O Ultimo Acto do Verão.
Este tem sido um Verão louco. Sequelas intermináveis, trilogias que afinal são o terceiro episódio de muitos, a estreia, em média, de blockbuster por semana, enfim… A tempestade para muitos, de um vento semeado talvez por muito poucos. Olhando para trás, e correndo o risco de me estar a esquecer de um ou outro titulo, direi que as únicas verdadeiras surpresas agradáveis deste Verão, até ao momento, foram A Rapariga Morta, Ocean’s Thirteen, Os Simpsons – O Filme e À Prova de Morte. Ainda falta ver Transformers e Die Hard 4.0, de qualquer forma, não era bem este o balanço esperado a esta altura do campeonato. Quando Zodiac chegou até nós, ainda faltavam estrear todos os grandes filmes da temporada. O filme de David Fincher fazia adivinhar um verão como nenhum outro… e, talvez tenha sido, mas por outros motivos. Não pretendendo pintar um cenário demasiado negro, direi apenas que existe uma luz ao fundo do túnel. A par do já referido Ratatouille, que estreia daqui a duas semanas, outros títulos há que merecem a nossa atenção antes da chegada do Outono. Um deles é já esta quinta-feira, e ainda falaremos dele aqui antes do fim-de-semana. No entanto, de todos eles, destacaria aquele que tem estreia marcada precisamente para dia 20 de Setembro, último dia de Verão. Dizem os peritos que quem ri por ultimo, ri melhor. Com este senhor não me tenho rido muito. Mas isso não significa que os filmes de Jason Bourne não sejam um divertimento à brava. Daqui a dois meses, quando o filme estrear, existe material mais do que suficiente para fazer um post por dia, relativo a cada participante no filme, apenas para justificar o porquê de ir vê-lo ao cinema. A todos aqueles que ainda não viram os dois primeiros capítulos, não deixem para amanhã aquilo que podem fazer hoje. Vejam já, porque assim ainda vão a tempo de rever depois, antes que chegue este…Ultimato.
Alvy Singer
4 Comments:
O Zodiac subiu muito a fasquia de qualidade para os restantes filmes de 2007, até agora foi o meu filme preferido deste ano e pelos titulos anunciados não estou a ver ninguém roubar-lhe o podium.
Os filmes do senhor Bourne (para mim) não são "divertimento à brava". Nunca achei piada alguma ao The Bourne Identity nem ao The Bourne Supremacy, simplesmente achei entediante e sem o mínimo de interesse...
Se é assim que o Verão acaba depois de filmes, esses sim com divertimento à brava, então é sem dúvida um dos piores finais de Verão a que já assisti.
Mas por menos... o Verão acaba pessimamente, enquanto que a próxima estação começa em grande com o Planet Terror e (espera-se que seja bom) Stardust.
P.S.: o Alvy deixou escapar dois dos filmes que a meu ver foram dos melhores que este Verão nos trouxe. Viu outros igualmente bons, como Death Proof ou Dead Girl, mas os mais explosivos foram aqueles que lhe passaram ao lado. Não que vá alterar muito o que disse, mas talvez ajudasse a não ter visto esta estação como "negra".
Não me diga nada, Marco. Estou aqui que nem posso, por ainda não ter visto esses dois. Sim, de facto falar em época negra é excessivo. Direi talvez que está a ser um Verão cinematográfico equivalente ao metereológico. O tempo que vai fazendo é bom, mas nunca sabemos se é suficiente para ir à praia.
A saga de Jason Bourne é das melhores sagas do cinema de acção que apareceu recentemente. Acção com miolos. Recomenda-se...
Enviar um comentário
<< Home