Sundance.
Quando o Festival vai já no seu quarto dia, é vergonhoso que ainda não tenhamos dedicado algumas linhas a Sundance. Até porque, a cada ano que passa, cada vez mais vai ganhando consistência a ideia de que este é o Little Mister Cannes do Tio Sam. Com a devida distância, até porque um tem idade para ser pai do outro, Sundance afirma-se como mais do que, simplesmente, a principal montra do cinema independente. Para muito boa gente, o festival de Park City é o tudo ou nada na sua carreira cinematográfica. Imagine-se o que seria se o Mariachi do Robert Rodriguez ou o Clerks de Kevin Smith tivessem dado para o torto. Depois de um ter disponibilizado o próprio corpo para testes médicos, de modo a ganhar uns míseros sete mil dólares, e do outro ter gasto todas as suas poupanças, se as coisas não tivessem corrido bem, certamente que os pais lhes teriam dado um valente par de tabefes e dito qualquer coisa como, Vê lá mas é se arranjas um emprego. Para muito cineasta, Sundance é a porta da entrada para o mundo encantado do cinema. Para outros, apenas um sonho tornado realidade, do qual nunca se esquecerão de ter participado. Uma espécie de Dakar, se quisermos.
Todavia, para além desta aura de exame de admissão, o festival tem vindo a assistir desde o seu início às mudanças da indústria. Hoje, a linha que separa o indie do filme feito nos grandes estúdios é mais ténue do que nunca. Alguns filmes independentes apresentam orçamentos bem jeitosos, enquanto os estúdios já se dão ao luxo de lançar filmes com orçamentos mixurucas. Mas, será que só o dinheiro envolvido é que define o estatuto da obra? Certamente que não. Contudo, nesses aspectos, então, nem se fala. Há muito que os elementos indie se imiscuíram na máquina de Hollywood e, a não ser que esteja escarrapachado a cada frame, é muito difícil distinguir entre ambos nos dias de hoje. Alguém poderá afirmar seguramente que Crash – Colisão (Paul Haggis, 2004) não é um filme independente? Ou será que é? Enfim, não é para ocupar desnecessariamente o tempo com questões irrelevantes que estamos aqui.
A ideia passa tão-somente por fazer um breve apanhado dos principais filmes presentes, este ano, em Sundance. A procissão ainda agora vai no adro e os prémios só chegarão lá mais para o final da semana. De qualquer forma, aqui ficam os títulos mais apelativos à primeira vista. Ao longo dos próximos dias, vamos tentar fazer a cobertura possível do evento, a dez mil quilómetros de distância. Bolas, depois do Euro 2004, do Rock in Rio e do Dakar, será que ninguém se lembra de trazer para cá um festival deste gabarito? Parece que já estou a imaginar o Presidente da Câmara Municipal de Loulé a dar as boas vindas ao presidente do júri, Sean Penn, no Cannes 2008, ali para os lados de Vilamoura. Com isto tudo, já nos perdemos. Eis os títulos a ter em consideração:
Documentário
Roman Polanski: Wanted and Desired (Marina Zenovich)
Competição Dramática
- American Son (Neil Abramson) - Nick Cannon, Melanie Diaz, Matt O’Leary, Tom Sizemore, Jay Hernandez, Chi McBride.
- Choke (Clark Gregg) - Sam Rockwell.
- Downloading Nancy (Johan Renck) - Maria Bello, Jason Patric, Rufus Sewell.
- The Last Word (Geoff Haley) - Winona Ryder, Wes Bentley, Ray Romano.
- The Misteries of Pittsburgh (Rawson Marshall Thurber) - Sienna Miller, Peter Sarsgaard, Jon Foster, Mena Suvari, Nick Nolte.
- Phoebe In Wonderland (Daniel Barnz) - Elle Fanning, Felicity Huffman, Patricia Clarkson, Bill Pullman.
- Pretty Bird (Paul Schneider) - Billy Crudup, Paul Giamatti, Kristen Wiig.
- Sugar (Anna Boden e Ryan Fleck) – Algenis Perez Soto.
- Sunshine Cleaning (Christine Jeffs) - Amy Adams, Emily Blunt, Steve Zahn, Mary Lynn Rajskub, Alan Arkin.
- The Wackness (Jonathan Levine) - Josh Peck, Ben Kingsley, Famke Janssen, Olivia Thirlby, Mary Kate Olsen and Method Man.
Premieres
- Assassination of a High School President (Brett Simon) - Mischa Barton, Reece Daniel Thompson, Bruce Willis, Michael Rapaport.
- Be Kind Rewind (Michel Gondry) - Jack Black, Mos Def, Mia Farrow, Danny Glover.
- The Deal (Steven Schachter) - William H. Macy, Meg Ryan, LL Cool J.
- Diminished Capacity (Terry Kinney) - Matthew Broderick, Alan Alda, Virginia Madsen, Dylan Baker.
- The Escapist (Rupert Wyatt) - Starring Brian Cox, Joseph Fiennes.
- Untraceable (Gegory Hoblit) - Diane Lane, Colin Hanks.
- The Great Buck Howard (Sean McGinly) - Colin Hanks, John Malkovich, Emily Blunt, Tom Hanks and Steve Zahn.
- Sleepwalking (Bill Maher) - Nick Stahl, AnnaSophia Robb, Charlize Theron, Dennis Hopper and Woody Harrelson.
- Smart People (Director Noam Murro) - Dennis Quaid, Sarah Jessica Parker, Thomas Haden Church, Ellen Page, Ashton Holmes.
- Towelhead (Alan Ball) - Aaron Eckhart, Maria Bello, Toni Collette, Summer Bishil.
- Transsiberian (Brad Anderson) - Woody Harrelson, Emily Mortimer, Thomas Kretschman, Ben Kingsley.
- What Just Happened? (Barry Levinson) - Robert DeNiro, Bruce Willis, Sean Penn, Catherine Keener, Stanley Tucci and John Turturro.
Etiquetas: Sundance
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home