cara qual é a diferença.
Vi o Infiltrados há um mês, a propósito da estreia de Departed e, encheu-me as medidas! Clássico absoluto!
Vi então o Departed há uma semana e, obviamente, comparei-o ao de Hong Kong... O estilo de Scorsese está lá, mas a história também. Como se costuma dizer: Não há amor como o primeiro!
A partir do momento que até Martin Scorsese se sente impelido a entrar na "moda" dos remakes... é porque há algo de podre no Reino de Hollywood.
"Remake" ou não, o filme do Scorsese maravilhou-me bem mais do que o original que, apesar de bom, não é melhor do que o novo.
Quanto a isso de Scorsese agora ter de fazer remakes, convém relembrar aos mais desatentos que se trata do terceiro da carreira do realizador, depois de "O Cabo do Medo" e de "A Idade da Inocência" (não sei porque é que tantas vezes se resiste à ideia de que uma adaptação de um romance é um remake, quando se trata igualmente de uma abordagem diferente a uma obra previamente existente e, segundo o IMDB, há 3 filmes produzidos a partir da obra em questão) e, ainda assim, nenhum desses filmes é mau, ou apenas razoavelzinho. Scorsese é um génio e The Departed, em minha opinião, apenas reforça essa ideia...
Não obstante dever muito a 'Infernal affaires', 'Departed' é mais denso, vai mais longe no 'jogo' das falsas identidades e do que isso implica para o eu das personagens. Scoecese aproveita o esqueleto, mas molda-o de outra forma, quanto a mim mais rica e profunda.
"Infiltrados" é um dos melhores filmes de Martin Scorsese e certamente vai estar na corrida dos Oscars. Hollywood arrisca-se a premiar Scorsese pelo conjunto da sua obra, quando o cineasta deixar a actividade, para mal dos nossos pecados, se teimar em fazer vista grossa a esta magnifica obra.
Infinitamente mais intenso e complexo, com personagens mais bidimensionais e credíveis, The Departed supera o original (que já não era mau) em muito! Vejam e revejam!
Eu cá se tivesse em Hollywood tambem fazia remakes.
Quase todos os filmes de argumento original sao acusados pela critica de serem igual a X, um retrato de Y, lembra W... etc etc.
Pois claro que depois de milhares de flmes feitos irão sempre existir semlhenaças entre filmes e se calhar não irão trazer tudo de novo...
não quer dizer que sejam menos filme.
Ao menos num remake ja que é igual ao menos nao tem dessas acusações.
Quanto a Departed é um verdadeiro classico para ver... rever... comprar o DVD e nos deliciarmos em casa.
Remake ou não, considero este THE DEPARTED um filme menor na carreira do realizador.
O principal argumento a suportar esta minha opinião reside na incapacidade, do guião, em gerir os vários twists que ocorrem nos últimos dez minutos do filme.
Mesmo assim, as interpretações são das melhores que vimos, até ao momento, no corrente ano cinematográfico.
Cumprimentos cinéfilos.
Sacrilégio nada, é a mais pura verdade o que vc disse, ele copia discaradamente o filme chinês.
Ainda n tive oportunidade de ver o Departed, mas adorei o facto de haver diversas opiniões em relação ao filme. Acho que isso é a unidade básica de um bom filme; haver pessoas que o admirem mas também que o mal digam.
Apesar de Departed ser um remake, achei os filmes diferentes, não só pelo final alternativo, com senti que as personagens se movem de forma diferente. Leonardo DiCaprio é um grande actor e acompanha muito bem Jack Nicholson. Pena é Mark Wahlberg ter um papel pequeno, e Matt Damon é igual a si mesmo. Gostei bastante, mas Infernal Affairs é muito melhor. digo isto talvez porque o vi primeiro, quem vir primeiro este de certeza vais gostar mais dele.
'Infernal Affairs' é sem dúvida um filme fantástico. Quando o vi já existia um grande hype á volta do filme (so existiam rumores de que poderia vir a ser feito um remake em hollywood) e, apesar de tambem ter um elenco de luxo, perde a nivel de interpretação para 'Departed'.As personagens, principalmente um brilhante Jack Nicholson, conseguem ter um carisma e uma densidade que não encontramos nos interpretes orientais.
Mas o filme de Hong Kong é mais escuro, mais tenso,mais 'rijo'. Se não existisse 'Infernal Affairs', 'Departed' ficaria para gravado na história do cinema. Assim, quem sabe...?
Enviar um comentário
<< Home