FESTIVAL DE ANIMAÇÃO DE ANNECY -DIA 6 (PARTE 2)

Uma noite de confirmações e surpresas foi o que nos ofereceu a cerimónia de entrega de prémios do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy. Detenhamo-nos apenas nos galardoados mais importantes.
Por um lado, no campo das curtas-metragens as vitórias foram razoavelmente justas. O britânico "Peter and the Wolf", de Suzie Templeton, foi o grande vencedor do festival, conquistando o grande prémio, galardão merecido para o filme mais falado do evento, o que se comprova pela facto de ter ganho também o sempre importante Prémio do Público. As únicas reservas que sobre ele alguns levantavam diziam respeito ao gigantesco custo do filme, 2,6 milhões de euros, e não à sua qualidade intrínseca.
O Prémio Especial do Júri, uma espécie de segundo prémi0 do festival, também foi bem atribuído, ao muito original e graficamente conseguido "The Pearce Sisters", de Luis Cook, uma aposta muito diferente da britânica Aardman, em desenho animado, com uma mulher e uma menina (mãe e filha?) que nada devem à beleza e enfrentam a solidão de forma muito negra e peculiar.
Por outro lado, no campo das longas-metragens, o grande vencedor foi, paradoxalmente, um dos piores, se não mesmo o pior, filme da competição: o norueguês "Slipp Jimmy Fri", de Christopher Nielsen, em animação por computador. Era o filme mais politicamente incorrecto da competição, e esse terá sido o seu trunfo, uma vez que, além de desequilibrado era tecnicamente muito débil. O juri terá querido, talvez, premiar a obra mais adulta, mas acabou por galardoar a mais juvenil da competição, uma vez que toda aquela irreverência surge de forma gratuita e pouco consequente. Quando filmes excepcionais a todos os níveis, como "Paprika", de Satoshi Kon, e "Azur et Asmar", de Michel Ocelot, ficaram de fora do palmarés, a escolha chega a ser ofensiva e ajuda a explicar porque os grandes estúdios nunca colocam os seus filmes neste tipo de competições. Melhor soube julgar o público, que atribuiu o seu prémio à grande revelação da competição de longas: "Max & Co.", de Samuel e Frédéric Guillaume, que conquistou toda a gente com a sua excelente animação de volumes e segurança narrativa. O júri atribuiu ainda uma menção especial, esta merecida, ao encantador filme japonês "A Girl Who Lept Through Time", de Mamoru Hosoda.
A lista integral de prémios pode ser vista no endereço www.annecy.org/home/?Page_ID=603
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home