A corrida - Melhor Actriz.
As nomeações para os Oscars estão aí ao virar da esquina – próxima terça-feira, 02 de Fevereiro, com Anne Hathaway a subir ao palanque por volta das 13h30 – e, está mais do que na hora de começar a mandar as últimas postas de pescada. Apesar de a Academia de Hollywood ter alterado a data da cerimónia, passando-a novamente para finais de Março, por cá, muitos dos títulos mais falados nesta corrida às estatuetas continuam por estrear. Digam-nos para quando está marcada a entrega dos prémios, e dir-vos-emos quando é que os filmes chegam às salas. Na categoria de Melhor Actriz, então, é uma razia. Nada pior do que estar no locar de trabalho, ir buscar um copo de água ao cooler, e não ter uma opinião formada sobre a interpretação de uma dada actriz nomeada para um Oscar. Aquilo que podia ser um agradável quarto de hora no paleio, transforma-se num conciso Ainda não vi, que só o patrão agradece. Por esta altura, duas actrizes assumem a liderança. Meryl Streep (Julie e Julia) e Sandra Bullock (The Blind Side). Só o acto de juntar estes dois nomes na mesma frase causa alguma estranheza. Contudo, por mais resistentes que possamos ser a esta ideia, parece que Bullock arrancou mesmo um desempenho assinalável, que a coloca neste mana-a-mana com Streep. A rainha de Hollywood, por sua vez, uma habitué nestas lides, caminha a passos largos para a sua 16ª nomeação, e ninguém pergunta porquê. A grande questão que se impõe, no fundo, é saber se a Academia aceitará de bom grado voltar a recambiar a actriz para casa de mãos a abanar. Streep já não ganha um Oscar há 27 anos, e deslocou-se treze vezes consecutivas a esta cerimónia apenas para aplaudir e anunciar vencedores. Há quem diga basta, e que um terceiro Oscar faz todo o sentido, nem que seja em jeito de homenagem. É um argumento. Quem terá ainda uma palavra a dizer é Carey Mulligan, por An Education. A sua interpretação captou atenções pela primeira vez há um ano, no Festival de Sundance de 2009. Foi a primeira candidata a candidata e, para muitos, é ainda a grande favorita a arrecadar o troféu. Contudo, neste momento, a sua campanha parece estar a perder algum fulgor e, caso Mulligan se antecipe a Streep e Bullock, não deixará de ser uma surpresa. O mesmo se aplica a Gabourey Sidibe (Precious). Estas quatro são as melhor posicionadas para ver o seu nome na lista de nomeadas. O que deixa uma vaga em aberto. Helen Mirren (The Last Station), Emily Blunt (Young Victoria) e Marion Cottilard (Nine) são os nomes apontados. Sem desprezar Zoe Saldana, deixe-se ficar aqui o nome da protagonista de Avatar. A nossa aposta para completar o rol: Mirren.
Bruno Ramos
Etiquetas: Carey Mulligan, Emily Blunt, Gabourey Sidibe, Helen Mirren, Marion Cotillard, Meryl Streep, Sandra Bullock, Zoe Saldana
6 Comments:
Meryl Streep mais uma vez... E mais uma vez é altamente provável que saia de mãos a abanar... embora a sua interpretação seja talvez o ponto mais forte de "Julie & Julia", ainda não será a actuação que lhe garantirá o prémio... No entanto ainda tenho esperança de a tornar a ver com uma estatueta na mão... só falta o "tal" papel...
Acredito que na liderança para a estatueta estejam Streep e Bullock. Mas deixo já a minha opinião de que, já tendo visto The Blind Side, não tenho dúvidas de que Meryl Streep merece o Oscar muito mais do que Sandra Bullock.
Espero bem que este ano Meryl Streep receba o já muito adiado terceiro Oscar. Porque merece (e não são precisos argumentos de homenagem, vale pelo que fez este ano).
Pessoal!! Escreveram-se quase 100 posts a reclamar da inactividade do Deuxieme e agora ninguém comenta os artigos?
é normal..as pessoas deixaram de vir cá..eu só descobri hoje, por acaso que estava reactivo..tb deixei de cá vir..
Vi recentemente o Bright Star e confesso que me intriga o facto deste filme ser tão pouco falado na corrida aos Óscares! Apesar de achar a Marion Cottilard uma excelente actriz de bom grado substituía a hipotética nomeação dela pela nomeação da Abbie Cornish...
Tendo visto o "Blind Side", o "Julia e Julie" e o "Precious", quer-me parecer que a Meryl Streep é de longe a mais forte das 3, embora seja estranho por desempenhar um papel de comédia. Não percebo sinceramente como a Sandra Bullock pode estar na lista das nomeadas. Ela não é grande actiz e não se supera neste filme.
Concordo com o "anónimo" quando fala no "Bright Star", É excelente, tem todo o ar "oscarizável" e tem uma actriz (a Abbie Cornish)que acho merecer pelo menos uma nomeação, muito mais que qualquer das outras referidas.
Tenho bastante curiosidade no "An Education" onde está uma actriz que é muito elogiada.
Enviar um comentário
<< Home