Deuxieme


sábado, junho 16, 2007

Festival de Animação de Annecy - Dia 5

O último dia de competições oficiais em Annecy foi um dos dias altos do festival. A última longa apresentada em competição e também uma das melhores; o japonês "The Girl Who Leapt Through Time", de Mamoru Hosoda, que recebeu o premio de melhor animação japonesa o ano passado nos prémios nipónicos da especialidade. O realizador foi muito aplaudido, e justamente, por esta historia de uma adolescente que consegue dar curtos saltos no tempo, no que é, apesar do seu quadro de ficção cientifica, uma sólida e sensível reflexão sobre as agruras e incertezas da adolescência, que os japoneses conseguem transmitir em animação melhor que ninguém. Não chega à genialidade de "Azur et Asmar" ou "Paprika" nem a qualidade de "Max & Co", mas é um dos bons filmes do certame.


A sessão oficial de curtas foi menos feliz, mas teve, ainda assim, alguns filmes de muito boa qualidade. Um deles foi "The Pierce Sisters", outra proposta diferente da britânica Aardman em animação de computador 2D, realizada por Luis Cook, numa história negra mas muita divertida à beira-mar, envolvendo amor, solidão, morte e... chávenas de chá. Outra boa aposta foi o autobiográfico "Premier Voyage", excelente filme de animação de volumes, dirigido por Gregoire Sivan, sobre as desventuras de um pai na viagem que faz de comboio com a sua imprevisível filha bebe.

Mas o grande evento do dia foi a sessão dedicada à Pixar, com a apresentação da excelente curta "Lifted", nomeada ao Oscar este ano, que deverá passar em complemento de "Ratatouille".

O filme é realizado por Gary Rydstrom, mítico e oscarizado técnico de som de filmes como Parque Jurássico e Titanic, que estava presente para apresentar o filme. Também na sala para responder a perguntas esteve Leslie Iwerks (neta do lendário Ub Iwerks, que criou Mickey Mouse com Walt Disney), como realizadora de um excelente documentário sobre a história da Pixar. Incluindo entrevistas com todas as figuras chave do estúdio, como John Lasseter, Steve Jobs e Ed Catmull, bem como do restante sector da animação norte-americana, o filme é, na verdade, uma história da animação por computador, desde os seus primórdios nos finais dos anos 60, à criação da Pixar em meados de 80, à glória nos anos 90 e à fusão com a Disney já nesta década. O documentário, que teve aqui a sua primeira apresentação ao público, será complementado com um livro, também de Iwerks, a publicar ate ao final do ano.

Luís Salvado

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection