Festival de Animação de Annecy - Dia 5
O último dia de competições oficiais em Annecy foi um dos dias altos do festival. A última longa apresentada em competição e também uma das melhores; o japonês "The Girl Who Leapt Through Time", de Mamoru Hosoda, que recebeu o premio de melhor animação japonesa o ano passado nos prémios nipónicos da especialidade. O realizador foi muito aplaudido, e justamente, por esta historia de uma adolescente que consegue dar curtos saltos no tempo, no que é, apesar do seu quadro de ficção cientifica, uma sólida e sensível reflexão sobre as agruras e incertezas da adolescência, que os japoneses conseguem transmitir em animação melhor que ninguém. Não chega à genialidade de "Azur et Asmar" ou "Paprika" nem a qualidade de "Max & Co", mas é um dos bons filmes do certame.
A sessão oficial de curtas foi menos feliz, mas teve, ainda assim, alguns filmes de muito boa qualidade. Um deles foi "The Pierce Sisters", outra proposta diferente da britânica Aardman em animação de computador 2D, realizada por Luis Cook, numa história negra mas muita divertida à beira-mar, envolvendo amor, solidão, morte e... chávenas de chá. Outra boa aposta foi o autobiográfico "Premier Voyage", excelente filme de animação de volumes, dirigido por Gregoire Sivan, sobre as desventuras de um pai na viagem que faz de comboio com a sua imprevisível filha bebe.
Mas o grande evento do dia foi a sessão dedicada à Pixar, com a apresentação da excelente curta "Lifted", nomeada ao Oscar este ano, que deverá passar em complemento de "Ratatouille".
O filme é realizado por Gary Rydstrom, mítico e oscarizado técnico de som de filmes como Parque Jurássico e Titanic, que estava presente para apresentar o filme. Também na sala para responder a perguntas esteve Leslie Iwerks (neta do lendário Ub Iwerks, que criou Mickey Mouse com Walt Disney), como realizadora de um excelente documentário sobre a história da Pixar. Incluindo entrevistas com todas as figuras chave do estúdio, como John Lasseter, Steve Jobs e Ed Catmull, bem como do restante sector da animação norte-americana, o filme é, na verdade, uma história da animação por computador, desde os seus primórdios nos finais dos anos 60, à criação da Pixar em meados de 80, à glória nos anos 90 e à fusão com a Disney já nesta década. O documentário, que teve aqui a sua primeira apresentação ao público, será complementado com um livro, também de Iwerks, a publicar ate ao final do ano.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home