Previsões - Melhor Filme.
Eis que somos chegados à principal categoria. À última da noite. Aquela que só lá para as cinco da manhã terá um vencedor. O Oscar de Melhor Filme é, para muitos, um dos que já está atribuído. O filme de Danny Boyle é o grande favorito e, muito boa gente acha que The Curious Case of Benjamin Button, Milk, The Reader e Frost/Nixon, nem cócegas conseguirão fazer. Até pode ser. No entanto, nada nos garante que a Academia não fará uma das suas, e atribua a estatueta a um dos outros quatro. Vejamos como estas cinco películas se comportaram ao longo da temporada.
Slumdog Millionaire, com dez nomeações, leva vantagem. Disso, não tenhamos dúvidas. O filme ganhou nos Globos de Ouro, Screen Actors Guild, Directors Guild, Producers Guild, Writers Guild, American Society of Cinematographers, American Cinema Editors, Art Directors Guild e BAFTA. Tudo. O primeiro filme a fazê-lo. Da mesma forma, caso não ganhe esta noite, torna-se na primeira obra a triunfar nestes predecessores, e falhar o Oscar. As probabilidades e estatística jogam a seu favor. Será uma enorme surpresa, se Slumdog Millionaire não vencer na categoria de Melhor Filme. The Curious Case of Benjamin Button é o mais nomeado. Treze, no total. No entanto, o troféu mais importante que ganhou até agora foi o de Melhor Realizador, na National Board of Review. Como Melhor Filme, nem nos principais círculos de críticos. Já com Milk, a história não é bem assim. Nos Broadcast Film Association Awards, o filme ganhou na categoria de Melhor Elenco. Nos círculos de Nova Iorque, São Francisco, e Southeastern, Melhor Filme. É, para Roger Ebert, a melhor película do ano. Ebert, o mesmo que previu a vitória de Crash. Frost/Nixon, de Ron Howard, tem poucas hipóteses. O círculo de Las Vegas perdeu-se de amores pela obra, e atribuiu-lhe o galardão de Melhor Filme. Único prémio do género. Ganhar esta noite seria o início de um tumulto. Por sua vez, a vitória de The Reader seria o princípio do fim da Academia. As múltiplas vitórias de Kate Winslet catapultaram o filme de Stephen Daldry, que não venceu o principal prémio, em qualquer um dos barómetros da temporada. Triunfar esta noite, serviria apenas para homenagear Sydney Pollack e Anthony Minghella.
Bruno Ramos
4 Comments:
Não tenhamos dúvidas: Slumdog Millionaire é o filme do ano! Ponto. Mas, barbáries dessas já aconteceram... a última talvez em 2005 quando Crash levou o Oscar para casa...
Não querendo ser do contra, gostava de ver Benjamin Button ser premiado. É um excelente filme, em todos os sentidos. E dentro de todos os elementos cinematográficos que constituem o filme. Não que Slumdog Milionaire não o seja, mas são favoritismos. A Academia já nos surpreendeu mais vezes, pode voltar a fazê-lo. E se o fizer não é um crime. Creio que dos 5 nomeados 3 seriam justos vencedores, em dimensões diferentes, mas seriam. Refiro-me a Slumdog, Benjamin e o menos esperado The Reader (que é sem dúvida um filme grandioso, apesar de o ser em dimensões mais simples que os outros dois).
Eu acho que vai haver várias surpresas este ano.Acho que nas duas categorias principais ou vão para filmes diferentes ou então vão para um outsider.
A minha inclinação também vai para o "Slumdog Millionaire".
Continuo é sem perceber porque é que o Oscar do "Crash" é bárbaro... mas são opiniões, suponho.
Enviar um comentário
<< Home