Deuxieme


quinta-feira, junho 21, 2007

AFI revela a lista

O American Film Institute (AFI) revelou a nova lista dos 100 Melhores Filmes de Sempre, depois da primeira edição em 1998. Se os três primeiros permaneceram iguais, embora Casablanca tenha trocado com O Padrinho, outros houve que se movimentaram e muito, até mesmo para fora da lista. As maiores subidas foram as de Vertigo (de #61 para #9), City Lights (de #76 para #11), Touro Enraivecido (de #24 para #4), e A Desaparecida (de #96 para #12).

São de assinalar sobretudo as entradas de O Sexto Sentido (#89) e Não dês Bronca (#96). As duas saídas mais difíceis de aceitar serão talvez as de Doutor Jivago (antigo #39) e Amadeus (antigo #53). Eis a lista completa.

100. Ben-Hur
99. Toy Story
98. Yankee Doodle Dandy
97. Blade Runner
96. Do The Right Thing
95. The Last Picture Show
94. Pulp Fiction
93. The French Connection
92. Goodfellas
91. Sophie's Choice
90. SWING Time
89. The Sixth Sense
88. Bringing Up Baby
87. 12 Angry Men
86. Platoon
85. A Night at the Opera
84. Easy Rider
83. Titanic
82. Sunrise
81. Spartacus
80. The Apartment
79. The Wild Bunch
78. Modern Times
77. All the President's Men
76. Forrest Gump
75. In the Heat of the Night
74. The Silence of the Lambs
73. Butch Cassidy & the Sundance Kid
72. The Shawshank Redemption
71. Saving Private Ryan
70. A Clockwork Orange
69. Tootsie
68. Unforgiven
67. Who's Afraid of Virginia Woolf
66. Raiders of the Lost Ark
65. The African Queen
64. Network
63. Cabaret
62. American Graffiti.
61. Sullivan's Travels
60. Duck Soup
59. Nashville
58. The Gold Rush
57. Rocky
56. Jaws.
55. North by Northwest
54. M*A*S*H
53. The Deer Hunter
52. Taxi Driver
51. West Side Story
50. The Lord of the Rings
49. Intolerance
48. Rear Window
47. Streetcar Named Desire
46. It Happened One Night
45. Shane
44. The Philadelphia Story
43. Midnight Cowboy
42. Bonnie and Clyde
41. King Kong.
40. The Sound of Music
39. Dr. Strangelove
38. The Treasure of the Sierra Madre
37. The Best Years of Our Lives
36. The Bridge on the River Kwai
35. Annie Hall
34. Snow White and the Seven Dwarfs
33. One Flew Over the Cuckoo's Nest
32. The Godfather Part II
31. The Maltese Falcon
30. Apocalyse Now.
29. Double Indemnity
28. All About Eve
27. High Noon
26. Mr. Smith Goes to Washington.
25. To Kill a Mockingbird
24. E. T
23. The Grapes of Wrath
22. Some Like It Hot
21. Chinatown
20. It's a Wonderful Life
19. On the Waterfront
18. The General
17. The Graduate
16. Sunset Boulevard
15. 2001: A Space Odyssey
14. Psycho
13. Star Wars
12. The Searchers
11. City Lights
10. The Wizard of Oz
9. Vertigo
8. Schindler's List
7. Lawrence of Arabia
6. Gone with the Wind
5. Singin' in the Rain
4. Raging Bull
3. Casablanca
2. The Godfather
1. Citizen Kane.

Alvy Singer

31 Comments:

Blogger Pedro Pereira 77 said...

Lista dos melhores filmes de sempre (ainda por cima logo 100) sem o Fight Club não me parece muito credível

22 de junho de 2007 às 00:24  
Blogger Carlos M. Reis said...

No cinema, caro haloween 77, o que é a verdade e o que é a razão?

O meu favorito está em 39º (Dr.Strangelove).

Cumprimentos.

22 de junho de 2007 às 09:51  
Anonymous Anónimo said...

Agrada-me sobretudo ver o 'Apocalipse Now' em número 30.

Já não engulo tão bem é o facto de 'Pulp Fiction' estar só no número 94...

22 de junho de 2007 às 11:12  
Blogger Luis Oliveira said...

O meu preferido em 1º lugar!

Uh-woo!

