IndieWire dava a Palma a Un Profhète.
Por esta altura, todos os visitantes deste blog, ávidos sabedores – termo resgatado ao eloquente discurso de Luiz Filipe Scolari – das novidades cinematográficas, deverão conhecer já mil e uma trivialidades sobre The White Ribbon, de Michael Haneke, recente vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Longe, por isso, estará de ser noticia o triunfo de Christoph Waltz (Inglourious Basterds) na categoria de Melhor Actor; Charlotte Gainsbourg (Antichrist) na de Melhor Actriz; Brillante Mendoza (Kinatay) como Melhor Realizador; e de Jacques Audiard, que levou para casa o Grand Prix por Un Prophète. No entanto, cinco dias volvidos, o IndieWire decidiu reunir a opinião de parte da critica norte-americana presente em Cannes, e deu a conhecer os favoritos daquele selecto grupo. Un Prophète leva a melhor, com seis menções honrosas na principal categoria. Aliás, o filme de Audiard supera os restantes, igualmente, nas categorias de melhor interpretação, argumento, e realizador. Porém, o mais perturbante é ver Antichrist em segundo lugar na lista de melhor filme e ocupar, a mesmíssima posição, na lista dos piores. Este vai fazer correr tanta tinta. Dez euros em como Lars Von Trier vai ser apelidado de canastrão por um critico da nossa praça. Não, não estamos a generalizar. O artigo indefinido singular Um prova que se trata de uma especificação.
Melhor Filme
1) “Un Prophète” - 14 pts (6 votos)
2) “Antichrist” - 11 pts (5 votos)
3) “Police, Adjective” - 10 pts (5 votos); The White Ribbon - 10 (5 votos)
Realizador
1) Jacques Audiard, “Un Prophète” - 15 pts (6 votos)
2) Gaspar Noe, “Enter the Void” - 14 pts (5 votos)
3) Lars von Trier, “Antichrist” - 12 pts (5 votos)
Argumento
1) “Un Prophète” - 11 pts (7 votos)
2) “Up” - 8 pts (3 votos); “The White Ribbon” - 8 pts (3 votos)
Interpretação
1) Tahar Rahim, “Un Prophète” - 16 pts (6 votos)
2) Giovanna Mezzogiorno, “Vincere” - 10 pts (4 votos)
3) Ronnie Bronstein, “Go Get Some Rosemary” - 8 pts (6 votos); Christoph Waltz, “Inglourious Basterds” - 8 pts (4 votos)
Pior Filme
1) “Kinatay” - 12 pts (5 votos)
2) “Antichrist” - 8 pts (4 votos)
3) “Map of the Sounds of Tokyo” - 7 pts (4 votos)
4) “Tetro” - 7 (3 votos)
Bruno Ramos
Etiquetas: Antichrist, Jacques Audiard, Michael Haneke, The White Ribbon, Un Profhète
1 Comments:
Epá, ainda bem que estes Americanos não têm voto na matéria, porque ver o Michael Haneke ganhar a Palma de Ouro este ano, e logo das mãos da Isabelle Huppert, foi uma alegria enorme.
Enviar um comentário
<< Home