Bem vistas as coisas, um anúncio é um pequeno filme.
A vantagem dos anúncios é que não demoraram tanto tempo a fazer como uma longa-metragem e, se for preciso, ainda dão mais dinheiro. Não será esse o caso destes quatro exemplos que se seguem, estamos em crer. Estas são apenas quatro contribuições de diferentes personalidades ligadas ao cinema, à arte da publicidade. O artigo em questão é esse mítico cartão, o American Express. Dos quatro, talvez os de M. Night Shyamalan e Wes Anderson sejam os menos originais. Não que a falta de originalidade seja má. Significa apenas que serão talvez duas ideias que naturalmente sairiam da cabeça de um cineasta. Sobretudo o de Wes Anderson, claramente dois minutos à Rushmore.
No entanto, são os de Scorsese e Winslet que mais rapidamente me levariam a adquirir este cartão. O do mestre, pelas verdades a brincar sobre a sua obsessão e constante autocrítica. Simples, mas eficaz.
O da menina Winslet, pela forma despreocupada com que vai analisando uma carreira como poucas, onde o que não falta são grandes filmes.
Alvy Singer
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