Deuxieme


domingo, março 04, 2007

O que se diz sobre...


Facilmente poderia seguir o trilho daqueles que aplaudiram o último trabalho de Guillermo del Toro. Não assumirei tamanho risco. Tantos têm sido os elogios, dos mais diferentes quadrantes, que dificilmente encontraria algo de novo para acrescentar, e o post teria que ficar incompleto por insuficiência de adjectivos.

Apesar do filme ter correspondido às enormes expectativas geradas, há muito que havia optado por aguardar alguns dias, e ler aquilo que aqueles que têm direito a escrever em espaços mais ou menos mediáticos tinham a dizer sobre o assunto. Devo confessar que o balanço é claramente positivo, ou não fosse a maioria das críticas favorável à assombrosa obra do realizador mexicano. Porém, como é natural, a opinião sobre a mesma não é consensual. Juízos divergentes serão sempre algo de benéfico na natureza. E na critica cinematográfica igualmente. Eis algumas das coisas que já se escreveram em Portugal sobre O Labirinto do Fauno.

Este filmaço é o Eduardo Mãos-de-Tesoura de Del Toro. A afinação perfeita de tudo o que ele andou a experimentar estes anos todos e aquele que o vai definir como autor. – Nuno Markl (havidaemmarkl.com)

Confirma-se Del Toro como cineasta sensível e inteligente, mais interessado em ambientes do que em sustos gratuitos (e nesse aspecto o filme é extraordinário), com uma capacidade efabulatória invejável. – Jorge Mourinha (Público)

Revela-se, no entanto uma autêntica fábula, um conto de fadas para adultos. Os Óscares atribuídos em categorias técnicas diminuem um filme ao qual a estatueta de melhor filme passou injustamente ao lado. – Paulo Figueiredo (PTGate.com)

É um filme maior que a vida – logo, bem maior que o Kodak Theatre de Los Angeles, o que podia ter complicado a logística da cerimónia. Ana Markl (Sol)

O Labirinto do Fauno não rateia na parte fantástica, porque del Toro faz-nos acreditar sem dificuldade na intriga sobrenatural. O enguiço do filme é do lado “realista”: uma descabelada estereotipação ideológica, com franquistas odiosos e sanguinários de um lado, e republicanos virtuosos e imaculados do outro. – Eurico de Barros (Diário de Notícias)

Três Óscares acabam de premiar o mais recente filme do mexicano Guillermo del Toro: um para a fotografia de Guillermo Navarro, outro para o trabalho de caracterização, e o terceiro para a direcção artística, qualquer deles plenamente justificado, se comparado com quem competia. – Manuel Cintra Ferreira (Expresso)

Um filme de iniciação, belo e trágico. – João Antunes (Jornal de Noticias)

Mais negativo:

O Labirinto do Fauno não rateia na parte fantástica, porque del Toro faz-nos acreditar sem dificuldade na intriga sobrenatural. O enguiço do filme é do lado “realista”: uma descabelada estereotipação ideológica, com franquistas odiosos e sanguinários de um lado, e republicanos virtuosos e imaculados do outro. – Eurico de Barros (Diário de Notícias)

Acrescente-se que o filme acaba de vencer o 27º Fantasporto, ganhando o prémio de Melhor Filme na secção oficial Cinema Fantástico, a principal do certame. Sergi López foi também distinguido com o prémio de Melhor Actor.

Alvy Singer

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

è com muito desagrado que digo que as minhas (altas) expectativas não foram apoiadas pelas imagens do filme... E como grande admiradora de Tim Burton, devo dizer que Labirinto do Fauno está muito longe da maravilhosa obra Eduardo Mãos de Tesoura.... Mas enfim, não se pode sempre concordar com as opiniões dos especialistas não é?

4 de março de 2007 às 21:46  
Anonymous Anónimo said...

Infelizmente, terei q concordar com o comentário acima do meu...Não penso q este filme esteja ao nivel do Eduardo Mãos de Tesoura, mas acredito q no final da carreira de del Toro, dificilmente o realizador encontre um titulo que lhe tenha reunido tamanha aceitação por parte da critica e do publico como este. 3,5/5 é o máximo que lhe poderei dar.

P.S. Boa ideia a do Blog! Continuem.

5 de março de 2007 às 22:04  
Anonymous Anónimo said...

Resumindo e concluindo, o melhor filme que vi este ano. Pouco mais posso dizer sobre o filme que mais me surpreendeu nos últimos tempos. Por muito altas que fossem as expectativas, o filme superou tudo aquilo que esperava, e conseguiu chegar ainda mais além. Das mais belas histórias retratadas até hoje no grande ecrã, que somente poderia ter sido captada pela câmara de um realizador de estirpe superior, talvez no inicio da melhor fase da sua carreira. Guillermo del Toro estará provavelmente a caminhar para o auge da sua potencialidade imaginativa e das suas capacidades cinematográficas. O meu conselho é apenas este: Deixem o homem filmar! Que os produtores executivos não perguntem porquê, e que os estúdios avancem com o dinheiro, mas este senhor precisa de ter uma câmara à frente. O resultado do binómio Guillermo de Toro + Câmara é normalmente sinónimo de duas horas bem passadas. No caso de O Labirinto do Fauno é sinónimo de um filme para recordar durante toda a vida. Ao lado de Dorothy Gale e de Alice, podemos agora colocar o nome da pequena Ofélia.

5 de março de 2007 às 22:35  
Anonymous Anónimo said...

Alguém a ver o filme quando a menina desce ao Labirinto não se lembra da Quinta da Regaleira? :-)

7 de março de 2007 às 10:44  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection