Ainda Bernstein e "The Man With the Golden Arm"
The Man With the Golden Arm (1955)
O filme de Otto Preminger com Frank Sinatra e Kim Novak, é um drama passado no submundo das drogas e do jogo num bairro no sul dos Estados Unidos. Nunca antes tinha Elmer Bernstein composto uma partitura jazzística para um filme, mas Preminger pede ao compositor uma música apropriada envolvendo o uso de “instrumentos de jazz”. O resultado final é um híbrido, pois além de uma convencional orquestra sinfónica, surgem na banda sonora diversos ensembles de jazz que incluíam aliás grandes nomes do jazz da altura como o trompetista Shorty Rogers ou o baterista Shelly Maine. Toda, ou quase toda a partitura foi escrita em pauta, exceptuando alguns momentos de improvisação de Rogers e Manne sobre 32 compassos anotados por Bernstein. E se a música é de facto de excepcional qualidade, não foi a primeira a trazer para o cinema a sonoridade jazzística. Já antes, o compositor Alex North tinha baseado a sua partitura para A Streetcar Named Desire (1951) de Elia Kazan, em elementos rítmicos e harmónicos do jazz. O que se segue é a abertura da autoria do mítico Saul Bass (já aqui referida há umas semanas pelo Alvy Singer) com o famoso tema de Bernstein a criar o ambiente.
Bernardo Sena
1 Comments:
Curioso é que, no Streetcar, no famoso momento em que Stella desce as escadas de encontro a um Kowalski ajoelhado, o trecho era jazzístico, mas a censura mandou substituir à época por um arranjo clássico, embora a montagem dos planos tivesse permanecido igual. Curioso como a sugestão da sexualidade era toda da música e bastou a substituição desta para alterar todo o ambiente da cena...
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