Deuxieme


quarta-feira, fevereiro 18, 2009

O filme antes do filme.

Não é necessário recuar muito para encontrar grandes diferenças no marketing da indústria cinematográfica. Há vinte anos, o trailer era tudo o que bastava para apresentar uma película. Há dez, o teaser começou a ser servido como aperitivo. Hoje, temos um verdadeiro banquete. Ao acedermos à página dedicada a Watchmen, no Trailer Addict, deparamo-nos com 44 vídeos. C’um catano. Isto é vídeo a mais para a nossa camioneta. Ele é video journal, teasers, featurettes, set visit, trailers, comic con panel, tv spot, fan made tv spot, music video, character feature e clips. No final, dá vontade de perguntar se resta algum segmento do filme, virgem aos olhos do cinéfilo, para estrear no próximo dia 06. Seria um sarilho chegar à sala de Cinema e constatar que grande parte daquilo que passa no grande ecrã, já nós vimos no conforto do lar. No entanto, a promoção de um filme nos dias de hoje, passa cada vez por estes moldes. Talvez a metáfora seja rudimentar, contudo, parece-nos que, tal como do fato banho de corpo se chegou ao fio-dental, de um único trailer passámos à catadupa de vídeos com imagens do filme. Hoje, é tudo à mostra. Tudo ao léu. Levantar a ponta do véu é uma expressão em desuso. O véu deixou de fazer parte da indumentária. Dos quatro clips dados recentemente a conhecer, este foi o único em que deitámos os olhos. Por mais que não quiséssemos ver qualquer um deles, torna-se difícil resistir. Agora, deixemos a maior parte da obra para ser descoberta daqui a duas semanas. De Watchmen, espera-se que seja capaz de curar a ressaca dos Oscar.

Alvy Singer

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Unknown said...

este teaser foi praticamente uma cena do filme, so espero é k eles n exagerem na promoção e tornem-se spoilers pork se assim for o filme n vai ter piada nenhuma .. pork ja vimos as prestaçoes

18 de fevereiro de 2009 às 22:40  
Anonymous Anónimo said...

Cada vez mais saberemos menos o que é ver verdadeiramente cinema. Longe vai o tempo em que se via um filme, com a expectativa de visionar algo novo. Longe vai o tempo em que a promoção de um filme se limitava a um belissimo poster. Na minha opinião o verdadeiro fã que goste de ver um filme com aquele sentimento virgem, deviam sentir na pele o tipo de sensação daqueles espectadores que ficaram boquiabertos, na primeira projecção pública a 28 de Setembro de 1895, no sudeste francês, quando viram funcionários da fábrica a saírem dos seus empregos na minúscula produção «A Saída da Fábrica Lumière em Lyon», ou o sentimento daqueles que fugiram quando viram o comboio a vir em sua direcção (ainda que limitado ao ecrã) na projecção de «A chegada de um comboio na estação de La Ciotat». Raramente vi o trailer de um filme ou quaquer tipo de publicidade para além de um poster, e honestamente sinto mais prazer quando vou ver um filme sem estar na expectativa daquilo que vou ver, mas sim na expectativa daquilo que vou descobrir. Esta é na minha opinião como o cinema devia ser visto.

19 de fevereiro de 2009 às 22:59  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection