Mais um mistério de J. J. Abrams
Falar sobre Cloverfield é falar sobre um dos maiores mistérios dos últimos tempos. Tudo começou com um teaser exibido antes de Transformers. Sem qualquer explicação, subitamente tivemos direito a estes dois minutos que, ao que parece, dizem respeito ao próximo projecto de J. J. Abrams, um dos criadores de Lost, e realizador de M:I-3.
O facto do teaser vir associado ao filme de Michael Bay foi logo motivo para uma série de suposições. Será que Abrams também vai fazer uma história sobre a invasão dos robots? E será que são estes os invasores alienígenas, ou estamos a falar de outros que ninguém conhece?
Uma outra teoria defende que estas são as primeiras imagens do próximo projecto televisivo de Abrams. Algo que não tivesse directamente ligado a Lost, mas que tornasse possível estabelecer um elo de ligação com a série, posteriormente. Esta tese postula, acima de tudo, que não estamos na presença de um filme. Ou, pelo menos, apenas na presença de um.
Alguns nomes associados a este trailer têm surgido. Quem é Ethan Haas? Quem é Van Mantra? A verdade é que já existem dois sites (Ethan Haas Was Right e Ethan Hass Was Wrong), que procuram ser uma primeira luz iluminadora sobre o filme. No entanto, no fim descobrimos que estes não passam de algo construído por um fã realmente motivado… Ou será que não? De qualquer forma, tenham atenção às estrelas no céu do Ethan Haas was right… Quem é Ethan Haas, ainda ninguém sabe. Mas, que este é o primeiro grande espaço dedicado ao filme, ninguém dúvida. Nem Van Mantra (hum…um link para o wikipedia?). Apenas sabemos que é um dos seguidores de Ethan Haas, seja lá o que isso for.
Depois, porque é que o projecto é primeiramente conhecido como Cloverfield, para agora ser apelidado de 01-18-08? O que é que estes números significam? A data de estreia, dizem uns prontamente. Mas, será só isso? Com Abrams, os números nunca são apenas números. 4, 8, 15, 16, 23, 42…Há ainda quem diga que o filme possa vir a chamar-se Slusho (um termo conhecido para os fãs de Alias).
Uma coisa é certa: as perguntas são muitas. E, quando assim é, é sinal que a maré de entusiasmo tenderá a subir e que o filme ganhará uma visibilidade enorme, tal será a publicidade gratuita. As respostas ainda não são muitas, mas foi aqui que encontramos algumas delas. Para já, aguardemos com serenidade, se for possível. Não nos esqueçamos é de Serpentes a Bordo, e dos seus resultados inesperados.
Alvy Singer
11 Comments:
Realmente o falhanço de todo o marketing por detrás de S.O.A.P. é ainda muito recente, comprovando como nem sempre ouvir os fãs é boa ideia.
Porém com J.J.Abrams penso que a história será outra. O site que Alvy indica não foi feito por nenhum fã, mas faz sim parte integrante do marketing e divulgação do novo projecto de Abrams, assim como a (tão) oportuna entrada na Wikipedia. No link da Hanso Foundation existente no site www.ethanhass.org, apercebemonos de algumas familiaridades com o Dharma Project de Lost.
Já agora o nome Ethan será uma referência ao último filme realizado por Abrams, o M.I:3??
Eu gosto muito de J.J.Abrams e tudo o que vem daquelas ideias por vezes mirabolantes que ele tem. Este é um desses casos. Espero seriamente que não tenha ligação com nada que ele já tenha criado... quer dizer, por menos que não tenha ligação ao ponto de ser necessário ver algo antes de assistir ao filme (?).
Mas pronto, esta coisa toda que ele está a criar é "way too cool" e andar a navegar pelos sites criados é ao mesmo tempo entusiasmante como assustador :P
No site Romans 1:18 há coisas destas:
"Romans 1:18
God’s Wrath on Unrighteousness
For the wrath of God is revealed from heaven against all ungodliness and unrighteousness of men, who suppress the truth in unrighteousness"
Que nos deixam a pensar que o filme poderá ter ligação com isso... mas até que ponto?
Depois também fico "irritado" por não viver nos States porque se eu andasse por lá de certeza que ia procurar por esta SUV (todo-o-terreno):
"I am in need of the driver of an SUV - New York Plate ABZ 3293
He has an item, that is considered a family heirloom.
If you know who this person is, or where I could find him please leave a comment."
