1 - Youth Without Youth
Poderia ser qualquer outro filme, o primeiro desta lista. Podíamos até talvez encontrar cerca de uma dezena de títulos não incluídos nestes 25 A Descobrir, e que não ficariam assim tão mal se fossem colocados nesta posição. Mas, quando Francis Ford Coppola volta a estar, dez anos depois, atrás das câmaras, dificilmente alguma outra obra suscita tamanha curiosidade. Contudo, aqui reside possivelmente a maior diferença deste filme para com todos os outros. É que Youth Without Youth não desperta apenas curiosidade. O filme surge-nos quase como uma necessidade, algo que deve estrear o mais rapidamente possível, para assim repor a normalidade. Pois, não existe nada mais anormal do que ter um cineasta como Francis Ford Coppola longe das câmaras.
O filme, adaptado, produzido e realizado por Coppola, é baseado no romance escrito em 1976, pelo historiador romeno Mircea Eliade. Tim Roth será o protagonista, desempenhando o papel de Dominic Matei, um professor cuja vida se altera radicalmente após um infeliz incidente, nos anos que antecedem a II Guerra Mundial. Dominic torna-se então um fugitivo, passando por países como Roménia, Suiça, Malta e Índia. Roth terá a companhia de Alexandra Maria Lara, Bruno Ganz, e Marcel Iures.
Importa agora referir que grande parte desta decisão de rodar um filme como Youth Without Youth se deve a Sofia Coppola. Foi a filha que incitou o pai a realizar um filme mais pessoal, e de baixo orçamento. Foram estas características da obra, aliadas à vontade do próprio realizador, que fizeram com que a estreia do filme fosse marcada para o Festival de Roma, de 18 a 27 de Outubro. Isso não impediu, no entanto, que já em Fevereiro deste ano, alguns amigos de Coppola, incluindo Carroll Ballard e George Lucas, tivessem visto o filme numa exibição privada. Que este seja um regresso auspicioso.
Alvy Singer
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home