Deuxieme


quarta-feira, junho 20, 2007

Partilhando experiências

O comentário deixado pelo leitor deste blog José Mário no post sobre o apaixonado beijo entre Roger Rabitt e Bob Hoskins foi o ponto de partida para esta questão.

Não tendo como objectivo obter a idade de quem visita este espaço (mas ficando com uma clara ideia de por onde ela andará), estão sim neste post convidados a deixar o título da vossa primeira experiência cinematográfica, entenda-se, a primeira ida ao cinema. Se tiverem alguma memória do filme que viram, então ainda melhor. Força.

Dando o exemplo, alguns poderão ficar confundidos pelo facto de Annie Hall não ter sido a primeira visita de Alvy Singer a uma sala de cinema. A verdade é que tudo começou com isto.

Em Busca do Vale Encantado (Don Bluth, 1988). Memórias do filme apenas duas: a história em si, que ainda hoje recordo, com algumas lacunas, naturalmente; e as legendas desaparecerem pouco antes de as conseguir ler na totalidade. Porém, esta constante frustração não foi suficiente para arruinar a maravilhosa experiência. Muito pelo contrário. Pode-se dizer que esta deslumbrante produção de George Lucas e Steven Spielberg foi o click deste amor à primeira vista. Foi com esta obra que ele nasceu.

Um belíssimo filme que se assume como uma excelente iniciação para qualquer aspirante a cinéfilo.

Alvy Singer

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não lhe consigo dizer ao certo qual o primeiro, mas posso dizer pelo menos três que devem estar lá perto (sem ordem de visionamento): Fievel, Um Conto Americano; Taran e o Caldeirão Mágico e, espero não estar a falsear nenhuma memória, Branca de Neve e os Sete Anões.

21 de junho de 2007 às 00:17  
Blogger  said...

Confesso que sou optimo nestas coisas de memórias...mas já me sinto algo baralhado porque fui acustumado a ir ao cinema logo nos meus 2,3 anos. Dai a ter a certeza que alguns dos 1ºs que vi foram Sozinho em Casa 2 e Querida Ampliei os Muidos (por acaso ainda gosto de ambos). Contudo sinto-me algo confuso porque tenho ideia de que vi os originais destas duas sequelas também no cinema...não sei ao certo.
Ficam assim estas duas sérias como os meus primeiros filmes no cinema...
abraços

21 de junho de 2007 às 00:46  
Anonymous Anónimo said...

O primeiro filme que vi foi A pequena sereia, no saudoso cinema Império! Era mesmo muito novo, mas recordo bem esta experiência junto do meu avô. Abraços!

21 de junho de 2007 às 10:42  
Anonymous Anónimo said...

É já com muita nostalgia que recordo esses idos tempos de criança, em que pela mão dos meus pais ia ao cinema... Não me recordo da sala ao certo, mas o primeiro filme que vi desta forma foi o sublime "E.T."... Foi tudo espectacular.

21 de junho de 2007 às 13:17  
Anonymous Anónimo said...

Olá Alvin Singer e amigos portugueses... Meu nome é Alex e sou brasileiro... Sou um assíduo leitor deste blog e gostaria de compartilhar com vocês a minha primeira experiência cinematográfica...

Me lembro que minha mãe levava minha irmã e eu quando éramos crianças para assistir aos filmes do quarteto humorístico de muito sucesso aqui no Brasil, Os Trapalhões... Não tenho certeza se algum canal de televisão português já exibiu o programa deste quarteto maravilhoso (que passava na Rede Globo aqui no Brasil, aliás o líder do antigo grupo Renato Aragão, mais conhecido como DiDi, ainda tem até um humorístico na emissora)...

O filme que minha memória guardou para a eternidade desta fase foi o excelente 'O Cangaceiro Trapalhão'...

Um grande abraço a todos!!!

21 de junho de 2007 às 14:26  
Blogger Miguel Ferreira said...

Taran e o Caldeirão Mágico, mas as memórias já são fracas.Depois disso lembro-me de ter ido ver o Olha quem fala no então "novo auditório de cinema de Grândola" (o cinema a sério tinha sido vendido à Igreja Universal).Foi uma estreia a todos os níveis e lembro-me de ter gostado muito, de tudo desde o filme até toda a envolvência de novidade e satisfação que se fazia cheirar na sala.
Abraço

21 de junho de 2007 às 22:40  
Anonymous Anónimo said...