Viva o Citizen Kane, o melhor de sempre.

Pena é só ser uma lista de filmes americanos, porque faltam aí filmes brilhantes. Um top100 sem Rosselini, Fellini, Buñuel, Godard, Truffaut, Tarkovsky, Leone,.... nunca poderá ser um top100 mundial. Por isso, terá de ser chamado "os 100 melhores americanos".

Por outro lado, para mim, incluir o Lord of the Rings no top100 é blasfémia.. Não acho que merece tal coisa, mas é a minha opinião.

22 de junho de 2007 às 11:55  
Blogger Alvy Singer said...

Epá, com essa é que me lixou, Luís. É porque eu defendo com unhas e dentes esta blasfémia. Este não é 'one movie to rule them all' mas, ainda assim, acho que 'Os Senhores dos Anéis' merece, sem dúvida, estar nesta lista. Mesmo que ela não fosse exclusivamente norte-americana.

22 de junho de 2007 às 14:23  
Anonymous Anónimo said...

Estou com o Alvy Singer, Luís. O Senhor dos Anéis, mais do que uma grande adaptação, foi um hino à união no cinema que não quer apenas os "shining boys"americanos...

22 de junho de 2007 às 17:50  
Anonymous Anónimo said...

Essa coisa de o filme ser "americano" porque foi produzido nos EUA, ou porque foi um americano a entrar com o dinheiro não me cai bem.
Digam o que disserem, é estranho ver Sunrise, por exemplo, numa lista de melhores filmes americanos de sempre.

22 de junho de 2007 às 18:33  
Blogger Luis Oliveira said...

Alvy e Lumiere

Eu sei, eu sei. Mas é a tal coisa: não gostei. Eu sei que é estranho mas nunca o colocaria no meu top100. Gostos..

Esse top100, seja americano ou não, se fosse meu ainda mudava muita coisa, a começar pelos primeiros 10. Por isso, é a tal coisa, eleger os melhores de entre tantos é sempre subjectivo.

Cumprimentos.

22 de junho de 2007 às 20:59  
Blogger Alvy Singer said...

Luís, gostos diferentes dá nisto. Também lhe digo que os meus primeiros dez seriam diferentes. Mas, e porque foi o Luís que puxou o tema, se me disser os seus, eu digo-lhe os meus. Suspense no blog.

23 de junho de 2007 às 14:08  
Blogger Luis Oliveira said...

Bom, nesse caso...

Antes de mais, eu nunca seria totalmente verdadeiro se elegesse o meu top10, porque é difícil escolher os meus 10 filmes preferidos. Nem um top25 chegava. No meu profile aqui do Blogger tem alguns, mas é uma mera referência amostral dos meus gostos predilectos.

Mantinha o Citizen Kane, o Godfather, o Casablanca e o Vertigo.

Deste modo, o que eu retiraria desse top10: 4. Raging Bull (muito bom, mas não no top10); 5. Singin' in the Rain (um bocado sobrevalorizado); 6. Gone with the Wind (idem aspas); 7. Lawrence of Arabia (não chega aos 1ºs 10); 8. Schindler's List (nunca melhor do que o 50º lugar); 10. The Wizard of Oz (ok, foi o primeiro filme a côres e é muito metafórico, mas 10º?).

Se fossem só americanos, para colmatar os 6 que retirei, fazia subir ao pódio o 2001 Odisseia no Espaço, o On the Waterfront, o Double Indemnity, o Dr. Strangelove e inseria o Once Upon a Time in America e talvez o Magnolia. A ordem seria indiferente, são todos grandes.

Depois surgiam questões: que filme do John Ford é que eu hei-de colocar? Difícil...

Mas isto, como é óbvio, é uma mera referência, nunca será a minha vontade absoluta, pois como já referi,... não consigo dizer os meus 10 preferidos. É complicado e cruel fazer essa selecção.

Agora é a sua vez. Um já sei: o Annie Hall. E o resto?

23 de junho de 2007 às 15:05  
Blogger Alvy Singer said...

Quando lancei o desafio achei que o Luís ainda demoraria algum tempo a responder, pelo que pensei ter a possibilidade de conceber calmamente esta lista. Assim, estragou-me completamente o esquema. De qualquer forma, penso que os títulos que elejo para o top 10, não são mais do que os 10 DVD’s que possuo aqui em casa, que menos gostava que um qualquer ladrão saqueasse. Se um dia algum gatuno entrar aqui com o intuito de levar os meus míseros pertences, estes seriam os 10 filmes que me fariam ficar mais lixado se ele os levasse. É que ficava mesmo danado. Seriam estes dez, por ordem de enfurecimento.

1. Annie Hall
2. O Padrinho – Parte II
3. Network – Escândalo na Televisão
4. Do Céu Caiu uma Estrela
5. Citizen Kane
6. Casablanca
7. O Crepúsculo dos Deuses
8. Pulp Fiction
9. Há Lodo no Cais
10. Na Sombra e no Silêncio

Não é tarefa fácil, não senhor. E, daqui a dez anos, se nos sentássemos para fazer esta lista novamente, se calhar até trocaríamos algumas coisas, Luís. Deixe-me apenas dizer ainda, que as suas são óptimas escolhas. Relativamente às minhas… Ai de quem tente tirar um destes filmes aqui da estante. Os mecanismos de perseguição são bem mais eficazes do que os que Indiana Jones teve de enfrentar.

23 de junho de 2007 às 15:59  
Blogger Luis Oliveira said...

Ora bolas... sinto-me culpado em apressar essas escolhas. Seja como for, as suas também são de louvar. E quando olho prós seus (exceptuando os 3 coincidentes), penso que também caberiam no meu top10. É a tal coisa..

Gostava de ver o top10 de outros visitantes também. Seria curioso averiguar coincidências. E repito: são gostos, logo não há verdades absolutas. É apenas troca de ideias. Juntem-se à malta.

23 de junho de 2007 às 17:27  
Anonymous Anónimo said...

A pedido do Sr. Luís, e desconsiderando filmes que fazem, ou fizeram parte da lista do AFI, mas que nem por isso considero "americanos" (Sunrise, The Third Man, etc.), aqui está a minha lista:

1. The Big Lebowski
2. The Godfather
3. Night of the Living Dead
4. Manhattan
5. Election
6. Sweet Smell of Success
7. Dr. Strangelove
8. Touch of Evil
9. Adaptation
10. Rushmore

23 de junho de 2007 às 19:04  
Blogger Alvy Singer said...

Não me interprete mal bbrown mas, a isso é que se chama uma lista arrojada. Certamente muitos terão franzido o sobrolho ao olhar, por exemplo, para o seu número 1. Eu fui um deles. Agora, apesar de ser talvez uma escolha pouco convencional, é tão válida como outra qualquer. Aliás, permita-me que felicite em especial as suas escolhas de ‘O Grande Lebowski’, ‘Inadaptado’ e ‘Manhattan’.

24 de junho de 2007 às 01:10  
Anonymous Anónimo said...

Pouco convencional, sim. Arrojada, não sei. Sim, tem muitos filmes recentes, e não tem Keaton, Chaplin, Wilder, Ford, Curtiz, Hitchcock, Hawks, Walsh, Huston, Fuller, Cassavetes, etc., mas caramba, são só dez filmes. Se fizesse uma lista de 25, provavelmente estariam lá todos. E os que lá estão não deixam de ser excepcionais. Ou estou enganado?

24 de junho de 2007 às 03:40  
Blogger Asur said...

1. Godfather
2. Pulp Fiction
3. Godfather 2
4. Thin Red Line
5. Schindler's List
6. New World
7. Butch Cassidy & the Sundance Kid
8. The Royal Tenenbaums
9. Casablanca
10. Vanilla Sky

Infelizmente não arranjei lugar para o Scary Movie 4 :(

Gostei de mtas escolhas acima, especialmente o Inadaptado!

24 de junho de 2007 às 09:45  
Blogger Alvy Singer said...

Ainda não tive oportunidade de ver 'Sweet Smell of Success' e 'Election' bbrown, mas não estou a ver nenhum filme que indique, que não seja excepcional. Para que não restem dúvidas, os seus eleitos são de grande nível.

24 de junho de 2007 às 12:34  
Anonymous Anónimo said...

Quanto a mim, não posso concordar, nem descordar na totalidade a lista do TOP 100, pois não vi todos os filme que consta nela, por isso teria a fazer um juízo errado de um ou outro filme dizendo que este ou aquele não merecia estar na lista , por mero acaso de ainda não o ter visto. Mas, é uma lista, não é nada de axiomático, cada um poderá alterar com os seus motivos e/ou gosto. Pois essas listas variam de pessoa para pessoas de idade para idades e, no meu caso, de ter visto ou não todos os filmes, para mim já é difícil fazer um TOP 50 quanto mais um TOP 10.
quando à lista no TOp 10 da AFI apenas vi quadro deles, tenho aqui o Raging Bull para o ver em breve.
e concordo com o Sr. Alvy Singer quando na sua lista tem em 1.º Annie Hall , não vi todos os filmes de Allen, mas esse é sem dúvida o meu preferido. E a inclusão de Citizen Kane, O Padrinho part 2, e Pulp Fiction não ficam mal na lista não senhor.
Quanto à lista do josé mário, não posso concordar com o N.º10 Vanilla Sky, pois não deixa de ser um bom filme, mas também não deixa de ser um Remake, e nisso o original "abre los ojos" de Alejandro Amembar está, quanto a mim, muito superior.

24 de junho de 2007 às 13:32  
Anonymous Anónimo said...

Diga-se, antes de tudo, que eu coloquei o Vanilla Sky na lista mais por teimosia do que por certeza de que este conste nos top10. É um dos meus favoritos, mas obviamente não quer dizer que seja um dos melhores de sempre...

Eu vi o Abre los Ojos, antes do Vanilla Sky, e achei que o segundo conseguiu ser melhor na maioria das coisas. Com todo o respeito pelo cinema europeu, o ritmo de Crowe veio para mim espevitar muito aquele guião que já de si era optimo. E não acho que o facto de ser remake possa ser usado como defeito de um filme...

Pronto, ok, o Vanilla Sky tem a Cameron Diaz...

24 de junho de 2007 às 13:56  
Blogger Alvy Singer said...

Bem me queria parecer que era essa a razão principal, José.

24 de junho de 2007 às 14:04  
Anonymous Anónimo said...

Então e o "Titanic" ali em 83º. Só sou eu, ou isso não faz uma confusão do caraças? Como é que "12 Angry Men", "Goodfellas" e "Pulp Fiction" podem estar atrás de... "Titanic"?!?!?!?!

24 de junho de 2007 às 15:54  
Anonymous Anónimo said...

Lá está, playstation... Fazendo de advogado do diabo, como é que um dos 3 filmes que mais oscares ganhou poderia não estar no top?

Alvin... ahah

24 de junho de 2007 às 16:25  
Blogger Alvy Singer said...

Fora de brincadeiras, 'Vanilla Sky' tem grandes atributos. A piada foi um bocadinho seca, mas esta sua referência a Cameron Crowe fez-me lembrar que se calhar era capaz de colocar dois filmes dele no meu top 100. Apesar de também ter gostado muito deste remake, como o José, continuo a preferir 'Jerry Maguire' e 'Quase Famosos'. Aliás, o homem não faz filmes maus.

24 de junho de 2007 às 16:43  
Anonymous Anónimo said...

É verdade, com 13 Oscares era obrigatório estar no top. Não devia ser uma razão mas, infelizmente, deve contar, e muito.

24 de junho de 2007 às 16:47  
Anonymous Anónimo said...

pois Ele (Cameron Crowe) não faz filmes maus, até a data gostei de todos com especial atenção para Jerry Maguire, e até gostei muito do seu último trabalho Elizabethtown o filme que para muitos críticos não foi anda bom.

24 de junho de 2007 às 21:18  
Anonymous Anónimo said...

devo confessar que ainda não vi muitos dos filmes que constam nesta lista. Por isso mesmo não vou tecer críticas aos que constam na lista, mas sim aos que fiquei ultrajada por não marcarem presença!!! então onde anda, por exemplo, O Rei Leão, um filme que marcou tanto o cinema animado, e que com certeza todos viram? como pode um filme tão histórico como este não estar na lista e estar antes o Toy Story?? Desculpem, eu sei que gostos não se discutem, mas se tá na lista o Titanic ou mesmo o Senhor dos Aneis, e atenção que não me cabe a mim dizer que não deveriam estar, então onde anda o Rei Leão??

24 de junho de 2007 às 21:35  
Anonymous Anónimo said...

Devo confessar que a lista me desiludiu em alguns pontos, mas que nem sequer vou referir, até porque não vi muitos dos filmes que aqui estão! e sim, sei que em alguns casos, como o Padrinho, isso é chocante!! de qualquer forma, aqui fica a minha lista dos 10:

1- Diamante de Sangue
2 - American History X
3 - The Nightmare before Christmas
4 - O Pianista
5 - Chinatown
6 - les uns et les autres
7 - Clockwork Orange
8 - The Shawshank redemption
9 - The New Worl
10 - Fight Club.

24 de junho de 2007 às 21:48  
Anonymous Anónimo said...

É de louvar o aparecimento (finalmente) do grande filme que é "The Shawshank Redemption" num top10.
Como já devem ter percebido, coloco este filme no meu top10 e não concordo com o seu 72º lugar nessa lista.
Aqui ficam as minhas escolhas:

1. Crash
2. Princesa Mononoke
3. Braveheart
4. The Godfather
5. Hotel Ruanda
6. The Shawshank Redemption
7. Pride & Prejudice
8. A Bittersweet Life (Doce Tortura)
9. The Sound of Music
10. Exiled


PS. Sou um jovem que ainda não viu 1/100 dos clássicos.

24 de junho de 2007 às 23:47  
Anonymous Anónimo said...

Bem ja que nos é premitido partilhar opiniões tao abertamente, a minha lista de filmes muito provavelmente nao me favorecerá a nivel de cultura cinematografica, pois nao vi muitos dos filmes apresentado na lista... Sou um cinefilo mais "contemporanio", fora algumas exepções, e as minhas escolhas recaem em filmes cujo o estilo artistico, filmagem, narrativa e desenvolvimento das personagens me fascinam mais, devido á sua originalidade (mesmo sob forma de adaptaçao), inovaçao e claro, este ou aquele ideal apresentado que me toca mas pessoalmente....

1-Star Wars (triologia original) porque acho simplesmente unico, o primeiro filme(s) que vi, e que nao deixa de ser engraçado, o filme pelo qual comecei a aprender a lingua inglesa.

2-The Fountain, talvez ainda esteja um pouco entusiasmado, pois o vi recentemente, e revelou-se fantastico na minha opiniao, refrescante e arrojado, tanto a nivel tecnico como a nivel de conteudo idealistico

3-INLAND EMPIRE, a forma como o estilo original, creativo e artistico de David Lynch expoe as personagens, quase de uma forma surreal sob uma objectiva digital.

4-Aviador
5-Babel

6-Zodiac,fiquei fascinado pelo caracter obsessivo da personagem principal.

7-Gone with the Wind, penso que pelos mesmos motivos que voces.

8-Letters From iwo jima
9-Resgate do soldado ryan
10-Requiem for a dream

Como qualquer outra lista, a minha esta em conformidade com o meu gosto e ideal de cinema, nao sendo apreciador de filmes "comerciais" mas aprecio a tentativa dos Produtores/realizadores procurarem inspiraçao em temas e filmes classicos, e assim espero que continue...

25 de junho de 2007 às 00:11  
Blogger ॐJohn said...

Nunca deveria ter aberto o blog no horário laboral, já me deu que pensar o resto de tarde! Permitam-me que mostre duas listas: a dos preferidos e a dos melhores, porque, convenhamos, nem sempre são equivalentes...

Os preferidos são:
1- Velvet Goldmine
2- Dangerous Liaisons
3- Marie Antoinette
4- Donnie Darko
5- Goodfellas
6- Manhatan
7- Moulin Rouge
8- Fight Club
9- Waking Life
10- Apocalipse Now

Nos melhores, com opinião mas tentando por o gostinho mais esquisito de lado:

1- Vertigo
2- On The Waterfront
3- Lawrence of Arabia
4- Blade Runner
5- Taxi Driver
6- Annie Hall
7- One Flew over the Cuckoo's nest
8- The Searchers
9- Citizen Kane
10- The Godfather

25 de junho de 2007 às 18:56  
Blogger inêsgens said...

A resposta tardou mas já aqui está:
http://elitecriativa.wordpress.com/2007/06/21/citizen-kane-o-melhor-filme-da-historia-dos-eua/#comment-1212

:)

25 de junho de 2007 às 19:46  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection