Mostra de Veneza 2007 - DIA 3
DIA 3, Sexta, 31 de Agosto
GEORGE, O MAG-NÍFICO
A assinatura do spot da Martini, passo a publicidade, em que George Clooney contracena com a modelo chilena Leonor Varala, a toureira que castra o touro e que agora começa a passar nas televisões, serve perfeitamente, para caracterizar a interpretação do actor, em Michael Clayton, de Tony Gilroy (o argumentista do primeiro filme da série Bourne que estreia agora a sequela Ultimato), e que como realizador estreia-se agora na competição de Veneza. Clooney num registo, curiosamente muito semelhante a Syriana, inclusive na temática do filme, mas agora sobre a corrupção, a especulação financeira e a fusão de empresas, arranca novamente uma notável interpretação, no advogado justiceiro Michael Clayton, um personagem com uma vida privada confusa e instável, mas que não abdica da descoberta da verdade. Michael Clayton é uma filme complexo, à imagem de Syriana, mas é também um verdadeiro filme-denúncia, a lembrar um sub-género em voga nos anos 70 de Alan J. Pakula ou mesmo Sidney Pollack, (que faz um pequeno papel) e em que o actor e de uma forma altruísta prescindiu do seu cachet, pela importância do papel e desta obra que vai chegar certamente aos Oscar, pela sua diferença.
Por falar em filmes denúncia, Brian De Palma, partiu do YouTube e do blog de um soldado americano em missão no Iraque, para construir, Redacted, uma ficção-documental, sobre um caso verídico da violação de uma jovem de 14 anos, por cinco soldados americanos em 2006 nos arredores de Mamhudya.
Mudando algo de registo Scarlett Johasson, que infelizmente por razões contratuais não vai poder estar no Lido, é a protagonista de The Nanny Diaries, de Shari Springer Berman e Robert Pulcini uma rapariga, que decide ser temporáriamente ama numa familia rica de Nova Iorque, em prejuizo de uma carreira à altura dos seus estudos universitários, isto numa doce homenagem à mais famosa ama da história do cinema: Mary Popins.
Por José Vieira MENDES
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