Previsões - Realizador.
A última vez que os cinco nomeados na categoria de Melhor Realizador foram também os cineastas por detrás das cinco obras nomeadas para o Oscar de Melhor Filme, foi em 2005. Nesse ano, a Academia resolveu premiar Ang Lee por Brokeback Mountain e atribuir a principal estatueta a Crash, de Paul Haggis. Este ano, voltamos a ter essa rara correspondência nas duas categorias.
Danny Boyle, por Slumdog Millionaire, é de longe, lá dos confins de Bombaim, o melhor colocado. Boyle venceu nos Globos de Ouro, BAFTA, Broadcast Film Critics Association, Satellite Awards e, mais importante, no Directors Guild. Para além destes, os círculos de críticos de Los Angeles, Chicago e Florida. Boyle realiza o principal candidato aos Oscar, tem o apoio da maioria da crítica, e há quem pense que já merece uma estatueta na estante do escritório. Por esta altura, acreditamos ser ligeiramente mais provável Boyle levar um Oscar do que Slumdog Millionaire ganhar na principal categoria. No entanto, o mais certo é os dois saírem como vencedores. No entanto, Gus Van Sant pode surpreender. É certo que o cineasta apenas triunfou nos círculos de Boston e São Francisco, porém, quer-nos parece que existe simpatia na Academia pelo trabalho do realizador. Contudo, não será tarefa fácil, e é imprescindível que a campanha em torno de Milk tenha percebido isso. Gus Van Sant é um cineasta com créditos firmados, e um dos que começamos a estranhar por não ter ainda um Oscar no currículo. David Fincher ganhou o prémio da National Board of Review. Se a Academia quiser agraciá-lo pelo projecto mais ambicioso da sua carreira, este será o vencedor. No entanto, aqui acontece o inverso de Slumdog Millionaire. Parece-nos mais provável The Curious Case of Benjamin Button arrebatar o Oscar de Melhor Filme, do que David Fincher chegar-se à frente. Roh Howard, por Frost/Nixon, vai na sua segunda nomeação para um Oscar de Melhor Realizador. Ganhou o primeiro. Há pouco tempo. Tem tempo para ganhar um segundo. Este ano, deverá ficar-se pela vitória no círculo de Las Vegas. Por último, Stephen Daldry, por The Reader. A surpresa no lote de finalistas. Daldry chegou onde esperávamos ter visto chegar Christopher Nolan, Clint Eastwood, Darren Aronofsky, Sam Mendes, ou Mike Leigh. Será que a máquina Weinstein continuará a carburar o suficiente para Daldry levar o Oscar para casa? Se Winslet consegue aguentar cinco nomeações sem nunca ter ganho, Daldry ainda poderá esperar mais duas idas ao Kodak Theater sem resultados práticos.
Bruno Ramos
8 Comments:
Ao invés do Oscar de melhor filme, esta é a categoria em que penso que Danny Boyle possa ganhar. O trabalho realizado na India e, posteriormente, na sala de montagem, é merecedor de todos os elogios. No entanto, apesar de muito improvável, confesso que gostaria de ver o Oscar nas mãos de Gus Van Sant.
sinceramente gostaria de ver o david fincher sair vencedor
Sinceramente, sinceramente, sinto a falta de ler a habitual crítica/opinião/previsão do excelso Bernardo Sena sobre as duas categorias musicais com que os Oscars nos presenteiam.
alguém daki vai à festa dos oscares no amoreiras?
"alguém daki vai à festa dos oscares no amoreiras?".
Eu queira perguntar se vai haver festa dos Óscares aqui no Porto.
Já é tradicional haver no Amoreiras,é de lá que quase todos os anos João Lopes,Alvaro Costa,José Paulo Alcobia entre outros fazem os comentários em directo na rádio Antena 3 da cerimónia emitida pela TVI.É pena que não há-ja algo de semelhante aqui no Porto.Tenho a sensação que há mas é algo de escondido e privado,só é para convidados.Acho isso lamentável.
David Fincher, Gus Van Sant e Danny Boyle receberiam um Óscar de realização merecido. Contudo, penso que Fincher deveria levar um certo avanço. Afinal se pensarmos bem, como é que um realizador como ele se distancia tanto do seu "registo habitual", sem nunca perder a sua qualidade de génio?
Para mim sería justo e parece-me claro: Danny Boyle será o vencedor. Merecido? Sem dúvida. "Slumdog Millionaire" para melhor filme? Aqui a minha resposta continua no mesmo sentido: sim. Nao acredito se consiga chegar à frente. Na sala de montagem Boyle deu melhores provas do que Fincher (o que é raro, porque este tem por costume ser bastante engenhoso, e aqui foi apenas convencional).
tb gostaria d saber s no porto ha alguma festa amanha
Enviar um comentário
<< Home