James Bond. Vezes 3.
Enquanto aguardamos por um Novembro que tarda em chegar, as notícias sobre Quantum of Solace não páram de surgir. Como tal, temos um novo video, onde Marc Forster nos fala da importância das "locations" - de todos os sítios que figuram e dão vida a mais uma missão de alto risco para 007. Aqui estão mais momentos para vos deixar água na boca...
Para além do cinema, James Bond está ainda de regresso... ao mundo literário. É verdade, volvidos 48 anos da morte de Ian Fleming e de vários livros que herdaram o peso inventivo e criativo do personagem (escritos por autores como John Gardner e Raymond Benson), Bond irá viver uma nova aventura, no estilo mais próximo das suas origens literárias.
Devil May Care é o título do novo livro, escrito pelo romancista Sebastian Faulk, a pedido da família de Fleming, que pretende assinalar o centenário do nascimento do famoso escritor. O lançamento da obra será feito à escala mundial, no dia 28 de Maio à meia-noite, e em Portugal será editada pela Civilização, com o título de “A essência do Mal”. Sabemos ainda que a acção se passa em plena Guerra-Fria, e no seguimento de O Homem da Pistola Dourada, penúltimo livro escrito por Fleming, em 1965, o que promete. Esperemos que este acontecimento faça merecer uma reedição das obras anteriores (como já aconteceu o ano passado com Casino Royale e Vive e Deixa Morrer); é que eu e outros fanáticos tivémos que nos contentar, ao longos das últimas décadas, com as edições dos anos 50, editadas entre nós pela Portugália Editores, disponíveis quase exclusivamente nos alfarrabistas e que são verdadeiras pérolas, ainda que traduzidas num português muito limitado actualmente. Contra isso, só as maravilhosas edições inglesas (mais ricas na leitura refira-se) da Penguin, que a Fnac vende ao público (alguns só por encomenda).
Como não somos indiferentes a este fenómeno cultural tão marcante, o Deuxieme vai recordar, até Novembro, a importância de Ian Fleming e da sua criação. Até estrear Quantum of Solace, estão já marcadas, sem excepção, as críticas a todos os filmes da saga do inesquecível 007. Por isso, muito em breve, Dr. No irá novamente surgir, neste blog, tão perto de vós. Tudo isto, refira-se, inteiramente dedicado a Ian Fleming (1908-1964), autor e criador de excelência.
Por tudo isto, é realmente certo dizer que 2008 é, incontornavelmente, o ano de Bond, James Bond.
Francisco Toscano Silva
Etiquetas: Devil May Care, Ian Fleming, James Bond, Quantum of Solace
5 Comments:
Por acaso uma das minhas maiores falhas literárias é precisamente a da saga de James Bond. É talvez uma altura ideal para começar a ler, aquela que nos deu o agente "menos" secreto do mundo! Quanto aos vídeos, opto por não ver nada, para não me estragar o filme. Um abraço!
Olá,
Foi com muito interesse que acompanhei as votações para o melhor actor e melhor actriz de uma determinada geração (já não me recordo exactamente as datas), cujos vencedores foram Jonny Depp e Kate Winslet.
Gostaria de saber para quando a continuação das próximas votações para a geração seguinte?
Abraço
Um grande ano em perspectiva.
Ele é o Bond, ele é o Indiana, ele é o Batman...
A capa do novo livro está fabulosa, não concordam?
Realmente a capa do livro está bastante bonita...
Já agora para quando mais posters mistério?!
Enviar um comentário
<< Home