Deuxieme


quinta-feira, novembro 22, 2007

O Melhor Injustiçado.

Por motivos neste espaço já descritos, até ao próximo dia 05 de Dezembro será difícil contribui para o Deuxieme com mais do que dois ou três posts por dia. Então quando chega a noite de quarta-feira, assinalado que está o meio da semana, o cansaço nota-se ainda mais, até porque ainda não há aquela motivação de amanhã ser o último dia antes do descanso. Ainda faltam dois para isso.

Numa altura destas, em que deste lado a participação terá de ser forçosamente menor, seria bom que os posts tivessem o sumo suficiente para durar mais algum tempo. Para não ser só chegar aqui, ler e partir para outra. Quer dizer, partir para outra é sinal de movimento. E, movimento é sinal de vida. Talvez por isso, partir para outra até não seja uma coisa assim tão má. No entanto, não é isso que se pretende com este texto.

Aquilo que se pretende aqui é conduzir os visitantes deste espaço a uma discussão profunda e intensa, como aquela demonstrada nesta imagem de Anatomia de um Crime, no limiar da ofensa verbal, sobre a justiça dos Óscares na sua principal categoria.

A questão é simples: Qual o filme que mais merecia ter ganho o Óscar de Melhor Filme? Dando o mote: Dr. Strangelove. Esta é uma derrota que me continua atravessada, como uma boa espinha. Atenção, isto não quer dizer que My Fair Lady é o pior filme de sempre a ser galardoado com a principal estatueta. Essa distinção pertence a um outro título.

Alvy Singer

33 Comments:

Blogger Carlos M. Reis said...

Tou contigo no Dr.Strangelove. Porque é inadmissível (para mim como é óbvio) que o melhor filme de sempre não seja considerado o melhor filme do ano, seja em que ano for ;)

Um abraço Alvy!

22 de novembro de 2007 às 01:17  
Blogger Diogo Ramalho said...

O Dr. Strangelove é sem margem de dúvidas uma espinha requintada na garganta, mas há mais...um dos mais recentes para mim é o The Insider!

22 de novembro de 2007 às 01:27  
Blogger Rita Pereira Trindade said...

Essa do Dr. Strangelove foi realmente um crime.
Para mim (e fico-me pelas injustiças cometidas nos últimos 20 anos...) três dos maiores injustiçados foram: Fargo, Os Condenados de Shawshank e Goodfellas. Mas houve muitos outros.

Já que o Alvy deu o mote, devíamos aprofundar essa questão pertinente que foi deixada no ar no final do post: qual foi afinal o pior filme vencedor do Óscar?

22 de novembro de 2007 às 01:41  
Blogger freakyanas said...

Para mim, o filme que mais merecia ter ganho o Óscar de Melhor Filme é sem dúvida o Eternal Sunshine of the Spotless Mind! Mas ganhou o Óscar de Melhor Argumento Original, que na minha opinião é dos prémios mais importantes porque sem um bom argumento, não há um bom filme.

22 de novembro de 2007 às 03:15  
Blogger Cataclismo Cerebral said...

Citizen Kane...

22 de novembro de 2007 às 07:43  
Anonymous Anónimo said...

Estou com o Cataclismo Cerebral: Citizen Kane

22 de novembro de 2007 às 09:42  
Anonymous Anónimo said...

Não tenho dúvidas sobre a minha resposta à tua pergunta, Alvy:

Os Condenados de Shawshank

Não admira que no IMDb seja (considerado pelos votantes) o 2ª melhor filme de sempre.

22 de novembro de 2007 às 09:52  
Blogger João Bizarro said...

Há tantos. Aliás, é raro o ano que eu concorde com a Academia.

Mas pegando no Dr. Strangelove foi de facto um crime essa obra prima não ter ganho o Oscar de melhor filme.

22 de novembro de 2007 às 09:57  
Anonymous Anónimo said...

Taxi Driver.

O facto do Mulholland Dr. nem sequer ter sido nomeado é a maior piada de todos os tempos :/

22 de novembro de 2007 às 10:42  
Blogger l00ker said...

Os Condenados De Shawshank

22 de novembro de 2007 às 11:28  
Blogger Unknown said...

Há muitos e quase todos já referenciados aqui:

Os Condenados de Shawshank
Taxi Drive,
Citizen Kane
Pulp Fiction
Gangs de Nova Yorque
Era uma vez na America
Feios, Porcos e Maus

22 de novembro de 2007 às 11:33  
Anonymous Anónimo said...

Txiii... não se pode deixar no mesmo saco os Gangs de Nova Iorque e os Condenados de Shawshank!
Em máfias, ainda se aceita o Era uma vez na América, mas Gangs de NY nunca.

Também ficaram a aguar o Oscar de melhor filme: a Missão, a Vida é Bela e, outros já referidos, como Tudo Bons Rapazes.

Abraços

22 de novembro de 2007 às 12:50  
Anonymous Anónimo said...

Nos piores, há dez anos - Titanic.

22 de novembro de 2007 às 12:53  
Anonymous Anónimo said...

Dr. Strangelove é uma grande injustiça não ter ganho um Oscar...mas é um filme incómodo, como aliás quase todos do Kubrick....para mim uma das grandes injustiças e já não é novidade, é Barreira Invísivel, do Terrence Malick, não ter ganho um Oscar pois é um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos! Apesar de tudo Alvy não sei onde arranjas energias para tanto post....abraço!

22 de novembro de 2007 às 13:56  
Anonymous Anónimo said...

Pulp Fiction e Seven.
Eu ainda continuo com o Departed na graganta...

22 de novembro de 2007 às 14:00  
Blogger Luís A. said...

assim à primeira vão três:
Raging Bull em vez de Ordinary People
Taxi Driver em vez de Rocky
Pulp Fiction em vez de Forrest Gump

22 de novembro de 2007 às 14:09  
Anonymous Anónimo said...

Eu realmente acho que foi mesmo "Pulp Fiction" (como é possivel nao ter ganho?).

Em relação a "Taxi Driver" ter perdido para "Rocky", eu acho justo. Ambos sao grandes filmes, mas a ingenuidade de Rocky continua a ser a minha preferência...

22 de novembro de 2007 às 14:32  
Blogger Pedro said...

O Despertar da Mente ou mesmo O Fiel Jardineiro.

22 de novembro de 2007 às 16:44  
Blogger Unknown said...

Esqueci-me de outros dois:

"Os suspeitos do costume" e " Cidade de Deus"

Embora ganhando o Oscar de Melhor filme estrangeiro, podemos incluir aqui "Cinema Paradiso" já que alguém meteu " a Vida é Bela"?

22 de novembro de 2007 às 17:32  
Anonymous Anónimo said...

Há injustiças e injustiças, há aqueles que são nomeados e perdem, e os que nem nomeados são.

Independentemente disso, há dois que acho que pelo menos um oscarzinho de consolação mereciam:
"Requiem for a Dream" e, claro, "Léon".

22 de novembro de 2007 às 17:51  
Blogger Pedro Pereira 77 said...

há tantos, mas agora só assim de repente, estou-me a lembrar de 3:

- Laranja Mecânica de Kubrick
- Se7en de David Fincher
- Cães Danados de Tarantino


http://www.fightclub77.blogspot.com/

22 de novembro de 2007 às 19:45  
Blogger Pedro Pereira 77 said...

Já agora... quanto a piores, talvez ainda encontre mais que injustiçados, pois raramente percebo as escolhas da academia (principalmente nos últimos anos). Este parece-me flagrante... Chicago

22 de novembro de 2007 às 19:49  
Anonymous Anónimo said...

Decididamente "The Shawshank Redemption" ; "Seven" ; "Taxi Driver".

22 de novembro de 2007 às 20:15  
Anonymous Anónimo said...

Pulp Fiction!, apesar de achar o Forrest Gump um excelente filme.

Frankie, não podes falar no Pulp Fiction e no The Shawshank Redemption pois são do mesmo ano!

22 de novembro de 2007 às 21:41  
Anonymous Anónimo said...

Mas também temos que admitir, no ano de 1995 era difícil escolher qual o melhor; entre Forrest Gump, Shawshank Redemption e Pulp Fiction não me consigo decidir.

22 de novembro de 2007 às 22:12  
Anonymous Anónimo said...

Ainda metia aí ao barulho o Léon (opinião pessoal, claro).

22 de novembro de 2007 às 22:37  
Blogger Juom said...

Tenho de ir pelo "Taxi Driver", um dos meus favoritos de todos os tempos. Ainda assim, apesar de "Rocky" não ser nenhuma obra genial, ao menos foi uma escolha de que ainda hoje se fala com regularidade, e toda a gente conhece a personagem. Mas "Taxi Driver" não tem rival :-)

O mais fraco a ganhar, fazendo um exercício rápido de memória desde 1990, teria de ir para "Shakespeare in Love". Sinceramente, passados todos estes anos, há mesmo alguém que adore o filme?

22 de novembro de 2007 às 22:54  
Blogger Pedro said...

Shakespeare in Love até é um filme razoável de se ver, mas a concorrer para óscar tendo como adversários A Vida é Bela, O Resgate do Soldado Ryan, Elizabeth e The Thin Red Line, acho que não merecia o óscar. Até que a minha escolha, para esse ano, teria sido outro filme que não chegou a ser nomeado, American History X

23 de novembro de 2007 às 00:16  
Anonymous Anónimo said...

Realmente, o ano de 1995 deve ter sido um dos mais dificeis para o júri, senão vejamos:

Forrest Gump
Four Weddings and a Funeral
Pulp Fiction
Quiz Show
The Shawshank Redemption


Além destes tambem se podia ter juntado Ed Wood.

23 de novembro de 2007 às 00:23  
Blogger Ricardo-eu said...

Este comentário foi removido pelo autor.

23 de novembro de 2007 às 18:03  
Blogger Ricardo-eu said...

é difícil dizer qual foi o filme mais injustiçado, mas claro nunca é fácil. fui á base de dados do site dos oscars e tive a ver todos os nomeados para melhor filme (os mais velhinhos, não os conhecia) no entanto penso que qualquer Kubrick que não tenha ganho (nunca ganhou um de melhor filme nem realizador acho eu)é um injustiçado, por isso e segundo a minha pesquisa foi o laranja mecânica, o strangelove e acho que é só (coitado do 2001).
nos clássicos está claro citizen kane, sunset blvd. e streetcar named desire.
dos mais recentes, pulp fiction e the thin red line e claro goodfellas.
mas para mim o mais injustiçado de todos é ... (tambor) The elephant man, para mim um dos mais belos e emocionantes filmes (chorei tanto que parecia um torneira), e claro é um Lynch.
comentando os comentários. gangs of NY nem mercia a nomeação, e o departed é "indiscutivel" que era o melhor do ano (penso eu de que) e já agora era para ver os nomeados injustiçados ou os filmes injustiçados, por que se vamos a isso ficamos aqui a noite inteira. mas se for por isso, vai já, la strada (fellini) e o cinema paradiso são dois.

23 de novembro de 2007 às 18:17  
Blogger Rafael Fernandes said...

Pulp Fiction...
Um ainda nao mensionado, A Vida não é um sonho (Requiem for a dream) que passou totalmente despercebido em Portugal. Laranja Mecânica, Lost highway

24 de novembro de 2007 às 21:50  
Blogger Ricardo said...

Só alguns exemplos:
1994 - Os condenados de Shawshank em detrimento do Forrest Gump e (para pena de muitos) Pulp Fiction;
1950 - Eva em vez de All the king's men
1968 - Um leão no inverno em vez de Oliver
2002 - O Pianista em vez de Chicago
2001 - O Senhor dos Anéis: a irmandade do anel em vez de Uma mente brilhante;
1990 - Tudo bons rapazes em vez de Danças com lobos;
1976 - Taxi Driver em vez de Rocky;
1958 - Os audaciosos em vez de Gigi;

26 de novembro de 2007 às 17:56  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection