Deuxieme


domingo, março 29, 2009

Como poupar pipocas no Vaticano.

Sejamos francos. Custa-nos estar ao lado de Ron Howard. Primeiramente, por não estarmos habituados. Protestar com o realizador de A Beautiful Mind (2001) e Cinderela Man (2005) é algo que sai com muito maior facilidade. Não que tenhamos particular interesse em mandar vir com o cineasta. Apenas porque, entre Apollo 13 (1995) e Frost/Nixon (2008), não lhe reconhecemos metade do mérito que Hollywood quis impingir ao resto do mundo. Em segundo lugar, por estarmos a apoiar Howard numa causa por um título em que acreditamos muito pouco, para não dizer mesmo nada. Anjos e Demónios é bem capaz de ser o Mais Pequeno Grande Filme de 2009. Blockbuster puro e duro. Uma estrela no principal papel, sequela, êxito de bilheteira e entretenimento das massas. Duas horas depois, no caminho para casa, para muitos, a grande dúvida será se o cabelo de Tom Hanks está melhor da segunda vez. Contudo, ao menos por cá, teremos oportunidade de ajuizar essa pertinente questão. No Vaticano, todos ficarão a roer-se. Mas, porque querem.

Resumidamente, de acordo com o Avvenire, jornal oficial do Vaticano, e o Times Online, a Igreja não pode aprovar o filme. Segundo o La Stampa – via Telegraph –, Vatican will soon call on Catholics to boycott the film. Estamos bonitos. A excentricidade da trama chega ao ponto do Arcebispo Velasio De Paolis alertar para o facto de um boicote poder provocar um ‘efeito boomerang’, dando ao filme ainda mais publicidade. Depois dos restringimentos e proibições durante as filmagens, a Igreja pretende ir ainda mais longe. Mas, se nos lembramos do que disse na altura o Padre Marco Fibbi, porta-voz do Vaticano – ‘Usually we read the script but in this case it wasn't necessary. Just the name Dan Brown was enough’ – este desfecho deixa de ser tão surpreendente. Bolas, e nós a pensar que éramos os únicos preconceituosos. Menos mal.

Bruno Ramos

Etiquetas: , ,

3 Comments:

Blogger Roberto Simões said...

Eu penso que é inegável que A BEATIFUL MIND, CINDERELLA MAN, APOLLO 13 ou FROST/NIXON são filmes muito bons. E mesmo que se não louve a realização em cada um dos filmes, aí teremos que nos perguntar o que haverá afinal num realizador com uma constante de qualidade tão evidente: eu acho que THE DA VINCI CODE é precisamente a resposta a isso. Da mesma forma que, muito possivelmente, este ANGELS & DEMONS o será. O que fará de THE DA VINCI CODE um filme com algum mérito? Para mim, o ponto de partida é a realização de Ron Howard.
Último ponto: não poderá um realizador premiado com um Óscar fazer obras comerciais? Pode haver alguém com um gosto amplo que não se preocupe com uma carreira imaculada (ou pelo menos assim vista pelos intelectuais?)

Excelente blog!

Cumps.

Roberto F. A. Simões
CINEROAD

29 de março de 2009 às 17:08  
Anonymous Anónimo said...

E o filme estreia a 14 de Maio, por alturas do dia de N. Sra de Fátima...

30 de março de 2009 às 09:39  
Blogger Alex said...

Bom antes de contra atacar, deixei-me dar os parabéns, visto que é o primeiro comentário que faço, pelo blog que mantêm desde há já algum tempo.
Já me piquei o suficiente no passado por causa deste tema, e foi essa mesma razão pela qual deixei de comentar os filmes em blogs, e até começo mesmo a evitar de os ler, porque sinceramente já me cansa ver qualquer um a querer ser um critico de cinema! Qualquer pessoa tem direito à sua opinião claro, mas quando não tem conhecimentos mais vastos, limite-se a dizer se gostou ou não, ou do que mais gostou. A pessoa em questão com quem me “piquei” a cerca do The Da Vinci Code, começa o seu comentário por admitir que não leu o livro, e logo depois, em tom de grande profissional, acusa Ron Howard de ter “escolhido” um Smart para a fuga do Louvre, numa grande jogada comercial! Ora é preciso dizer mais? Eu se calhar sou dos poucos que comentam (ou melhor, comentava), nestes blogs que posso dizer que GOSTO DE CINEMA! E não como a grande maioria que também o diz, mas na verdade apenas GOSTA DE VER FILMES! Filmes esses que se calhar boa parte deles passam com a cabeça enterrada no balde das pipocas, ou a sair a meio para ir recarregar o balde ou o copo, ou ainda a fazer aqueles comentários “inteligentes” em voz alta.
Pondo de lado este grupo, resta-nos os “profissionais”. Aqui ficam umas perguntas para eles, em particular para o Sr Bruno Ramos, que teve o mérito de me fazer voltar a escrever – O QUE É QUE TÊM CONTRA RON HOWARD/DAN BROWN? Ou falando directamente, contra o The Da Vinci Code? Eu já vejo cinema há muitos anos, e este é o primeiro caso de ódio global que não consigo compreender. Vi o filme pela primeira vez com um familiar meu, que vê cinema há muito mais tempo que eu, e partilhamos os dois a mesma opinião positiva do filme. (Nem vou falar ainda de Angels & Demons, porque sinceramente esta mania de falar mal dos filmes antes deles estrearem, enerva-me mais que os comentários ocos de alguns espectadores) Vamos por partes:

1º Leram o livro? Independentemente se gostaram ou não, acho que têm de reconhecer a sua complexidade, e por consequente a sua dificuldade em leva-la ao grande ecrã.
2º Se leram, e não gostaram, porquê que foram ver o filme, e criticaram uma coisa que a partida não gostam? São como o publico em geral, que sente mais prazer em dizer mal do que não gostou, do que elogiar o que gostam?
3º Não gostaram do elenco? Tom Hanks, Ian McKellen, Jean Reno, Alfred Molina, Paul Bettany…acho que também não é por aqui…
4º Pelos cenários? Acho que mais fiéis ao livro era impossível. TIVERAM AUTORIZAÇÃO PARA FILMAR NO LOUVRE! Não reconhecem nenhum valor nisto?
5º …já não sei por onde pegar mais, não entendo mesmo…

Não vou buscar o curriculum de Ron Howard, porque sinceramente acho que não é isso que está em causa, mas sim esta vossa alergia contra a coligação Dan Brown / Ron Howard!
Ao menos tenham calma e esperem até Maio para fuzilarem o filme a vontade… Até lá sinceramente estou-me nas tintas para estas novelas do Vaticano contra o(s) filme(s).

Desculpem o espaço que ocupei.

Saudações Cinefilas

30 de março de 2009 às 14:51  

Enviar um comentário

<< Home

Menu Principal

Home
Visitantes
Website Hit Counters

CONTACTO

deuxieme.blog@gmail.com

Links

Descritivo

"O blogue de cinema"

  • Estreias e filmes em exibição
  • Próximas Estreias
  • Arquivos

    outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 fevereiro 2007 março 2007 abril 2007 maio 2007 junho 2007 julho 2007 agosto 2007 setembro 2007 outubro 2007 novembro 2007 dezembro 2007 janeiro 2008 fevereiro 2008 março 2008 abril 2008 maio 2008 junho 2008 julho 2008 agosto 2008 setembro 2008 outubro 2008 novembro 2008 dezembro 2008 janeiro 2009 fevereiro 2009 março 2009 abril 2009 maio 2009 junho 2009 julho 2009 agosto 2009 setembro 2009 outubro 2009 novembro 2009 janeiro 2010 fevereiro 2010 março 2010 abril 2010 maio 2010 junho 2010 julho 2010 setembro 2010 outubro 2010 novembro 2010 dezembro 2010 janeiro 2011 fevereiro 2011

    Powered By





     
    CANTINHOS A VISITAR
  • Premiere.Com
  • Sound + Vision
  • Cinema2000
  • CineCartaz Público
  • CineDoc
  • IMDB
  • MovieWeb
  • EMPIRE
  • AllMovieGuide
  • /Film
  • Ain't It Cool News
  • Movies.Com
  • Variety
  • Senses of Cinema
  • Hollywood.Com
  • AFI
  • Criterion Collection