Foi há 30 Anos
Todos temos as nossas desilusões. Conjunturas inevitáveis que tudo faríamos para alterar, se não fosse o constante avanço definitivo do tempo. Qual Super-Homem, desfraldávamos a vistosa capa vermelha e voávamos velozmente em redor da Terra, desferindo um rude golpe na areia de qualquer ampulheta, aspirando-a impiedosamente para a metade superior. É claro que um DeLorean guiado por Marty McFly produziria um efeito semelhante. Mas o impacto visual não será o mesmo.
Tudo isto para dizer que uma das grandes decepções de Alvy Singer (a primeira continuando a ser, muito provavelmente, a derrota com a Grécia…), é não ter nascido em finais dos anos 60/inicio dos anos 70. Só dessa forma teria sido possível visionar, numa qualquer sala de cinema, as primeiras e autênticas exibições de uma saga, quiçá a rainha de todas elas, que fez trinta anos na passada sexta-feira, dia 25 de Maio. Falamos, obviamente, de Star Wars. Para muitos, a oitava maravilha do mundo.
Hoje, mais do que nunca, dizer que se assistiu no cinema a um dos primeiros episódios de Star Wars deve ser motivo de orgulho. Não só porque se denota imediatamente um apuradíssimo sentido de bom gosto, como se demonstra ser possuidor de um factor sorte aliado a uma capacidade intuitiva muito acima da média. Hoje é fácil dizer que estes se tratam de três filmes excepcionais. Mas quem é que o arriscaria antes de ver qualquer um deles? O mais provável era ouvir-se algo como: Estes jovens agora…
A decepção só não é completa porque vivemos no tempo de O Senhor dos Anéis. No entanto, o cariz enigmático de Star Wars é tanto, que qualquer outra trilogia não pode deixar de se sentir ofuscada quando comparada com esta. É verdade que daqui a alguns anos poderá surgir um post semelhante a este, numa Internet não muito diferente desta, escrito por um jovem cinéfilo, desgostoso por nunca ter tido a fortuna de ver no grande ecrã O Regresso do Rei. A ele respondo por antecipação, dizendo que pior do que viver num tempo em que não há Senhor dos Anéis no cinema, é viver num período em que temos Star Wars de todas as formas, excepto no cinema. A confusão é tanta que chegamos a isto.
A seiva desta árvore germinada por Lucas é tal que, ainda hoje, continua a dar frutos. Veja-se o recente trailer (será mesmo oficial?) de Star Wars Animated Series – Tales of the New Republic. Que isto é para todas as idades, ninguém duvida.
Como seria bom voltar atrás no tempo, e experimentar o delicioso sabor desta mística. Quantas conversas de elevador não terão começado com um ‘Ontem fui ver O Império Contra-Ataca’? Isso sim é o início de uma boa amizade.
Alvy Singer
1 Comments:
Ao que parece esse trailer "Star Wars - Tales of the New Republic" é um trabalho de fãs:
http://www.aintitcool.com/node/32804
Entretanto, o site oficial já colocou um trailer para a nova série animada (agora em 3D) de Clone Wars.
Enviar um comentário
<< Home