Deuxieme


quinta-feira, setembro 20, 2007

PREMIERE: Um Adeus Português

Foi durante um ano (e um ano apenas) que escrevi sobre cinema na Premiere. Foi há um ano (e há um ano apenas) que comecei precisamente pelo cinema português (“Transe” de Teresa Villaverde). Tal como há um ano (e um ano depois) termino precisamente pelo cinema português (“O Capacete Dourado” de Jorge Cramez). E eu que não acredito em coincidências, dei por mim a encontrar na história deste círculo fechado a expressão comum de uma actriz maravilhosa: Ana Moreira. És a face do cinema português. Foste a face que abriu e fechou esta minha viagem tão curta (um ano assim nunca chega para viagem nenhuma).
Perdoa-me Teresa Villaverde se não perdoei ao teu filme o tom céptico com que admoestavas a natureza humana. Perdoa-me Jorge Cramez se encontrei no teu filme a imagem de esperança que faltava a este país. Raramente gostámos de nós próprios. Raramente vamos querer viver tanto como depois daquele fogo de artifício, daquela roda na estrada, daquela voz de António Variações nos créditos finais. O fim da Premiere é um pouco isso: não querer sair da sala depois de um grande filme.
A Premiere para mim foi um grande filme. Cinco estrelas. Comprar novo bilhete para a próxima sessão. Teclar uma sms entusiasta para o grupo de amigos inteiro. Esperar ansiosamente o lançamento no DVD. Ir mostrar à namorada, aos pais, aos avós. Pendurar o cartaz na parede do quarto. E a acompanhar, um óptimo elenco: o Zé, o Luís, o Tiago, o Nuno, o Rui, o Marco, o Bruno, o Basílio, o João (só excelentes “actores”), mais todos aqueles que por lá passaram (ou até mesmo aqueles com quem nunca me cruzei). Daqui vai um Oscar sentido para cada um.
Perdoem-me agora os leitores, mas não irei pedir nunca desculpa do que escrevi. Perdoem-me, mas acontece que tenho uma razão simples: estes foram os meus olhos. Estes foram os meus sentimentos. As minhas emoções. As minhas palavras. E não se pede desculpa daquilo que somos. Uma coisa eu sei: andamos todos há demasiado tempo (e há mais de um ano certamente) a maltratar o cinema português. Sem a Premiere, e isto também eu sei, é todo o cinema que vai ficar maltratado.
Quem vai discordar do texto do crítico? Quem vai vibrar com o texto do crítico? Quem vai sonhar com a próxima estreia? Quem vai ter notícias dos bastidores? Quem vai saber o que custa a um actor interpretar o papel da sua vida? Quem vai saber o que custa a um realizador fazer um filme? Será que deixámos de querer saber?
Quanto a esta nota de despedida, não é defesa do cinema português. É defesa do cinema, apenas. Da palavra. Das emoções. Dos sentimentos. Do olhar. Não deixem de olhar. A Ana Moreira sorri finalmente. E o sorriso dela já ninguém nos tira. Ninguém me tira da sala de cinema. Se procurarem por mim é aí que me encontrarão.

David Mariano

2 Comments:

Blogger Cristina said...

Simplesmente magnífico! Fiquei tocada com este texto pela sua emoção e franqueza. Espero que no meio saibam interpretá-lo. Parece que ninguém (mesmo pessoas como eu que não são leitoras assíduas da revista) ficam indiferentes à mágoa que se sente por toda a redacção.

Sinceramente, espero que a imprensa saiba aproveitar a ideia da Premiere para avançar com uma revista portuguesa do género. O Cinema,em geral, e os seus amantes, em particular, precisam de uma "voz" e "olhos". Aposto que será bem acolhida por todos.

Boa sorte para o futuro!

20 de setembro de 2007 às 16:49  
Anonymous Anónimo said...

Um grande abraço e um bem haja por todo o vosso trabalho.

Não irá morrer na nossa memória e não deixaremos de olhar.

Sou viciado em olhar.

Força!

20 de setembro de 2007 às 19:58  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection