O BANDO DOS 13 (8)
Depois de ter filmado o documentário Elegy of Life: Rostropovich, Vishenvskaya, o realizador russo, Aleksandr Sokorov, decidiu dar o papel principal de Alexandra, o filme que apresentou aqui na competição, à soprano Galina Vishevskaya, a viúva do recém-falecido violoncelista Mstislav Rostropovich. O filme em tons de sepia, é do ponto de vista técnico mais um tratado de teoria da imagem numa história passada na Guerra da Tchechénia, centrado na relação de uma avó com o neto, um oficial do exército russo. E ainda sobre a tolerância e a amizade, sem qualquer matriz política, senão a de retratar em fundo o dia a dia dos soldados russos na sua operação militar e a sua relação com a população tchtchena.
Ocean’s 13, de Steven Soderbergh, em estreia mundial fora da competição, é mais um guilty pleasure de um grupo de amigos que se juntam amiúde(George Clooney, Brad Pitt, Matt Damon, Andy Garcia, e desta vez também Al Pacino) para mais um divertimento, onde sempre podem ganhar algum dinheiro e contar umas piadas. Se não é assim é quase. Mais uma vez o tema estafado do golpe dos casinos em Las Vegas, com muito pouco tempo de antena para cada uma das estrelas brilhar, e já vão em treze. E isto num filme de duas horas, com muito pouca acção, com muitos interiore e diálogos muito rápidos, que por vezes nos escapam. Resta ao espectador, encher o olho com o charme dos rapazes, com o guarda-roupa Armani e com um final surpreendente onde Ophrah Winfrey e o seu programa, ajudam no último gag.
Nesta onde de word cinema estreou, finalmente na Quinzena dos Realizadores, a realização colectiva O Estado do Mundo, uma síntese radical da actualidade e das diferenças culturais, produzida pela Lx Filmes e a Fundação Calouste Gulbenkian. O filme é constituído por seis segmentos de 15’, dirigidos por cineastas de horizontes tão diferentes, como Pedro Costa, Apichapong Weerasethakul, Chantal Akerman, Vicente Ferraz, Wang Bing e o cinesata indiano Aysha Abraham, conhecido pelos seus filmes experimentais e as suas instalações.
Martin Scorcese deu a sua Lição de Cinema, e mais do que falar das suas obras, falou da sua nova cruzada para a criação de uma fundação mundial que visa o restauro de filmes célebres, que nunca mais foram projectados ou filmes por descobrir, e que não existem sequer edições em DVD.
Um documentário dedicado a Alexandre Litvinenko, o antigo agente russo envenenado em Londres, entrou in extremis na Selecção Oficial e sera projectado no Sábado. Chama-se Rébellion: L’Affaire Litvinenko, é uma obra de Andrei Nekrassov, um amigo muito próximo do ex-agente russo.
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