Deuxieme


sexta-feira, outubro 26, 2007

Assim, ficamos na dúvida se valerá mesmo a pena.

Há assuntos sobre os quais nos podemos atirar de cabeça. Outros há, em que devemos avançar com alguma relutância. Este é um daqueles em que a palavra relutância talvez ainda fique um pouco aquém do que se pretende transmitir. Sobretudo porque receio aqui ser mal interpretado.

Ontem, mais ou menos por esta hora, ou seja, ao início da madrugada de quinta-feira, tive oportunidade de visitar o Cinecartaz do Público, um hábito semanal adquirido já há muito tempo, de modo a ver as sessões que existiriam de Rescue Dawn – Espírito Indomável. No site do jornal, ao ver que o espaço de acesso ao Cinecartaz não tinha qualquer imagem, achei que ainda não tinha sido feito o download completo da página, razão pela qual ainda não estaria ali a fotografia do filme em destaque da semana. Após algum tempo de espera, lá carreguei na placa escura do Cinecartaz. Ao aceder finalmente, foi possível verificar o desenho de uma sala de cinema, praticamente vazia, onde, por cima de uma cadeira, um balão com um Z, aludia ao único espectador na sessão, ensonado como tudo. No texto ao lado era possível ler a justificação. Em traços gerais, afirmava que a equipa de críticos do Público não tinha considerado qualquer estreia desta semana como merecedora de destaque, pelo que sugeriam o visionamento de um outro filme que já tivesse chegado nas semanas anteriores.

Hoje, a meio do dia, lá surgiu o filme em destaque, Os Seis Sinais da Luz. Se esta escolha não tivesse surgido, este post serviria, acima de tudo, para nos debruçarmos sobre as possíveis razões que levam toda uma equipa de críticos a não encontrar um filme de eleição, numa semana em que a qualidade, aparentemente, não é assim tão má. Assim, somos obrigados, não só, a colocar esta questão, porque durante doze horas foi esta a recepção a todos aqueles que entraram no Cinecartaz, como também, perguntar o porquê desta escolha. É claro que a resposta pode ser Porque não? No entanto, se já era difícil engolir que não estreava nenhum filme de jeito esta semana, quando nos chega um título de Herzog com Christian Bale; um outro com Donald Sutherland e Ralph Fiennes; e ainda um com Vanessa Redgrave, Toni Collette, Meryl Streep, Claire Danes e Patrick Wilson, mais estranho é que, quando se elege um filme que não é nenhum destes, se avance primeiro com um discurso de que nada presta. Ainda podíamos pegar no facto de A Estranha em Mim não ter sido o destaque da semana passada mas, já nem vamos por aí. Há coisas que são difíceis de entender.

Alvy Singer

10 Comments:

Blogger João Bizarro said...

Pois é. Acabaram com a Premiere e agora ficamos entregues aos bichos.

26 de outubro de 2007 às 10:13  
Anonymous Anónimo said...

E não esquecer que esta semana estreou ainda O Escafandro e a Borboleta de Julian Schnabel (realizador de Before Night Falls), que teve críticas muito positivas nos festivais de Cannes, Toronto, Nova Iorque e Chicago.

E já agora que esse filme que eles escolheram como o destaque da semana anda a ser tratado pela crítica americana como um dos piores do ano.

Andam a dormir, de certeza.

26 de outubro de 2007 às 10:45  
Anonymous Anónimo said...

Entregues aos bichos é elogio...então e o "A outra margem" não valerá a pena? Gostei das cenas que vi...

26 de outubro de 2007 às 10:45  
Anonymous Anónimo said...

"... afirmava que a equipa de críticos do Público não tinha considerado..."

Desculpa, Alvy, chamaste-lhes críticos?!

Hum... a nomear "The Seeker" como a estreia da semana e ignorar assim outros tantos como o "Evening", "Rescue Dawn", etc... acho que eles são como criancinhas a brincar aos cinemas... mas críticos, não!

26 de outubro de 2007 às 10:55  
Blogger Unknown said...

Já não é a primeira vez que essa... gentinha faz esse tipo de coisa e nem será a última.

Só acho estranho uma coisa, como é que ninguém reclama com o público por ter responsáveis pela parte de cinema que são tão incompetentes, o que também me leva a pensar que o país ou não lê o público, ou não liga a cinema... (prefiro acreditar a 100% na primeira).

26 de outubro de 2007 às 11:02  
Blogger alive said...

Eu já há muito que deixei de ler as críticas do público... Lia só as da Premiére.
Só vou a esse site para ver realmente as sessões e os horários das salas de cinema.

26 de outubro de 2007 às 12:58  
Blogger Alvy Singer said...

Acredito que a equipa por detrás destas escolhas, não só percebe de cinema à brava, como está sempre em cima do acontecimento, no que a estreias nas salas diz respeito. Por isso mesmo é que tenho alguma resistência em aceitar, sobretudo, esta última sugestão. Porque, outras semanas existiram em que a opção foi também questionável. É por essa razão que me pergunto às vezes se isto se resume apenas a gostos muito diferentes, ou à adopção duma posição que, de tão inflexível, não permite ver as estrelas quando o sol se põe. Epá, esta ficou bonita.

26 de outubro de 2007 às 15:53  
Blogger Luis Oliveira said...

Eu não concordo quando dizem que os críticos do Público não são adequados ou credíveis. Digo mais: acho que são mesmo os melhores do país, em matéria profissional claro. Porque treinadores de bancada todos somos.

Não concordam com isto desta semana? So what? Opiniões diferentes é o que mais há. E as deles parecem-me sempre muito acertadas. Dou-lhes claramente o benefício da dúvida.

E não.. apesar de me chamar Luís Oliveira, não sou o Luís Oliveira do Público. Só para o caso de, coiso e tal...

26 de outubro de 2007 às 16:59  
Blogger Rafael Fernandes said...

É assim, Eu costumo consultar muito o cinecartaz, para ver horarios de cinema etc. E o que aconteceu já vi muitas vezes e quando estreiam grandes filmes. Eles metem isso no inicio quando ainda nao tem nada para la meter, e dias depois ja lá estao filmes em destaque.

Mas ja tinha reparado nisso ja me aconteceu 2 ou 3 vezes ler essa mensagem um pouco parva mesmo... mas passado um dia ou dois já tem la o destaque. É apenas alguem que se atrasa no seu trabalho.... ando eu desempregado.

26 de outubro de 2007 às 18:00  
Anonymous Anónimo said...

Cada qual tem a sua opinião, e gostos não se discutem... até aqui estou de acordo.

Mas uma coisa é o que eu gosto... outra coisa é eu ser profissional!

Se o tempo (esse ser estranho) se perdesse e se misturassem épocas e esta semana (por obra e graça do Espírito Santo) fossemos premiados com a as estreias de
"E Tudo o Vento Levou",
"Silencio dos Inocentes", "Titanic",
"Colisão" e ...
"O Guarda-Fraldas"...

e algum sujeito viesse dizer que a estreia da semana era esta obra-prima do Eddie Murphy, porque o resto nada prestava...

Acho que escuso de continuar!

Quem não sabe falar de cinema, malta, não é nenhuma tragédia! Mas por favor, fale de outra coisa... pesca, por exemplo! ou então aprenda um pouco antes de abrir a boca!!!!

26 de outubro de 2007 às 21:57  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection