Deuxieme


quinta-feira, janeiro 31, 2008

Já temos vencedores. E vêm com uma pergunta.

A primeira nota terá que ir para os onze votos de Heath Ledger. Ainda assim, o reconhecimento do seu Ennis Del Mar, em Brokeback Mountain, misturado com a homenagem não chegou para bater o magnifico desempenho de Edward Norten em América Proibida (Tony Kaye, 1998), eleito como o melhor da sua geração com quinze votos, pelo seu retrato de Derek Vinyard. Nesta categoria, ao contrário da outra, ainda houve um despique bastante interessante.

A determinada altura, quase que deixou de valer a pena contar os votos para Melhor Actor, tal era a supremacia demonstrada. No entanto, decidimos continuar, quanto mais não fosse por curiosidade. Para ver por quantos é que Johnny Depp ganhava. Em 52 votos, o actor arrebatou 28 designações, dando assim uma coça de todo o tamanho a Edward Norton, Leonardo Dicaprio, Christian Bale e Philip Seymour Hoffman. Não restou qualquer dúvida. Agora, posto isto, há uma pergunta que se impõe e que não poderia ser mais oportuna, não estivesse Johnny Depp nomeado para o Oscar de Melhor Actor por Sweeney Todd. Até que ponto é que uma carreira brilhante pode influenciar a atribuição deste prémio? Por um lado, haverá seguramente quem defenda que Johnny Depp já merecia um Oscar. Ao mesmo tempo, com a mesma dose de certeza, haverá também quem defenda que não. E, como em tudo na vida, uma terceira opção, decorrente da junção da abcissa x) com a ordenada y), diz-nos que haverá quem ache que Depp podia até ter ganho um Oscar, mas que é aceitável ainda não ter acontecido. A questão que aqui se coloca não é se Depp tem um rol de interpretações superior ao dos seus colegas. Muito provavelmente, terá. No entanto, porque o Oscar premeia o trabalho desenvolvido num determinado ano, é legitimo pensar que alguém pode ter arrancado uma performance notável que, por acaso, suplantou a daquele que já tantas vezes fez um bom trabalho. Com a breca, quem ler isto até vai pensar que sou daqueles que acha muito bem Depp estar agora sentado em casa sem menos um pisa papeis. Acima de tudo, só não estou ainda convencido quanto a esta justiça na atribuição de um Oscar a Johnny Depp. Senão vejamos com quem competiu o actor em edições anteriores:

1990Eduardo Mãos de Tesoura (Não nomeado)

Kevin Costner – Danças com Lobos
Robert De Niro – Despertares
Gerard Depardieu – Cyrano de Bergerac
Jeremy Irons – Os Reveses da Fortuna
Richard Haris – The Field

1994Ed Wood (Não nomeado)

Tom Hanks – Forrest Gump
Nigel Hawthorne – The Madness of King George
Morgan Freeman – Os Condenados de Schawshank
Paul Newman – Nobody’s Fool
John Travolta – Pulp Fiction

2003 - Nomeado

Johnny Depp – Piratas das Caraíbas
Jude Law – Cold Mountain

Ben Kingsley – Uma Casa na Bruma
Bill Murray – Lost in Translation
Sean Penn – Mystic River

2004 – Nomeado

Don Cheadle – Hotel Ruanda
Johnny Depp – Finding Neverland
Leonardo DiCaprio – O Aviador
Clint Eastwood – Million Dollar Baby

Jamie Foxx – Ray

2005Charlie e a Fabrica de Chocolate (Não nomeado)

Heath Ledger – Brokeback Mountain
Philip Seymour Hoffman – Capote
Terrence Howard – Hustle & Flow
Joaquin Phoenix – Walk The Line

David Strathrain – Boa Noite e Boa Sorte

Antes de darmos o tema por terminado, uma palavra de agradecimento a todos pela participação nesta votação. Muito obrigado.

Alvy Singer

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

sem dúvida que depp é um actor fantástico, daqueles que quem começam aspiram ser, e que muitos que ja tem carreira gostavam de igualar. um rol de papéis muito interessante e uma capacidade de ser qualquer personagem. MAS, por muito bom actor que seja, e será sem dúvida um dos melhores da sua geração e penso que qualquer dia um dos melhores de sempre, na realidade ainda não teve hipótese real na luta por um oscar. é muito interessante colocar aí, alvy, os nomeados nos anos em que depp teve chances. nos anos em que era de facto forte candidato, os papéis não são reais nomeados, quero dizer, cpt jack sparrow não ia ganhar o oscar para melhor actor, e esse parece.me o ano onde teve melhor hipótese. capote e ray não deram chance nos últimos anos de depp, e este ano daniel day-lewis esmaga a concorrência apesar de ainda não ter visto o depp. penso que a dificuldade que terá sempre em ser real candidato está naquilo que o torna um actor e um profissional tão distinto: a escolha de papéis tão interessantes como
estranhos ou bizarros, e o método que exigem esses papéis. o que o torna tão especial pode bem torná-lo "inoscarizavel". abraço alvy luís

31 de janeiro de 2008 às 03:30  
Blogger João Bizarro said...

Às vezes ter uma excelente carreira, recheada de grandes interpretação não significa que se mereça ganhar um Oscar de melhor actor, porque este premeia o trabalho desenvolvido num determinado filme.

De todos esses filme penso que ele poderia ter ganho em 94 (apesar da excelente interpretação de Tom Hanks) e em 2004.

Mas isto é só a minha opinião.

Já agora, apesar de não ter votado na interpretação do Edward Norton, fico contente pois é dos meus actores favoritos desta geração e tem uma interpretação estrondosa nesse filme.

31 de janeiro de 2008 às 10:27  
Anonymous Anónimo said...

Guardem as pedras, por favor, mas acho que Johnny Depp não mereceu ainda ganhar um Oscar. Talvez deveria ter sido nomeado por “Eduardo Mãos de Tesoura” mas, mesmo aí perderia até para Robert De Niro. Em 94 considero justa a sua não nomeação por “Ed Wood” e nos outros anos acho que perdeu sempre para uma interpretação melhor. Agora, se estivermos a falar em termos de carreira a conversa é outra… Aí merecia um Oscar.

31 de janeiro de 2008 às 11:40  
Blogger meldevespas said...

O Johnny Depp é realmente uma força da natureza, tem uma carreira já longa e recheada de belíssimas interpretações, mas, na minha opinião, que é minha e só minha, ele tem vindo a estar "agarrado" a um determinado tipo de papel, e é preciso mostrar um pouco o outro lado de depp.
Refiro-me especialmente ao universo de Tim Burton, na maior parte das vezes encarnado no próprio Depp, ou o contrário, os papeis mais importantes dele chegaram pela mão do universo singular de Tim Burton. Ate~ção, que eu sou uma super fã de Burton e tb de Depp, mas talvez falte a este actor "aquele" papel, "o" que vai provar a categoria que todos já lhe reconhecemos. Nesse dia ele será sem dúvida Óscarizado. Não me parece que seja ainda este ano....
Em relação aos anos em que esteve nomeado, a competição era "bárbara", especialmente no ano em q ganhou o Sean Penn, e em q era impossivel o "boneco" ter ido parar a outras mãos.

31 de janeiro de 2008 às 11:42  
Anonymous Anónimo said...

O Johnny Depp é um actor notável! Estraordinário. O rol de papeis diferentes que já desempenhou é fenomenal.
Concordo com o que o Alvy disse. Ele já poderia ter ganho o Oscar (não era nenhuma injustiça), mas teve sempre concorrentes à altura que disputaram com ele a estatueta.

E quê? Eu não penso que o Johnny Depp saiu todos estes anos derrotado do Kodak Theatre. Bem pelo contrário. Todos os anos solidifica a sua posição de remarkable actor.

Alguém se lembra se o Benicio Del Toro (um bom actor) ganhou um oscar? Sim, ganhou. Lembram-se do filme? Ou do discurso?
Hum... e da Jennifer Hudson (sem querer tirar o mérito do Oscar que recebeu que ainda foi o ano passado)? Será que daqui a 5 anos ainda vamos reconhecer o seu nome quando o ouvirmos?

Daqui a uns anos ninguém se lembra do discurso do Del Toro, ou de que a Miss Hudson ganhou um Oscar na sua estreia no cinema...
Mas ninguém se esquecerá dum senhor que dá pelo nome de Martin Scorsese. Alguém se esqueceu de que ele já ganhou um Oscar? Alguem se esqueceu por que filme foi? Ou alguém se esqueceu de como lho foi entregue. Esse não foi o dia 25 de Fevereiro de 2007! Foi o dia-em-que-o-Martin-Scorsese-ganhou-finalmente -um-Oscar. Está lá. Está lá no calendário.

Existe uma diferença... a Jennifer Hudson levou para casa uma estatueta. O Scorsese levou muito mais.

O Johnny Depp, tenho a certeza, nesse dia levará muito mais que uma estatueta. Muito mais que um pisa-papeis. E também dele nunca ninguém se esquecerá. E aposto com quem quiser que nesse dia receberá aplausos for each and every single movie that he have ever done.

31 de janeiro de 2008 às 12:00  
Blogger João Bizarro said...

Como disse o Jon Stewart:

"Three 6 Mafia, 1 - Scorsese, 0"

Mas o Scorsese deu a volta na 2ª parte...

31 de janeiro de 2008 às 12:08  
Anonymous Anónimo said...

Excelente comentário Daniel Ferreira!
A verdade é essa: como os outros já têm a estatueta a tendência é achar que eles é que a mereciam, mas tenho a certeza de que se Depp tivesse ganho nas vezes em que esteve nomeado ninguem ia achar injusto, pelo contrário, iam achar que finalmente se fez justiça. E não faria sentido dizer que o oscar era para o conjunto de interpretações ao longo da carreira porque tenho a certeza de que na noite em que Depp ganhar o Oscar, vai merece-lo pelo papel a que está nomeado.

Agora vamos lá ver se o pessoal da academia não se pôe com aquela coisa de "ele é mesmo bom, vamos dar a oportunidade a este e deixar o Depp para o próximo ano...". E só lhe dão o Oscar quando ele já estiver a usar placa para os dentes.

31 de janeiro de 2008 às 12:39  
Blogger Joana said...

relativamente ao ano de 2004,como ja disseram ali em cima acho que foi realmente o ano em que Johnny Depp teve mais hipoteses, e acho que devia ter ganho!No entanto esse foi o ano em que Sean Penn finalmente ganhou o oscar..Nao me parece que tenha sido bem entregue. Independentemente do filme, o oscar de melhor actor deve ir, na minha opiniao e em ultima analise, para aquele que fez um trabalho que nenhum outro faria! Consigo ver varios a fazer o papel de Sean Penn e nao consigo apontar nenhum que trouxesse tanto ao Cpt Jack Sparow como Johnny Deep trouxe! Que corresse tantos riscos, que fizesse um interpretação tao brilhante, diferente e memoravel! A Academia fez uma aposta segura ao escolher Sean Penn e em simultaneo homenageou o actor pela obra até ali realizada! Nao me convence,Johnny Depp devia ter ganho o oscar em 2004!

31 de janeiro de 2008 às 12:56  
Anonymous Anónimo said...

Antes de mais, apenas uma pequena correcção matemática (apesar da sua pouca pertinência para o tema....). O eixo dos "y" denomina-se ordenadas e não coordenadas... atribui-se este nome ao conjunto de pontos (x,y)!
Concordo com o facto de os prémios da academia atribuirem o prémio à melhor interpretação do respectivo ano...apesar de tudo! No entanto, apesar do grande prestigio que é vencer o galardão, ser nomeado várias vezes ao prémio, penso que consolida mais a carreira de um actor. Veja-se o caso de Peter O´Toole, por 8 vezes nomeado para melhor actor e por 8 vezes saindo de mãos vazias (ganhou um Oscar honorário)! Ou o caso de actores bastantes mais novos, como Kate Winslet, que apenas com cerca de 30 e poucos anos já recebeu nomeação para o Osacar por 5 vezes! Isto é que define verdadeiramente um grande actor...
Se este ainda não for o ano de Johnny Depp, o reconhecimento como um dos 5 melhores do ano pelos seus pares já é uma grande razão para gritar vitória! A verdade é que cada um deles merece o prémio, e decidir por um não será fácil!!!

31 de janeiro de 2008 às 14:27  
Blogger Alvy Singer said...

Foi um erro de coordenação, Paulo. Obrigado pelo reparo. E, tem toda a razão, não é por nunca ter ganho um Oscar que Peter O’Toole, ou qualquer outro actor, deixa de ser um profissional bestial. Oito nomeações só são aplicáveis àqueles que aliam um terrível dom a uma genialidade de todo o tamanho.

31 de janeiro de 2008 às 14:43  
Blogger Pedro Pereira 77 said...

2004 é claramente o ano em que foi feita a maior injustiça para com Johnny Depp... Sem sobra de dúvidas que ele foi melhor em Finding Neverland que Jamie Foxx em Ray

31 de janeiro de 2008 às 19:10  
Blogger thrausos said...

Daniel Ferreira, é isso mesmo! Excelente comentário.

Concordo também com o Paulo no exemplo de Peter O'Toole.

Para prémio de carreira, existe o Oscar Honorário.

Seja como for, penso que não será este ano o ano de Depp, ainda não... Passo a explicar.
Tive oportunidade de ver Sweeney Todd (e vou comentar no post indicado ao filme), vi um depp muito bom, mas não tão bom como noutras interpretações.

Não superior a Jack Sparrow, por exemplo. Isto é a minha opinião!

E diga-se, já agora, que como Depp vão haver outros... Christian Bale prepara-se para ter uma carreira muito sólida, bastante reconhecida, e apesar disso, ainda não se viram nomeações aos Óscares, apesar de considerar que seriam merecidas. por exemplo, no Maquinista!

1 de fevereiro de 2008 às 01:46  
Blogger thrausos said...

Só um à parte, digam lá se Johnny Depp não daria um grande vilão de Batman?

Um Pinguim, ou O Enigma. Combinava!

1 de fevereiro de 2008 às 01:57  
Anonymous Anónimo said...

A questão é que o Norton fava um bom Jack Sparrow, mas o Deep não fazia o que o Norton fez em "America Proibida".

1 de fevereiro de 2008 às 21:51  
Blogger thrausos said...

Paradiso, acho que isso é uma falsa questão...

Por acaso não vejo Norton como Jack! Jack foi criado por Johnny Depp!

Cada actor encarna a sua própria personagem!

Acho que o ponto de comparação é sempre aquela interpretação que mais impressiona! E Norton em América Proíbida impressona mais que Jack Sparrow!

2 de fevereiro de 2008 às 02:10  
Blogger João Bizarro said...

O desempenho do E. Norton no American History X é de facto impressionante mas para mim o melhor desempenho dele foi no 25th Hour.

Só aquele monólogo em frente ao espelho é de deixar um gajo arrepiado.
Faz lembrar aqui o meu amigo Travis...

2 de fevereiro de 2008 às 10:21  
Anonymous Anónimo said...

Não é que não concorde com o que o Daniel Ferreira disse acerca de Depp. Ele é, de facto, grande e já conquistou um lugar de referência no mundo do cinema e na nossa memória, independentemente dos prémios que possa receber ou não... Fiquei foi desapontada com a, perdoe-me a expressaão (talvez demasiado forte), displicência com que falou de Benicio Del Toro, um actor fantástico e que merecidadamente recebeu o Oscar pelo seu desempenho em Traffic - eu não esqueço!-, e que eu creio firmemente nos vai continuar a brindar com grandes personagens.
Quanto ao comentário da Joana, que diz que o Sean Penn não mereceu o Oscar que recebeu porque vê vários actores a fazer o papel de Jimmy Markum... Os papeis são absolutamente singulares... ninguém o faria daquela forma, ninguém. Nem o fantástico Johnny Depp. Não quero dizer que o acho incapaz de desempenhar o papel, pelo contrário, mas quantos Hamlets (por exemplo) já existiram, foram criados e recriados, por diferentes actores? A excelência de um não apaga a excelência de outros. Simplesmente são diferentes. E escolher na diferença não é nada fácil.

3 de fevereiro de 2008 às 17:01  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection