A propósito de 'Coração Selvagem'
Ao comprar este filme hoje recordei os velhos tempos. Isto porque até hoje só tinha visto este filme de uma forma: VHS. Uma preciosa gravação aquando da sua passagem por um dos canais da televisão portuguesa assinalou a minha primeira visita ao mundo de David Lynch. Mal sabia o que iria encontrar. Instantaneamente, a cassete deste filme tornou-se numa daquelas que, todas as semanas, descobria o caminho marítimo para o vídeo. Por mais que ela quisesse, não saia de lá. Lembro-me de seleccionar cenas específicas de diferentes filmes, entre os quais este, e colocar as respectivas cassetes em pilha, umas em cima das outras. Colocava depois a cassete no vídeo, uma a uma, e fazia aquele fast foward até chegar a cena pretendida. Se fosse a ultima cena, como por exemplo a de Na Sombra e no Silêncio ou Casablanca, tinha de passar pelo filme todo… Mas valia sempre a pena.
Confesso que um dos meus mais recentes objectivos de vida é recuperar em DVD todos os filmes que tive em VHS. Alguns ainda por ali andam. Mas, infelizmente, muito raramente lhes dou atenção. Alguns porque a qualidade da fita já não é a mesma, outros porque o hábito já se alterou em demasia. Injustamente, porque grande parte desta cinéfilia nasceu com uma cassete de VHS. Ainda há por aí alguém que recorra a este saudoso formato?
Alvy Singer
8 Comments:
Durante muitos anos usei o VHS, desde o vício de gravar todos os filmes que passavam na TV, às séries, ao "Bastidores de Hollywood", aos telediscos, enfim... até ao orgulho de finalmente poder comprar originais de que tanto gostava. A lista era imensa mas os preços não ajudavam... foi quando o DVD começou a preencher as prateleiras das lojas que tive oportunidade de comprar algumas fitas que "agora" já estavam a um preço apetecível... escusado será dizer que as voltei a comprar em DVD, algumas claro.
Ainda tenho uns quantos VHS originais que gostava de ter também em DVD, mas vai com o tempo.
Finalmente revi esse delicioso filme em DVD, comprei há pouco tempo a edição especial em promoção, que agora está ainda a um preço mais baixo, coisas do mercado...
Filmes não faltam... espaço nas prateleiras lá de casa é que vai faltando!
:)
Abraço
Não comprei muitos filmes em VHS, pelo que foram poucos aqueles que tive de substituir quando chegou o DVD (alguns ainda guardo por não estarem disponívis por cá em formato digital; "Os Suspeitos do Costume" (!), por exemplo). Mas sim, uso o VHS quase diariamente para gravar um filme ou uma série na televisão que na altura não tenho tempo para ver.
Sr. Alvy Singer, proponho um post a alertar os cinéfilos portugueses para a exibição de um dos grandes documentários do ano passado, "Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple", hoje à noite na RTP2. Não vai estrear cá em sala, e não está disponível em DVD, pelo que é uma oportunidade a não perder. A não ser, claro, que os senhores da RTP estejam a gozar connosco mais uma vez, anunciando um filme que depois acaba por ser substituído por um episódio do Mr. Bean.
Filmes em VHS só de animação. São uns 30.
Mas um amigo há pouco tempo emprestou-me o "Space Jam" nesse formato pelo que tenho de ir à garagem buscar o vídeo, passados todos estes anos.
VHS só quando quero recordar "Weekend At Bernie's". O resto da colecção já está na estante, mas em DVD.
Um abraço!
De vez em quando lá terá que ser, até porque tenho uma enorme colecção de filmes gravados (e originais) em VHS.
Alguns verdadeiras reliquias (como aqueles ciclos que passavam no 5 noites, 5 filmes na RTP2).
Uns vou tentando substituir em DVD outros nem por isso, até porque estão editados (os filmes do Luis Buñuel, por ex.).
Com muita pena minha já tive de fazer uma "matança" a algumas cassetes mais velhinhas porque o espaço está apertado...
Obviamente que quis dizer que os filmes do Buñuel NÃO estão editados
Todos os meus filmes que tinha em VHS, já foram devidamente substituídos em DVD. Já não os uso porque actualmente não tenho vídeo! Ah, mas tenho saudades de estar à espera até ás tantas para gravar algum filme ou ver os VHS até a fita ficar rompida e ver mais formigueiro no ecran do que a imagem do filme!!!
Mas a actualmente o DVD reina, e como tal, a minha antiga videoteca, foi substituída pela minha actual DVDteca!!!!
Eu ainda tenho o meu VHS ao lado do DVD, pelo menos onde eu moro é muito complicado arranjar filmes bons, ja com uma certa idade em dvd, sou forçado a usar VHS, ainda ébastante versatil
Enviar um comentário
<< Home