Bem sendo uma cinéfila mais jovem... Titanic.Além dos incríveis (para a época e para a minha idade)efeitos especiais e do som, lembro-me de uma dor de dentes tremenda que começou mesmo no exacto moemnto em que a personagem de Victor garber entregava o colete salva - vidas a Kate Winslet... Embora os filmes de home edition fossem regulares em minha casa. Agora com 17 anos e muito dinheiro investido em dvd e bilhetes de cinema não deixo de me sentir nostálgica da primeira vez que senti a vibração da 7ª Arte. Parabéns ao blog.

21 de junho de 2007 às 23:43  
Blogger Alvy Singer said...

Alex, por aqui conhecemos, e bem, 'Os Trapalhões'. Se a memória não me atraiçoa foi a Sic que exibiu há alguns anos o programa. Agora, confesso que só me recordo deles serem dois, o Didi e o Dedé, e não quatro, como refere. De qualquer forma, o Renato Aragão sempre marcou a diferença com o seu estilo peculiar.

Saudações cinéfilas transatlânticas.

22 de junho de 2007 às 00:20  
Blogger Pedro Pereira 77 said...

Os trapalhões eram quatro no Brasil, mas fizeram durante algum um show em portugal denominado "Trapalhões em Portugal" em que só vieram dois.
Quanto ao meu primeiro filme no cinema foi o Hook, essa grande produção do Steven Spielberg com Robin Williams, Dustin Hoffman e Julia Roberts nos principais papeis.

22 de junho de 2007 às 00:36  
Anonymous Anónimo said...

Com muita nostalgia e relembrando a felicidade sentida nesse dia, recordo-me que viu ver ao cinema Quarteto o "Alex e os seus Amigos". Infelizmente não pude rever esse filme até hoje, mas lembro-me da emoção sentida ao ver, pela primeira vez, um cãozito rafeiro, de lenço vermelho ao pescoço, a saltitar num ecran gigante gigante à minha frente, enquanto eu me perdia numa cadeira certamente grande demais para os meus 4 anitos! Acho que qualquer amante, ou mesmo admirador, da 7ª arte irá sempre recordar a primeira experiência com o grande écran!

22 de junho de 2007 às 03:36  
Blogger João Bizarro said...

Foi um filme que misturava imagem real com animação, em que entrava o Zé Carioca e o Pato Donald. Não me recordo do título português (http://us.imdb.com/title/tt0038166/).
Devia ter uns 5 ou 6 anos.
Por essa altura também vi Uma ilha no tecto do mundo(http://imdb.com/title/tt0071671/).

22 de junho de 2007 às 13:48  
Anonymous Anónimo said...

O porquinho babe.

25 de junho de 2007 às 12:29  
Anonymous Anónimo said...

Bem, estou a ver que sou um "velhote", se a memória não me falha,o 1º filme que vi no cine-teatro da terra, foi "Trinitá - Cowboy insolente".
Também retive, depois disso,como 1ªs impressões desagradáveis (que passaram rapidamente)um filme de Kung FU e O Homem da Lei com Burt Lancaster, devido a algumas cenas em que aparecia sangue e eu não estava habituado (nos westerns da TV não havia sangue.)
Sim, também vi filmes de animação antes, mas só na TV.

26 de junho de 2007 às 22:30  
Anonymous Anónimo said...

Então Alvin e Haloween 77, como dois deles faleceram na década de 1990 (Zacarias, um baixinho careca que usava uma peruca e tinha como marca registrada uma risada hilariante, e Mussum em 1994, um negro alto que tinha como principal característica sua apreciação por uma cachaça, pinga, não sei como vocês chamam por aí em Portugal esta típica bebiba brasileira) é bem provável que este seja o motivo pelo qual vc não conheça o quarteto... O programa que deve ter ido ao ar aí em Portugal não era então o com o quarteto e sim o com a dupla Didi e Dede depois da fatalidade que acometeu o quarteto... Um grande abraço...

28 de junho de 2007 às 19:05  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection