Stephenie 'J.K. Rowling' Meyer.
Se passearmos pelos corredores da Fnac, por estes dias, constatamos que Stephenie Meyer chegou, viu e venceu. Em abono da verdade, nem é preciso ir à loja. Basta ir ao site, olhar para o top de livros mais vendidos, e verificar que Eclipse, Lua Nova e Crepúsculo ocupam as três primeiras posições. O primeiro livro da saga Luz e Escuridão, cuja adaptação ao grande ecrã já passou por cá, encontra-se em terceiro lugar. Cabe ao terceiro capítulo, Eclipse, que deverá ter direito a uma adaptação ao Cinema lá para finais do próximo ano, a honra de liderar o top. Lua Nova chegará às salas norte-americanas a 20 de Novembro deste ano, e está na segunda posição. Parece que o fenómeno chegou a terras lusas. Terá sido o filme de Catherine Hardwicke a provocar este assalto às prateleiras das livrarias, ou isto não passa de um boca-a-boca à escala mundial, em todo o seu esplendor, à bela maneira de Harry Potter? De notar também que, quase sem darmos por ele, sossegado no seu canto, em sexto lugar deste mesmo top, está o conto de F. Scott Fitzgerald.
Bruno Ramos
Etiquetas: Crepúsculo, Eclipse, Lua Nova
3 Comments:
É difícil explicar um fenómeno deste tipo. Ainda não vi Twilight mas já li o livro e acho que não devemos compará-lo a Harry Potter. Porque se o fizermos damos de caras com um desnível demasiado acentuado, com um desequílibrio qualitativo não só a nível da história como a nível da prórpia escrita. Rowling criou um universo intemporal, cheio e complexo, pleno de tudo aquilo que nos fascina. Meyer escreveu uma leve história de amor. Só isso.
não acho que a história de amor seja leve, mas por outro lado também não creio que seja justo fazer estas comparações ou colocar tanta pressão em torno de uma colecção de livros para jovens. há que ter em conta os públicos-alvos a quem os livros/filmes, etc se destinam.
dito isto, sou fã dos livros, ou melhor, da versão original dos livros, pois em português estão cheios de gralhas e ainda não saiu o último de todos.
do filme só não sou mais fã porque não gostei dos desempenhos dos actores, o guião e a realização não são do pior, mas também não são do melhor. os actores é que são mesmo fraquitos!!!
pelo menos as capas são bonitas
Enviar um comentário
<< Home