Luz em Gotham City.
Dois meses faltam para o término do ano, mas poderemos já profetizar que dificilmente algum título marcará mais 2008 do que The Dark Knight. Por todas as circunstâncias que rodearam o filme, começando com a triste morte de Heath Ledger, logo no inicio do ano, passando pelo marketing viral sem precedentes, e culminando no apoteótico desfecho, que se traduziu em aclamações unânimes nos quatro cantos do planeta, The Dark Knight foi uma obra a que ninguém passou indiferente. Até por cá, onde contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que um filme chega aos noticiários, a obra foi alvo de diferentes peças em diversos telejornais, que davam conta dos recordes que o morcego ia derrubando. Até parecia que havia espectadores em casa interessados nesse fenómeno estranho que dá pelo nome de Cinema.
O certo é que o sucesso foi tanto que até a intocável tabela do IMDB sofreu alterações. Durante um mês, The Dark Knight foi considerado o melhor de sempre, destronando o lendário O Padrinho. Hoje, é quarto, atrás da obra-prima de Coppola, da sua primeira sequela, e do actual detentor do trono, Os Condenados de Shawshank. Por essa altura, em meados de Julho, já muitos precoces se insurgiam contra a possibilidade de The Dark Knight ser esquecido pela Academia, quando chegasse a altura de escolher os melhores do ano, para os lados de Hollywood. Os mais tolerantes, colocando água na fervura, lá iam dizendo que tino não faltaria aos membros da Academia, e que estes seriam justos para com o trabalho de Christopher Nolan. A verdade é que o ano foi passando, o Verão deu lugar ao Outono e, tal como as folhas que não podem negociar com a gravidade, também Batman foi caindo no esquecimento. Cada vez mais se fala no que está para vir. Cada vez menos nos lembramos da excelência que nos passou em frente dos olhos. No entanto, porque nisto da temporada de prémios, timing é tudo, parece que é chegada a altura de regressar ao baú, e tirar de lá um dos melhores filmes do ano até ao momento. Também Crash estreou com o solstício de Verão, e não foi por isso que não deixou de roubar o protagonismo a Brokeback Mountain. Com efeito, a cidade dos anjos parece estar a acordar novamente para a magnificência de The Dark Knight. Independentemente do que possa estar por estrear, hoje, o filme de Chris Nolan seria um legitimo aspirante à estatueta de Melhor Filme. Mark Harris, na sua coluna na Entertainment Weekly é um dos primeiros a reconhecê-lo:
“Over the course of its run, this column has never made an official endorsement, but with interest so exceptionally high in one of the candidates, and the vote approaching, it's time to take a stand: I would like The Dark Knight to get a Best Picture Oscar nomination. Best Picture. Seriously. I write this knowing that as we enter a season crammed with Oscar-bait movies, the arrival of five richer, more resonant films could change my mind. But this just doesn't look like that kind of year. (...) You want to knock Dark Knight? Go ahead. Let's fight about whether the whole Two-Face plotline should have been either more fully developed or cut completely, about whether the action scenes are intentionally disorienting or just patchily edited, and about Christian Bale's laryngitic rasp. Let's argue — as we'll argue over all the Best Picture contenders — about what the film has to say, and whether it's said with coherence, intelligence, and artistry. But don't dismiss it just because it's a comic-book movie. True, the genre lacks Oscar experience. But this comic-book movie has shown judgment and maturity in a year when many veteran genres have felt erratic. Why not make some history? Even within the Academy, there's a first time for everything”.
Já no The Envelope, as escolhas dos seis elementos do staff também reflectem o ressurgimento das trevas, de The Dark Knight. Por quanto tempo irá durar, e com que forças, isso é que determinará a chegada ao Kodak Theater.
Bruno Ramos
Etiquetas: The Dark Knight
2 Comments:
Espero que a Academia não se esqueça deste Batman TDK.
Desculpem lá... Mas ninguém se lembra, ou acha que o Heath Leadger merecia também uma nomeação pela sua interpretação, que quanto a mim foi "só" a melhor coisa no filme?
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