Mais um... Focker
Apesar de em alguns sites já se poder ler sobre ela, a noticia não deixa de ser recente. Pelo menos Alvy Singer admite que foi apanhado de surpresa esta noite, quando se deparou com a existência de um terceiro filme de Ben Stiller como Greg Focker, a caminho. O filme chamar-se-á Meet the Little Focker, e parece que um petiz será a estrela da companhia. A excelência da primeira parte continua a dar frutos.
Alvy Singer
4 Comments:
Brevemente a RTP vai exibir o filme "Alice". Um dos melhores filmes portugueses de sempre, na minha opinião. Só há uma coisa que me faz confusão, porque que é que o filme recebe a classificação de maiores de 16 anos? Será que a visão fria e negra de Marco Martins da cidade de Lisboa é visualmente tão densa, ao ponto dos espectadores ficarem chocados ou terem sentimentos suicidas?! Honestamente não percebo o porque desta classificação, será que não existem pessoas com olhos na cara? Quem são os responsáveis por este tipo de atribuições? Gostava que alguém me ajudasse.
Caro Pedro
A responsável pela classificação etária do 'Alice' e de todos os filmes que passam nas salas e por sua vez nas outras 'janelas', é a Comissão de Classificação de Espectáculos, no âmbito do famoso IGAC-Inspecção Geral das Actividades Culturais do Ministério da Cultura. Como é feita essa classificação?????Bom... é um orgão colegial, constituído curiosamente por alguns críticos de cinema,(mas eu não faço parte, embora seja 'um taxinho' simpático...), pessoas, ligadas à indústria da distribuição e exibição, que visiona o filme e lhe atribui segundo alguns critérios uma classificação etária, no que diz respeito ao tema, a determinadas cenas, etc.....o 'Alice', creio que pelo seu tema e sem ser um falso moralista, não se resume a uma Lisboa visualmente densa...mas antes a uma tema muito forte, de um pai que procura uma filha pequena raptada de um Jardim-Escola. Tem muita razão em dizer que 'Alice', é um dos melhores filmes portugueses de sempre, mas de facto o tema é algo perturbante (especialmente para os pais de crianças pequenas....). Portanto a classificação neste caso até nem me parece muito desadequada. A questão tem a ver com os escalões que passa por exemplo de c/pm12 para c/pm16.
Será que ajudei em alguma coisa???
Um abraço
Grande chefe obrigado pelo esclarecimento. Apesar de existirem filmes de animação cujo os temas relacionam-se de certa forma com a perda de alguém da família e não é por isso que lhe é atribuída este tipo de classificação etária, por exemplo 'O Rei Leão' ou 'Bambi'. Também é verdade que no caso destes filmes este tema não domina por completo a narrativa, enquanto que em 'Alice' é predominante. Foi um exagero, o facto de eu sublinhar de que o própio espectador poderia atentar contra a própia vida, sim o filme em certa parte consegue ser perturbante, como o grande chefe referenciou. Mas só não estou de acordo com este tipo de qualificação, acho-a excedente. Peço desculpas por não comentar o post original ""Mais um... Focker". Obrigado!
Caro Pedro,
É para isto mesmo que está aqui o espaço para comentários. Quer dizer, não é só para isto, mas esta é claramente uma das principais razões. Pode utilizar o comentário de qualquer texto, não tendo que se preocupar com o post que está em cima. Aliás, convenhamos que alertar para a exibição do filme "Alice" é bem mais importante do que noticiar um terceiro Focker.
Alvy Singer
Enviar um comentário
<< Home