![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhohH1qiR2fCnUsg-dV7S6f6mUcgymWLUXW1OaFCsZ0sRgZaFPBq-yCkm78mIbddoBBfwvpkhuQxwO9NtDLJhHX88LEoIbVA-Ir9V-KjQTOAYILEeaamO0PmS3mNvfPvzt27hxy/s400/jerry3.bmp)
Jerry Goldsmith
10 Fevereiro 1929 – 21 Julho 2004
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGII44kAKsqGR8MJoA1o53SQpPHultnzKqxgVaZ8sKRJgJ66KGBEXMzjZwUI7uy3UmZ-YMKA4aiF-_TWdofq7Uecn4l_6thjOu135EQlP7tFTZI-wYm5cE1gjOJ8HwvC9oe-LI/s200/jerry8.bmp)
Três anos depois da morte do maestro e compositor
Jerry Goldsmith, a lenda continua viva. O seu legado é enorme, e
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiKNcJGEn3pqtCNOwpOR-3mfMu4FN91EDwFQxx6g1co6dvIYB5FQ-GdxXcb0ZJyRPS8YiQFKMladoLXTEq1uowW7a3iYcZYmvu87g7huTeMpoZA2supVSU0VKUknciAvjQncP8/s200/jerry7.bmp)
Goldsmith continua vivo entre nós, através da sua música. Não foi só a sua mestria na arte da composição e orquestração que fizeram dele um dos grandes génios do mundo das bandas sonoras: sabia o momento certo onde colocar a música em benefício do filme, como exemplo veja-se como trata a
sequência final de
Planeta dos Macacos (1968) onde deixa que as imagens falem por si, nos últimos segundos de uma das mais famosas cenas da história do cinema. Venceu
um Óscar, pelo filme
O Génio do Mal, mas podia e devia ter ganho muitos mais. Se em
Alien-O oitavo passageiro a
música “crua” de Goldsmith coloca-nos imediatamen
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj23-2QwWU-noneU8dk7DI0jpgN_p4cI4WqVkUUUndCiQ37hdZELcvJ1_Tb5OFMKJWe1D97gn9vWFY_1DVXdjLvIn0cIV799coo-XciAkV5z1u-dhOi30uysIbX6L5mxUdZ8E_G/s200/jerry6.bmp)
te perante um clima de pura claustrofobia, em
Desafio Total também
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj-wJxCqHnRBR1Uq5ggrEW9uV-ls6wG6ea3bQVRvL3jh9BQaUsKMYlkM6b22wYKX5YJExDVI3fdMz_vHJF_w8QSb6DKW2CktTBtQnfInGg_pCxYsMrCLxHR6efrDfi-ywT5WtH/s200/first.bmp)
dá o mote para o que se segue: duas horas de acção non-stop, no que é já um clássico de acção de Hollywood. Em
A Fúria do Herói o soberbo tema de Rambo surge de forma libertadora quando sabemos que, por agora, Rambo se encontra livre, iniciando-se aqui uma fantástica e longa perseguição. Thank you Jerry!
3 Comments:
Caro Alvy, em relação a "Alien - o 8º Passageiro", a maioria da música que ouve durante o filme não é da autoria de Jerry Goldsmith e alguma da que é, foi retirada de um outro filme para o qual compôs, "Freud".
Era de facto um génio da música, talvez o único a conseguir ombrear com o mestre John Williams e continua a ser, 3 anos após a sua morte, o compositor com mais talento para orquestrar filmes de acção (o outro que lhe fazia frente, infelizmente, também já lhe faz companhia, o saudoso Basil Poledouris). Escolheu dois excelentes trabalhos no género, mas dos Rambos, o 2º (do qual possuo o cd) é a sua melhor composição para a saga. Recomendaria também "The 13th Warrior" e "L.A. Confidential". "Legend", também de Ridley Scott, é deveras interessante também.
Caro Pedro,
Acho que vou passar a assinar os meus posts! :) Não sou o (já) mitico Alvy,mas sim Bernardo Sena!Assim sempre que leres um post relacionado com a música no cinema,já sabes que sou eu!Sim,alguma da música de "Alien" não foi originalmente composta para o filme,incluindo peças de Howard Hanson,Mozart e música do filme "Freud" do mesmo Goldsmith.Além das excelentes bandas sonoras que referiste ainda gostava de referir mais quatro das minhas preferidas do compositor:"First Knight"(uma obra sinfónica portentosa,)"King Soloman´s Mines","Basic Instinct" e "Poltergeist".
As minhas desculpas. É o hábito, eheh. De "First Knight" ouço maravilhas, já vi o filme mas não reti a música (lá vou ter que fazer uma pesquisa, eheh). Também gosto muito de "King Solomon´s Mines", ainda que se note ali uma certa colagem no tema principal ao "Raiders March" de John Williams. Não deixa de ser, mesmo assim, uma banda-sonora excelente. A ver vamos como Brian Tyler (um dos grandes novos talentos) se safa na quarta parte de Rambo.
Enviar um comentário
<< Home