Depois para ajudar à festa da confusão neste site http://www.ethanhaaswasright.com/ consegui ultrapassar o primeiro quebra-cabeças e há um video que fala do futuro... e agora estou encravado :P
Vem ainda um blog com coisas estranhas que todos estão a tentar decifrar http://ethanhaaswaswrong.blogspot.com/
em 2000 e tal comentários, pouco ainda se traduziu...
Entre outros tantos que deixam o leitor completamente baralhado e sem saber o que pensar...
Isto poderá ser um pau de 2 gumes, até hoje ele sempre criou coisas sempre de elevada qualidade e mais uma vez acho que está a consegui-lo. Mas por enquanto, pesquisar na net sobre isto, só traz mais confusões...
Cá espero...
Aqui entre nós que ninguém nos ouve, ou muito me engano, ou '01-18-08' não tratará sobre nada disto. Sem grandes especulações, parece-me que esta é apenas uma 'enorme caixa de Pulp Fiction', se é que me faço entender. Receio que este seja um daqueles projectos que coloca ainda mais questões no final do filme, do que aquelas que tinhamos no inicio.
Raramente chego atrasado ao cinema, mas infelizmente aconteceu com o Tranformers.
Fui bem a tempo de ver o filme, mas perdi todo aquele conjunto inicial de trailers para nos adoçar a boca nos próximos tempos.
Posto isto, tou à nora. alguém me dá um link pa eu ver o tal trailer? Agradecia :P
O trailer só deu antes dos Transformers mas nos EUA. Cá em Portugal não deu.
O link está no texto que o Alvy colocou logo de inicio...
Obrigado Marco...
Realmente é um teaser que deixa água na boca e desperta a curiosidade...
A ferocidade das estratégias de marketing dos estúdios nunca deixa de me surpreender. O problema é que quando vejo um "golpe" do género, fico logo de pulga atrás da orelha: "Cloverfield" deve ser tão mau, que esta será a única forma de o vender. Faz-me lembrar o "blairwitch Project". Alguém iria ao cinema ver aquela bosta se tivesse sido "vendido" pelas vias normais?
Abraço,
Bracken
Não acho que seja para esconder qualquer falha ou defeito deste projecto,é sim um modo inovador e fresco de publicidade, ir descortinando aos poucos, deixar o espectador a pensar com o trailer. Hoje em dia isso não acontece, somos bombardeados com centenas de trailers, alguns bons, mas a maioria muito similar, tanto na montagem como na musica. Acho óptimo usarre-se novas estratégias, tanto a nível da montagem, como de tudo o resto(passadno obviamente pelo enorme peso da internet, factor crucial também no fenómeno LOST).Eu adoro este trailer e cada vez estou mais curioso.
Ok, M. Ferreira. Depois de vermos o filme, logo falamos. N te deixes é iludir a priori pelo marketing. Sabes que há muita publicidade enganosa...
Abraço,
Bracken
Bracken
Da mesma maneira que não nos devemos deixar iludir pelas estratégias de marketing, não podemos deixar-nos iludir pelos dissabores do passado e muito menos estar já de inicio a pensar que para se começar com esta estratégia de publicidade é porque o filme não será bom. Isso além de ser completamente errado faz com que mesmo que o filme seja bom, o espectador (neste caso o Bracken) tenha já uma contrariedade para com o mesmo.
Pior do que ir iludido a pensar que é um bom filme, é ir já a pensar que é mau. Porque se se pensar que é bom e depois sair mau, olha, foi mais um no meio de muitos, mas ir a pensar que é mau, e ele ser bom o que acontece é que depois não vemos o que ele tem de bom. Simplesmente estamos já focados a pensar que ele tem muito de mau e muitas vezes nem vamos ver o filme só porque já pensamos isso.
Segundo consta (e segundo se pode verificar em qualquer lado), tudo o que J.J. Abrams cria é envolto em grande mistério e formas diferentes de ser publicitado e nunca tiveram menos qualidade por causa disso, muito pelo contrário.
E tal como o m.ferreira disse, é de louvar que as estratégias passem a ser outras. Não que haja algo de errado com as convencionais, mas se for preciso alguém dar o primeiro passo e arriscar algo diferente, quem sabe se a onda não se alastra ao cinema e passem a tentar também outras coisas...
Marco, eu prefiro ir com as expectactivas em baixo e não começar já a alardear aos sete ventos que, pela campanha, o filme promete, será uma surpresa, blablabla... Prefiro ir desconfiado e ser surpreendido pela positiva. Nessa altura, recomendarei a toda a gente. Até então, desculpem lá, mas a "originalidade" promocional não me convence. É como estar a dizer que determinado produto é muito bom só porque o anúncio está bem concebido. Primeiro, tenho de trincar a batata frita. :)
Abraços,
Bracken
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